O prazo para participar da consulta pública para a revisão do Plano de Prevenção e Controle do Desmatamento e Incêndios Florestais do Tocantins (PPCDIF/TO), se encerra neste domingo (9). O plano orientará as ações estaduais de prevenção, monitoramento e controle do desmatamento e dos incêndios florestais no período de 2026 a 2030.
As contribuições podem ser realizadas por meio do Portal do Centro de Inteligência Geográfica em Gestão do Meio Ambiente (Cigma), no endereço: https://cigma.to.gov.br/consulta/.
O documento reúne diretrizes, objetivos, metas e ações que orientarão a atuação dos órgãos estaduais e das instituições parceiras na prevenção e no controle do desmatamento e dos incêndios florestais. A proposta está disponível para consulta pública no Portal do Cigma, onde os interessados também poderão encaminhar sugestões e contribuições.
A participação de cidadãos, povos indígenas, comunidades tradicionais, instituições públicas, setor produtivo, organizações da sociedade civil, instituições de ensino e pesquisa e demais interessados é fundamental para o aprimoramento das ações previstas no plano.
O PPCDIF/TO
O Plano de Prevenção e Controle do Desmatamento e Incêndios Florestais do Tocantins (PPCDIF/TO) é o principal instrumento estratégico do Governo do Estado para prevenir, combater e reduzir o desmatamento ilegal e os incêndios florestais.
Além de orientar a atuação dos órgãos estaduais e das instituições parceiras nas ações de prevenção, monitoramento, fiscalização e combate, o plano promove a integração entre os diferentes setores envolvidos na gestão ambiental. Dessa forma, fortalece a coordenação das políticas públicas voltadas à conservação dos recursos naturais, à proteção da biodiversidade e ao enfrentamento das mudanças climáticas.
A revisão atualiza as estratégias do Estado diante das mudanças no cenário ambiental e incorpora novos instrumentos de monitoramento, experiências acumuladas e avanços institucionais. O processo também busca ampliar a integração entre os órgãos públicos e fortalecer a participação da sociedade na definição das ações que serão executadas entre 2026 e 2030.





