Durante seus dois mandatos como deputado estadual, o candidato à reeleição, Professor Júnior Geo (PSDB), defende como sua maior bandeira a educação. Professor de carreira do IFTO, o parlamentar entende a realidade das salas de aula e busca implantar melhorias na infraestrutura, por meio de emendas parlamentares, além de se unir à luta de professores, estudantes e servidores pelo fortalecimento do setor no Tocantins.
“Minha vivência como professor me permite entender e trabalhar por melhorias, para que nossos alunos e docentes tenham acesso às ferramentas necessárias para garantir uma educação e um futuro de qualidade. Ainda há muito para ser feito, e meu compromisso em lutar pelo avanço da educação no Tocantins permanece o mesmo”, destacou Júnior Geo.
Luta pela Educação Pública
A luta do Professor Júnior Geo é marcada pela defesa de uma Educação Pública de qualidade no Tocantins, pela implantação de leis, pelo respeito aos alunos e pela valorização de professores e servidores das redes públicas de ensino.
Entre suas principais ações estão a realização e a prorrogação do concurso público da educação, o novo PCCR e a destinação de mais de R$ 12 milhões em emendas para melhorias em instituições de ensino.
PCCR da Educação
Júnior Geo teve atuação ativa na cobrança e aprovação do Plano de Cargos, Carreira e Salários (PCCR) da Educação no Tocantins. Ao lado dos professores da rede estadual, participou de reuniões, ouviu as demandas da categoria e utilizou diversas vezes a tribuna da Assembleia Legislativa (Aleto) para cobrar celeridade do Poder Executivo no envio do projeto. Durante a tramitação, o parlamentar apresentou e sugeriu emendas em benefício da categoria e votou favoravelmente à aprovação do PCCR.
Investimentos na Educação
Na Educação Pública do Tocantins, os investimentos contemplam diferentes áreas. Na infraestrutura e nos equipamentos, os recursos foram destinados à aquisição de computadores, laboratórios, climatização, mobiliário, bibliotecas e espaços pedagógicos. No ensino superior, abrange instituições como IFTO, UFT e UFNT, além de instituições privadas, com investimentos em pesquisa, extensão, tecnologia e permanência estudantil.
Na educação básica, os investimentos abrangem escolas municipais e estaduais, com recursos para reformas, equipamentos esportivos, instrumentos musicais, livros e tecnologia. Destacam-se também iniciativas voltadas à inclusão, o fortalecimento do NAPNE e a destinação de bolsas para estudantes de baixa renda.
Sobre o Professor Júnior Geo
Professor Júnior Geo foi eleito vereador de Palmas em 2012 e iniciou o mandato em 2013, sendo reeleito em 2016. Em 2019, iniciou sua atuação como deputado estadual, após ser o parlamentar mais votado da capital. Em 2020, disputou a Prefeitura de Palmas e ficou em segundo lugar. Em 2022, foi reeleito deputado estadual. Em 2024, concorreu novamente à Prefeitura de Palmas, obtendo cerca de 45 mil votos válidos.
Atualmente, mantém atuação voltada às áreas de saúde, educação e segurança pública, além da fiscalização das ações do governo, da defesa da realização de concursos públicos, da valorização dos servidores e da apresentação de propostas em benefício da população tocantinense.






