quinta-feira, 25 de junho de 2026.
  • Quem Somos
  • Fale Conosco
  • Política de Privacidade
  • Vídeos
  • Categorias
    • Agricultura e Pecuária
    • Brasil
    • Economia
    • Educação
    • Entretenimento
    • Esportes
    • Miracema
    • Palmas
    • Política
    • Saúde
    • Segurança
    • Tocantins
  • Quem Somos
  • Contato
PORTAL LJ
Sem resultados
Ver todos resultados
PORTAL LJ
Home Tocantins

Governo do Tocantins apresenta Estratégia de Combate ao Desmatamento Ilegal, prevenção e combate a incêndios florestais no Encontro Nacional RedeMais 2024

Panorama das políticas públicas, os programas, ações e do Centro de Inteligência Geográfica em Gestão do Meio Ambiente - CIGMA foram destaque no painel do Estado

por Ascom
19/06/2024
em Tocantins
Tempo de leitura: 4 minutos
A A
O CIGMA, o Painel de Monitoramento-MPE e a Força-tarefa de fiscalização de 130 propriedades identificadas no alerta foram destacados

O CIGMA, o Painel de Monitoramento-MPE e a Força-tarefa de fiscalização de 130 propriedades identificadas no alerta foram destacados

CompartilharCompartilhar

O Governo do Tocantins apresentou nesta terça-feira, 18, um panorama da Estratégia de Combate ao Desmatamento Ilegal, prevenção e combate aos incêndios florestais no Encontro Nacional de Usuários RedeMais 2024 – Meio Ambiente Integrado e Seguro. O evento, que acontece no em Brasília nos dias 18 e 19 é uma realização da Polícia Federal e parceiros, reúne secretários, diretores e representantes de mais de 120 instituições públicas de todo o país e tem o objetivo apresentar resultados no âmbito do Programa Brasil MAIS – Meio Ambiente Integrado e Seguro, com a utilização de tecnologias geoespaciais para o combate a crimes ambientais.

A Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Tocantins (Semarh) destacou na Mesa: Políticas públicas associadas à proteção do meio ambiente com o uso de ferramentas tecnológicas, as políticas públicas, programas e ações do Estado, além da operacionalização do Centro de Inteligência Geográfica em Gestão do Meio Ambiente – CIGMA, no primeiro dia do encontro.

ARTIGOSRELACIONADOS

Em Dianópolis, Luxemburgo se reúne com população em noite de jogo do Brasil na Copa

24/06/2026

CineSesc Tocantins recebe mostra gratuita do Festival do Minuto

24/06/2026

O secretário Marcello Lelis iniciou sua apresentação detalhando o cenário no Tocantins, que possui extensão territorial de 277 mil km2, concentração de 91% de bioma Cerrado e 9% do bioma Amazônico em sua jurisdição. Na ocasião também ressaltou que 35% é de Reserva Legal, 15% de Áreas Protegidas por Unidades de Conservação e 60% de território conservado, lembrando ainda a área produtiva do Estado, o PIB  oriundo do agronegócio e a relação com a região do MATOPIBA.

Em seguida o secretário Marcello Lelis mostrou a importância do monitoramento ambiental para o Estado, apresentando a estrutura da Estratégia de combate ao desmatamento ilegal. “Em nossa estratégia podemos destacar com a formação do Grupo de Trabalho (GT) de Combate ao Desmatamento Ilegal, que foi instituído por meio de Portaria Conjunta e envolve cinco instituições, além da Semarh, o Instituto Natureza do Tocantins, o Batalhão da Polícia Militar Ambiental, o Ministtério Público do Estadual e o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis do Tocantins, no comando e controle das operações de fiscalização”.

Marcello Lelis acrescentou que no âmbito da estratégia, “temos ainda o Pacto Pelo Desmatamento Ilegal Zero firmado entre o Governo do Tocantins e entidades representativas do setor econômico produtivo, que conta com a participação de doze importantes organizações do setor agropecuário; temos também os recém lançados Painel de Monitoramento realizado pelo MPE com dados do Brasil Mais e Mapbiomas e o Centro de Inteligência Geográfica em Gestão do Meio Ambiente – CIGMA, em estruturação para concentrar o cruzamento de dados em uma Sala de Situação; e neste mês iniciamos a Força-tarefa de fiscalização de 130 propriedades identificadas no alerta do Painel de Monitoramento”.

Ao longo da apresentação, o secretário mostrou o Painel de Monitoramento do Desmatamento em Tempo Real que, além de mapa e números, traz em sua legenda as cores que remetem a três classificação, sendo verde para o desmatamento legal, amarelo para o desmatamento deslocado e o vermelho para o desmatamento ilegal. Nessa etapa da apresentação, Marcello Lelis reiterou que, “essa classificação muda significativamente a análise do monitoramento, melhora a orientação de operações efetivas, contribui com a economia de recursos e de tempo”.

Na prevenção e combate aos incêndios florestais, o secretário Marcello Lelis enfatizou a ação integrada de educação ambiental no Estado, com a atuação de prevenção do programa Foco no Fogo em áreas definidas com base nos dados do Brasil Mais e que neste ano já alcançou mais de 3,8 mil pessoas em propriedades rurais e mais de 6,1 mil incluindo no total do último levantamento as ações em unidades de ensino das áreas urbana e rural. Nesse sentido, foram salientadas ainda, a parceria das 32 instituições integrantes do Comitê do Fogo; o Manejo Integrado do Fogo – MIF; a atuação do Exército do Fogo que envolve aproximadamente 1.080 brigadistas, sendo do Ibama (227), Naturatins (75), Semarh/Defesa Civil (80); além de 100 Brigadas Municipais que são compostas no mínimo por 7 profissionais contratados com o repasse do ICMS Ecológico.

