A Prefeitura de Palmas, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Sedes), participa do 26º Encontro Nacional do Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social (Congemas), realizado de 16 a 19 de junho, em Fortaleza (CE). O evento reúne mais de 2.500 gestores do Sistema Único de Assistência Social (Suas) de todo o País para discutir o fortalecimento da gestão municipal e o desenvolvimento das políticas públicas de assistência social.
“Este ano, o encontro tem como tema central ‘O Suas na perspectiva municipalista: avanços, desafios e sua função na consolidação da proteção social brasileira’. A partir dessa temática, serão realizados debates qualificados com especialistas e técnicos sobre o funcionamento da política pública na ponta e sobre como essas ações chegam à população que mais necessita da Assistência Social”, destacou o secretário-executivo de Ação Social, Amilson Rodrigues.
A programação inclui mais de 20 oficinas temáticas voltadas à gestão, ao planejamento e à execução das ações do Suas e do Programa Bolsa Família (PBF), além de painéis e espaços de troca de experiências entre os municípios.
“Este é um espaço fundamental para o diálogo, a troca de experiências e o fortalecimento do Suas em todo o Brasil”, ressaltou a técnica da Gerência de Planejamento da Sedes Marileide Cipriano.
O encontro é considerado um dos principais fóruns de discussão da Assistência Social no País, contribuindo para o aprimoramento das políticas públicas e para a qualificação dos serviços ofertados à população em situação de vulnerabilidade social.






