segunda-feira, 1 de junho de 2026.
  • Quem Somos
  • Fale Conosco
  • Política de Privacidade
  • Vídeos
  • Categorias
    • Agricultura e Pecuária
    • Brasil
    • Economia
    • Educação
    • Entretenimento
    • Esportes
    • Miracema
    • Palmas
    • Política
    • Saúde
    • Segurança
    • Tocantins
  • Quem Somos
  • Contato
PORTAL LJ
Sem resultados
Ver todos resultados
PORTAL LJ
Home Política

PEC da 6×1 reaproxima Motta de Lula e pressiona Alcolumbre no Senado

Redução de jornada limpa imagem da Câmara, enquanto chefe do Senado acena para proposta bolsonarista e aprofunda distanciamento de Lula

por Metrópoles
01/06/2026
em Política
Tempo de leitura: 6 minutos
A A
BRENO ESAKI/METRÓPOLES @BrenoEsakiFoto

BRENO ESAKI/METRÓPOLES @BrenoEsakiFoto

CompartilharCompartilhar

As discussões em torno da PEC do fim da escala 6×1 evidenciaram uma mudança na conjuntura do Congresso. A aprovação na Câmara fortaleceu o presidente Hugo Motta (Republicanos-PB) e sua aliança com o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Já no Senado, o presidente Davi Alcolumbre (União Brasil-AP) segura a proposta e deu andamento ao projeto da oposição.

Colocada como uma proposta prioritária para a Câmara e para o Planalto, a redução do teto constitucional da jornada de trabalho das atuais 44 para 40 horas semanais e dois dias de descanso teve uma tramitação fugaz de pouco mais de 80 dias desde que deu entrada na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).

ARTIGOSRELACIONADOS

Vinícius Schmidt/Metrópoles @vinicius.foto

Moro rebate Gleisi e diz que vai “bloquear as pretensões do PT” no PR

01/06/2026
Reprodução/PL

Ao lado de Flávio Bolsonaro, Moro lança pré-candidatura no Paraná

30/05/2026

Motta estipulou um cronograma ágil que deu ao relator, aliado e amigo Leo Prates (Republicanos-PB), um mês de discussão na comissão especial antes de votar o substitutivo no plenário. O ritmo ditado pelo presidente da Câmara teve respaldo de Lula e dos líderes da sua base, em meio a duras críticas de setores produtivos e de movimentações difusas da oposição, cuja maioria discordava do mérito, mas pouco pôde fazer para questionar uma pauta de tamanho apelo popular.

A votação se deu com folga: foram 472 votos a 22 no primeiro turno e 461 a 19 votos no segundo turno. Ao final, Motta disse que “avanços civilizatórios sempre enfrentam resistências” e comparou o fim da 6×1 à adoção da carteira de trabalho e à abolição da escravidão.

“O Brasil optou pelo avanço, fruto de nossas decisões políticas. A Câmara dos Deputados cumpriu o seu papel constitucional com coragem. Debatemos. Dialogamos. Divergimos. Construímos consensos possíveis e contamos muito com o apoio do presidente Lula nessa jornada. Tenho muita honra e felicidade de presidir a Câmara dos Deputados neste momento histórico”, disse.

O mérito não só colocou Motta mais perto do Planalto, como também amenizou a imagem criada pelos desgastes do primeiro ano no comando da Câmara, em que a Casa votou medidas impopulares, como a PEC da Blindagem, e entrou em rota de colisão com Lula ao iniciar a derrubada do aumento no Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) e aprovar a dosimetria que beneficiaria Jair Bolsonaro (PL).


A proposta do fim da 6×1 da Câmara

  • Teto de 40 horas semanais e dois dias de descanso sendo um deles, preferencialemente, aos domingos;
  • Transição será de duas horas reduzidas após 60 dias da promulgação e outras duas horas 12 meses depois dessa primeira redução;
  • Redução da jornada não poderá acarretar redução salarial nem a proporcional remuneração em razão da nova carga horária;
  • Permite acordos coletivos para casos específicos de cada categoria;
  • Ficam fora das regras de controle de jornada empregados que recebam remuneração mensal igual ou superior a duas vezes e meia o teto do INSS à exceção do funcionalismo público;
  • Contratos públicos que dependam da mão de obra deverão ser revistos em até 12 meses, valendo a redução após aditamento;
  • Prevê uma lei complementar para medidas tranistórias de auxílio a microempreendedores individuais (MEI) e empresas de pequeno porte, como o aumento do teto e permissão para contratar mais de um funcionário;
  • Especificações de cada setor serão definidas por projeto de lei enviado pelo governo em abril.

Se por um lado Motta enfrentava o rótulo de “inimigo do povo”, por outro coube a Davi Alcolumbre e ao Senado dar vitórias ao governo Lula e reverter decisões impopulares às custas da Câmara. Foi o que aconteceu com a PEC da Blindagem, que foi declarada inconstitucional e arquivada na CCJ, com anúncio feito em plenário pelo presidente.

Ouvidos sob reserva pelo Metrópoles, líderes partidários aliados de Motta afirmam que a vitória sobre a PEC 6×1 consolida a posição do deputado paraibano no comando da Casa à caminho da reeleição e, “pela primeira vez, nos coloca em vantagem” na opinião pública e coloca Alcolumbre como antagonista de Lula e “o joga para os braços da oposição”.

Rompido com Lula depois da rejeição da primeira rejeição ao Supremo Tribunal Federal (STF) em 132 anos, Alcolumbre tem feito sucessivos acenos à oposição em 2026, que vão desde pautar e derrubar o veto do da dosimetria, a anunciar a criação de uma comissão parlamentar de inquérito (CPI) da pedofilia, e última foi despachar uma PEC alternativa ao fim da 6×1.

