Neste sábado, 15 de junho, a Secretaria Municipal da Saúde (Semus) realizou uma ação voltada para a prevenção da violência contra a mulher no distrito de Taquaruçu. Além de palestras educativas sobre prevenção da violência, os moradores tiveram a oportunidade de atualizar seus cartões de vacina, realizar atendimentos médicos, de enfermagem e psicológicos, além de emitir documentos de identificação e outros serviços de saúde. As atividades ocorreram na Escola Municipal Crispim Pereira Alencar das 9 às 14 horas.
A aposentada Edilene Paz, 60 anos, aproveitou a oportunidade para levar seu neto Pedro Henrique, 9 anos, para uma consulta. “Achei ótimo abrir aqui no final de semana. Ter conscientização e atendimentos ajuda muito”, disse Edilene, destacando que esse tipo de ação sempre agrega positivamente em sua rotina.
A merendeira escolar Sueli Sousa Alves, 34 anos, contou que soube das atividades de saúde através do grupo da escola e se programou para participar e adiantar consultas que já desejava fazer. “Participar de uma ação que oferece tantos atendimentos resolve muita coisa em pouco tempo. Adorei essa iniciativa”, enfatizou.
O secretário-executivo da Semus, Daniel Borini, ressaltou a importância da iniciativa. “Nosso principal objetivo é unir esforços de diversos órgãos e entidades para prevenir e combater a violência contra mulheres e meninas na comunidade de Taquaruçu. Acreditamos que a integração entre as instituições e a comunidade é fundamental para o sucesso dessas ações”.
Parceiros
A ação é resultado de uma parceria entre a Semus, por meio do Núcleo de Prevenção das Violências, Promoção da Saúde e Cultura de Paz (Nupav), a Secretaria da Saúde do Estado do Tocantins, a Secretaria Municipal da Educação (Semed), a Secretaria Estadual da Educação (Seduc), a Secretaria Municipal da Mulher, a Secretaria Estadual da Mulher, a Secretaria Municipal de Políticas Sociais e Igualdade Racial de Palmas (Sempsir), a Secretaria Estadual de Cidadania e Justiça, a Secretaria Estadual de Habitação, o Tribunal de Justiça do Estado do Tocantins (TJ/TO), o Ministério Público do Estado do Tocantins (MPE-TO), a Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE/TO) e a Secretaria de Segurança Pública do Estado do Tocantins (SSP/TO).
O evento também contou com a presença da Polícia Militar do Estado do Tocantins (PM/TO), do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Tocantins, da Secretaria Municipal de Segurança e Mobilidade Urbana (Sesmu), da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), da Associação Brasileira de Mulheres de Carreira Jurídica do Estado do Tocantins (ABMCJ-TO), do Instituto Brasileiro de Direito de Família (IBDFAM), da Universidade Federal do Tocantins (UFT) com o Grupo de Extensão ‘Teoria e Prática Humanizada em Direito e Gênero’ do curso de direito da UFT, e do Distrito Sanitário dos Indígenas – Secretaria de Saúde Indígena (Sesai).
Comentários sobre este post