O painel de apresentação se encerrou com um resumo do pioneirismo do Estado na transformação do carbono em ativos financeiros e os avanços do Programa Jurisdicional de Redução das Emissões por Desmatamento e Degradação – JREDD+ Tocantins, detalhando as iniciativas e pré-investimentos realizados para alavancar o processos de registro dos créditos e estruturação do CIGMA.

No segundo dia do evento, a equipe do Tocantins vai contar com a participação da secretária Executiva do Meio Ambiente e Recursos Hídricos Mônica Avelino; da superintendente de Gestão de Políticas Públicas Ambientais Marli Santos; e da diretora de Inteligência Ambiental, Clima e Floresta, Cristiane Peres.

Anterior

Móia Cumbia Encerra gravação do clipe “Derreter” e lança singles em plataformas de música

Próximo

Governo do Tocantins comemora índice de 95,3% na campanha de declaração de propriedades rurais com bovídeos

Próximo
Tocantins chegou a 11,5 milhões de bovídeos. Foto - Keven Lopes / Governo do Tocantins

Governo do Tocantins comemora índice de 95,3% na campanha de declaração de propriedades rurais com bovídeos

LEIA TAMBÉM

Brasil

Terremoto na Venezuela é sentido em cidades do Norte do Brasil

25/06/2026
Brasil

Tremor de terra é sentido em Manaus após terremoto na Venezuela

25/06/2026
Esportes

Copa: Seleção Brasileira conhece adversário da 2ª fase nesta quinta

25/06/2026
Esportes

México vence Tchéquia e termina 1ª fase com 100% de aproveitamento

25/06/2026
Esportes

Em duelo emocionante, Marrocos vence Haiti e se classifica em 2º lugar

25/06/2026

CATEGORIAS

  • Agricultura e Pecuária
  • Brasil
  • COLUNA DO LEAL
  • Economia
  • Educação
  • Entretenimento
  • Esportes
  • GOL DE PLACA
  • Lajeado
  • Miracema
  • Palmas
  • Papo de Skyna
  • Política
  • Saúde
  • Segurança
  • Tocantinia
  • Tocantinia
  • Tocantins

TÓPICOS

#Palmas #Tocantins #Lajeado 2° Farm Day Athletico COLUNA DO LEAL Copa do Nordeste Copão Tocantins Corinthians covid19 Dengue educação Entretenimento flamengo GOL DE PLACA Inter Lajeado Libertadores Miracema Palmas palmeiras Paris 2024 Política Seleção Brasileira São Paulo Tocantinia tocantins

POPULARES

Política

Jaques é 1ª “demissão” de Lula no Congresso e expõe articulação frágil

25/06/2026
Política

Michelle diz que sofreu “ataques covardes” de pessoas fiéis a Bolsonaro

25/06/2026
Política

Michelle diz que Flávio Bolsonaro a desrespeitou e humilhou em ligação

25/06/2026
Economia

Rais: setor público faz 1 milhão de contratações no 1º bimestre do ano

25/06/2026
Brasil

Clima: Sul permanece gelado e temporais se espalham pelo país nesta 5ª

25/06/2026
Logomarca Leal Junior

O site que busca sempre a notícia com credibilidade e transparência.

#SIGA-NOS:

MAIS RECENTES

  • Jaques é 1ª “demissão” de Lula no Congresso e expõe articulação frágil
  • Michelle diz que sofreu “ataques covardes” de pessoas fiéis a Bolsonaro
  • Michelle diz que Flávio Bolsonaro a desrespeitou e humilhou em ligação

CATEGORIAS

ÚLTIMAS

Daniel Ferreira/Metrópoles

Jaques é 1ª “demissão” de Lula no Congresso e expõe articulação frágil

25/06/2026
KEBEC NOGUEIRA/METRÓPOLES @kebecfotografo

Michelle diz que sofreu “ataques covardes” de pessoas fiéis a Bolsonaro

25/06/2026
  • Quem Somos
  • Fale Conosco
  • Política de Privacidade

© 2024 Portal LJ - Todos os direitos reservados.

Sem resultados
Ver todos resultados
  • Categorias
    • Agricultura e Pecuária
    • Brasil
    • Economia
    • Educação
    • Entretenimento
    • Esportes
    • Miracema
    • Política
    • Saúde
    • Palmas
    • Tocantins
  • Coluna do Leal
  • Gol de Placa

© 2024 Portal LJ - Todos os direitos reservados.

Sem resultados
Ver todos resultados
  • Categorias
    • Agricultura e Pecuária
    • Brasil
    • Economia
    • Educação
    • Entretenimento
    • Esportes
    • Miracema
    • Política
    • Saúde
    • Palmas
    • Tocantins
  • Coluna do Leal
  • Gol de Placa

© 2024 Portal LJ - Todos os direitos reservados.

Esse website utiliza cookies. Ao continuar a utilizar este website está a dar consentimento à utilização de cookies. Visite nossa Política de Privacidade.