sexta-feira, 12 de junho de 2026.
  • Quem Somos
  • Fale Conosco
  • Política de Privacidade
  • Vídeos
  • Categorias
    • Agricultura e Pecuária
    • Brasil
    • Economia
    • Educação
    • Entretenimento
    • Esportes
    • Miracema
    • Palmas
    • Política
    • Saúde
    • Segurança
    • Tocantins
  • Quem Somos
  • Contato
PORTAL LJ
Sem resultados
Ver todos resultados
PORTAL LJ
Home Política

Redução da maioridade penal pressiona governo Lula na segurança

Proposta de reduzir a maioridade penal para 16 anos avançou na CCJ da Câmara no momento em que governo quer melhorar índices de popularidade

por Metrópoles
12/06/2026
em Política
Tempo de leitura: 4 minutos
A A
LUIS NOVA/ESPECIAL METRÓPOLES @LuisGustavoNova

LUIS NOVA/ESPECIAL METRÓPOLES @LuisGustavoNova

CompartilharCompartilhar

O avanço da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que reduz a maioridade penal de 18 para 16 anos colocou pressão sobre o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em um momento no qual o Executivo tenta emplacar ações para melhorar a percepção da população na área de segurança pública.

O projeto foi aprovado pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados na última quarta-feira (10/6). O texto agora será analisado em comissão especial na Casa antes de seguir para votação em plenário.

ARTIGOSRELACIONADOS

Pautas-bomba: ameaça de judicialização agrava crise Lula x Alcolumbre

12/06/2026
Davi Alcolumbre Foto: Vinicius Schmidt/Metropoles

Alcolumbre se manifesta e diz que jamais recebeu valores de Vorcaro

12/06/2026

No Planalto, o clima é de cautela. O governo evita tomar posição sobre a proposta com receio de impactar a campanha de reeleição do petista. Pesquisa Real Time Big Data, divulgada em maio, aponta que 90% dos entrevistados apoiam a redução da maioridade penal no país, enquanto apenas 8% são contrários.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Historicamente, a pauta é rejeitada por setores da esquerda. A bancada do PT na Câmara se posicionou contra a proposta e alega que o texto é inconstitucional.

Como mostrou o Metrópoles, na coluna Milena Teixeira, o entorno de Lula defende que ele não faça manifestações sobre a matéria. A preocupação é que uma posição contrária seja explorada por adversários para associar o presidente à leniência com a criminalidade. Por outro lado, uma manifestação favorável à mudança poderia gerar cobranças de sua base política.

O texto aprovado na CCJ prevê a mudança na maioridade apenas no âmbito penal, quando existe a responsabilização por crimes cometidos. A proposta original, do ex-deputado federal Gonzaga Patriota (PSB-PE), propunha a antecipação da maioridade civil para 16 anos, isto é, a obrigatoriedade do voto nessa faixa etária e a redução da idade mínima para disputar cargos públicos.

A criação de uma comissão especial para analisar a proposta depende do aval do presidente da Casa, Hugo Motta (Republicanos-PB). Conforme mostrou o Metrópoles, com a Copa do Mundo, festividades de São João e a proximidade do período eleitoral, o ato tende a ser postergado.

Ofensiva na segurança

A proposta vem na contramão da ofensiva que o governo Lula tem feito na área de segurança pública. Além de medidas já anunciadas, como a implementação da Lei Antifacção, o plano contra o crime organizado e os decretos para combater delitos cometidos em plataformas digitais, o Planalto prevê apertar o cerco contra o roubo de celular.

A ideia é lançar uma nova fase do programa Celular Seguro para combater roubos e furtos de aparelhos no país. A iniciativa busca tornar mais efetivas a recuperação e a devolução dos celulares, além de reforçar a responsabilização de criminosos e de redes envolvidas na revenda de aparelhos roubados.


