Nesta terça-feira, 11, ocorreu o encerramento do 1º Encontro Formativo do Ciclo Sequencial da Alfabetização, do Programa Alfabetiza Mais Tocantins, promovido pela Secretaria Municipal da Educação (Semed), em parceria com a União dos Dirigentes Municipais de Educação do Tocantins (Undime-TO) e Secretaria de Estado da Educação (Seduc). O evento foi realizado no auditório da Escola de Tempo Integral (ETI) Padre Josimo e contou com a presença do músico Dorivã e da escritora Graziela Cortez com contação de história musicalizada.
A programação, que teve início na segunda-feira, 10, foi destinada aos professores de 1° ano do Ensino Fundamental, e no segundo momento, a formação foi dedicada aos profissionais que atuam no 2º ano do Ensino Fundamental.
A formação faz parte do Programa Alfabetiza Mais e teve duração de 94 horas, sendo 64 horas presenciais e 30 horas na modalidade remota. Para a professora da séries iniciais da Escola Municipal Degraus do Saber, Márcia Lucena, a formação continuada de professores proporciona o desenvolvimento de uma política educacional mais assertiva. “Essa formação veio para somar e trouxe uma temática necessária e esclarecimentos com linguagem simples e direta sobre a organização do currículo e como aplicá-lo em nossas práticas, considerando a promoção de um ensino de qualidade para nossos alunos, com foco na alfabetização”, disse Márcia.
Alfabetiza Mais Tocantins
Compromisso Tocantinense Criança Alfabetizada tem o desafio de alfabetizar todas as crianças das escolas públicas tocantinenses até o final do 2° ano do Ensino Fundamental, unindo esforços entre os governos federal, estadual e os 139 municípios. Entre as estratégias previstas estão a oferta de Formação Continuada para os profissionais; a concessão de bolsas para articuladores e formadores; e a entrega de material estruturado para professores e estudantes, além de premiação para boas práticas.
Serão investidos R$ 8 milhões para atender mais de 56 mil estudantes e 2 mil professores do 1° e do 2° ano do Ensino Fundamental e 1.300 professores do 5° ano do Ensino Fundamental. Na educação infantil/pré-escola, serão beneficiadas 22 mil crianças e cerca de 2.300 professores.
Comentários sobre este post