O programa Celular Seguro

  • O Celular Seguro é uma das principais apostas do Ministério da Justiça no terceiro mandato de Lula.
  • Lançado em 2023, o aplicativo permite que usuários cadastrem aparelhos e números de telefone e, em casos de roubo, furto ou perda, solicitem o bloqueio do dispositivo.
  • A plataforma também oferece a possibilidade de bloquear contas bancárias vinculadas ao celular.
  • Em 2025, o Ministério da Justiça informou que mais de 3,8 milhões de usuários aderiram ao programa desde seu lançamento.
  • Apenas naquele ano, segundo a pasta, cerca de 198 mil pedidos de bloqueio de aparelhos foram registrados.
  • Com as mudanças em discussão, o governo pretende ampliar a eficácia e o alcance social do programa, abrindo caminho para uma recuperação maior de aparelhos roubados ou furtados.

Com a nova atualização, o programa passará a enviar mensagens automáticas para aparelhos identificados como roubados, orientando os usuários a devolver os dispositivos em delegacias ou agências dos Correios.

A medida foi anunciada pelo presidente durante a reunião do Conselho de Desenvolvimento Econômico Social Sustentável, o Conselhão, na última quarta-feira (10/6). Segundo o petista, estudos do governo apontam que há 2,5 milhões de aparelhos oriundos do crime em circulação.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“Eu convoquei uma reunião com ministros que eu vou despachar o sinalzinho para quem tiver com o telefone roubado devolver porque senão poderá ter consequências”, alertou.

Anterior

Alcolumbre se manifesta e diz que jamais recebeu valores de Vorcaro

Próximo

Pautas-bomba: ameaça de judicialização agrava crise Lula x Alcolumbre

Próximo

Pautas-bomba: ameaça de judicialização agrava crise Lula x Alcolumbre

LEIA TAMBÉM

Esportes

Morre Brito, zagueiro campeão do mundo em 1970 e ícone da seleção brasileira

12/06/2026
Segurança

Polícia Civil deflagra contra grupo responsável por onda de violência em Miracema do Tocantins

12/06/2026
Tocantins

Governo do Tocantins celebra reconhecimento das quebradeiras de coco babaçu como manifestação da cultura nacional

12/06/2026
Tocantins

Governador do Tocantins inaugura reforma da unidade da Adapec em Taipas

12/06/2026
Tocantins

Pavimentação da TO-387: “Ligação entre Conceição e Taipas fortalece logística e economia regional”, afirma Dorinha

12/06/2026

CATEGORIAS

  • Agricultura e Pecuária
  • Brasil
  • COLUNA DO LEAL
  • Economia
  • Educação
  • Entretenimento
  • Esportes
  • GOL DE PLACA
  • Lajeado
  • Miracema
  • Palmas
  • Papo de Skyna
  • Política
  • Saúde
  • Segurança
  • Tocantinia
  • Tocantinia
  • Tocantins

TÓPICOS

#Palmas #Tocantins #Lajeado 2° Farm Day Athletico COLUNA DO LEAL Copa do Nordeste Copão Tocantins Corinthians covid19 Dengue educação Entretenimento flamengo GOL DE PLACA Inter Lajeado Libertadores Miracema Palmas palmeiras Paris 2024 Política Seleção Brasileira São Paulo Tocantinia tocantins

POPULARES

Educação

Nova estrutura de 100 mil litros entra na fase final de construção e reforçará abastecimento de água no Câmpus de Palmas

12/06/2026
Educação

Pequi marca presença em banca sobre ecossistemas de inovação promovida pela Universidade Federal de Santa Catarina

12/06/2026
Esportes

Homem é preso em flagrante pela PM por furto qualificado e resistência em Porto Nacional

12/06/2026
Economia

Saiba quais são os “vilões” que fizeram inflação subir 0,58% em maio

12/06/2026
Economia

Preços da construção civil sobem 0,36% em maio, diz IBGE

12/06/2026
Logomarca Leal Junior

O site que busca sempre a notícia com credibilidade e transparência.

#SIGA-NOS:

MAIS RECENTES

  • Nova estrutura de 100 mil litros entra na fase final de construção e reforçará abastecimento de água no Câmpus de Palmas
  • Pequi marca presença em banca sobre ecossistemas de inovação promovida pela Universidade Federal de Santa Catarina
  • Homem é preso em flagrante pela PM por furto qualificado e resistência em Porto Nacional

CATEGORIAS

ÚLTIMAS

Reservatório Central no Câmpus de Palmas da UFT. A nova estrutura integra as ações de fortalecimento da infraestrutura hídrica da universidade e contribuirá para ampliar a segurança e a regularidade do abastecimento de água na unidade. (Foto: Divulgação/UFT)

Nova estrutura de 100 mil litros entra na fase final de construção e reforçará abastecimento de água no Câmpus de Palmas

12/06/2026
O coordenador do Parque de Empreendedorismo, Qualidade Socioambiental e Inovação Tecnológica da Universidade Federal do Tocantins (Pequi-UFT), Silon Procath, participa nesta sexta-feira, 12, da banca de avaliação das soluções desenvolvidas na disciplina Habitats de Inovação em Rede, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento da Universidade Federal de Santa Catarina, em parceria com o Sapiens Park e o Inpetu Hub (UFSC). O evento será on-line, com transmissão pelo canal da Via Estação de Conhecimento no YouTube, reunindo especialistas e profissionais da área para avaliar propostas voltadas ao fortalecimento de ecossistemas de inovação e ao desenvolvimento de soluções inovadoras. O coordenador do Pequi, Silon Procath, reforça a inserção do parque tecnológico em debates nacionais sobre inovação, empreendedorismo e desenvolvimento regional, além de ampliar o intercâmbio de experiências com instituições de referência no país. "Participar desta banca representa uma oportunidade de contribuir com iniciativas que buscam fortalecer os ecossistemas de inovação no Brasil. Os habitats de inovação desempenham um papel fundamental ao conectar conhecimento, empreendedorismo e desenvolvimento econômico, criando ambientes propícios para o surgimento de soluções que impactam positivamente a sociedade. Para o Pequi, essa troca de experiências com instituições e especialistas de diferentes regiões do país é essencial para fortalecer nossa atuação e ampliar as oportunidades de inovação e ao desenvolvimento sustentável do Tocantins e da região do Matopiba", pontua. O Pequi atua na promoção da inovação, do empreendedorismo e da transferência de tecnologia, com foco em áreas estratégicas como AgTechs, BioTechs e FoodTechs, áreas estratégicas para o desenvolvimento sustentável do Tocantins e da região Amazônica e do Matopiba.

Pequi marca presença em banca sobre ecossistemas de inovação promovida pela Universidade Federal de Santa Catarina

12/06/2026
  • Quem Somos
  • Fale Conosco
  • Política de Privacidade

© 2024 Portal LJ - Todos os direitos reservados.

Sem resultados
Ver todos resultados
  • Categorias
    • Agricultura e Pecuária
    • Brasil
    • Economia
    • Educação
    • Entretenimento
    • Esportes
    • Miracema
    • Política
    • Saúde
    • Palmas
    • Tocantins
  • Coluna do Leal
  • Gol de Placa

© 2024 Portal LJ - Todos os direitos reservados.

Sem resultados
Ver todos resultados
  • Categorias
    • Agricultura e Pecuária
    • Brasil
    • Economia
    • Educação
    • Entretenimento
    • Esportes
    • Miracema
    • Política
    • Saúde
    • Palmas
    • Tocantins
  • Coluna do Leal
  • Gol de Placa

© 2024 Portal LJ - Todos os direitos reservados.

Esse website utiliza cookies. Ao continuar a utilizar este website está a dar consentimento à utilização de cookies. Visite nossa Política de Privacidade.