Para o líder do PL na Câmara, Sóstenes Cavalcante, “cada um escolhe seu caminho”: “Hugo está com Lula”, enquanto disse que Alcolumbre caminha com “independência, responsabilidade e insatisfação com o governo”.

“Cada um escolhe seu caminho em ano de eleição, Hugo está com o Lula e Davi Alcolumbre com maior independência e responsabilidade, aparentemente. Alcolumbre tem assumido uma postura independente e insatisfeito com o governo”, afirmou à reportagem.

A PEC da oposição do Senado altera o art. 7º da Constituição para permitir que empregados escolham entre o regime tradicional previsto na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) e um modelo de jornada flexível baseado em horas trabalhadas- uma ideia que havia sido rejeitada durante a tramitação na Câmara.

O envio da proposta à CCJ se deu horas depois da Câmara aprovar o texto defendido por Motta e Lula e um dia depois de Alcolumbre se reunir com sindicatos patronais, que pediram mais tempo de discussão sobre o fim da 6×1 no Senado, em um encontro articulado pela oposição e em que empresários fizeram críticas à condução na Câmara.

“Na Câmara dos Deputados faltou o diálogo. A celeridade e a forma açodada com que foi tratado esse projeto, que foi apresentado pelo relator, não foram ouvidos setores. Teve uma audiência pública sem um deputado presente, tinha só o presidente. É assim que se trata de uma proposta de impacto nacional?”, disse o presidente da Fiesp, Paulo Skaff.

A PEC da 6×1 é uma proposta prioritária para o governo Lula e, apesar de ter dito a aliados que não empacaria a matéria, Alcolumbre tem evitado se posicionar publicamente sobre a matéria e não tem respondido a sucessivos apelos de líderes governistas para dar andamento a essa e a outras propostas paradas no Senado.

A CCJ do Senado é comandada pelo senador governista Otto Alencar (PSD-BA), que disse ao Metrópoles que a PEC da oposição terá “tramitação regular” e que “tem muitas matérias na frente”.

Anterior

Fazenda conta com juros em baixa para PIB avançar no 4° trimestre

Próximo

Moro rebate Gleisi e diz que vai “bloquear as pretensões do PT” no PR

Próximo
Vinícius Schmidt/Metrópoles @vinicius.foto

Moro rebate Gleisi e diz que vai “bloquear as pretensões do PT” no PR

LEIA TAMBÉM

Esportes

Marcelinho marca nos acréscimos e Remo vence São Paulo no Brasileirão

01/06/2026
Esportes

Brasileirão: Cruzeiro e Fluminense empatam antes da pausa para a Copa

01/06/2026
Esportes

João Fonseca vence Casper Ruud e vai às quartas de Roland Garros

01/06/2026
Esportes

Em jogo recheado de polêmicas, Palmeiras vence a Chape no Brasileirão

01/06/2026
Esportes

Com gol de Vitor Hugo, Atlético bate Vasco antes da pausa do Brasileiro

01/06/2026

CATEGORIAS

  • Agricultura e Pecuária
  • Brasil
  • COLUNA DO LEAL
  • Economia
  • Educação
  • Entretenimento
  • Esportes
  • GOL DE PLACA
  • Lajeado
  • Miracema
  • Palmas
  • Papo de Skyna
  • Política
  • Saúde
  • Segurança
  • Tocantinia
  • Tocantinia
  • Tocantins

TÓPICOS

#Palmas #Tocantins #Lajeado 2° Farm Day Athletico COLUNA DO LEAL Copa do Nordeste Copão Tocantins Corinthians covid19 Dengue educação Entretenimento flamengo GOL DE PLACA Inter Lajeado Libertadores Miracema Palmas palmeiras Paris 2024 Política Seleção Brasileira São Paulo Tocantinia tocantins

POPULARES

Política

Moro rebate Gleisi e diz que vai “bloquear as pretensões do PT” no PR

01/06/2026
Política

PEC da 6×1 reaproxima Motta de Lula e pressiona Alcolumbre no Senado

01/06/2026
Economia

Fazenda conta com juros em baixa para PIB avançar no 4° trimestre

01/06/2026
Economia

Focus: mercado sobe projeções para inflação e PIB

01/06/2026
Economia

Petrobras irá reduzir preço do litro do diesel em R$ 0,35 nesta segunda

01/06/2026
Logomarca Leal Junior

O site que busca sempre a notícia com credibilidade e transparência.

#SIGA-NOS:

MAIS RECENTES

  • Moro rebate Gleisi e diz que vai “bloquear as pretensões do PT” no PR
  • PEC da 6×1 reaproxima Motta de Lula e pressiona Alcolumbre no Senado
  • Fazenda conta com juros em baixa para PIB avançar no 4° trimestre

CATEGORIAS

ÚLTIMAS

Vinícius Schmidt/Metrópoles @vinicius.foto

Moro rebate Gleisi e diz que vai “bloquear as pretensões do PT” no PR

01/06/2026
BRENO ESAKI/METRÓPOLES @BrenoEsakiFoto

PEC da 6×1 reaproxima Motta de Lula e pressiona Alcolumbre no Senado

01/06/2026
  • Quem Somos
  • Fale Conosco
  • Política de Privacidade

© 2024 Portal LJ - Todos os direitos reservados.

Sem resultados
Ver todos resultados
  • Categorias
    • Agricultura e Pecuária
    • Brasil
    • Economia
    • Educação
    • Entretenimento
    • Esportes
    • Miracema
    • Política
    • Saúde
    • Palmas
    • Tocantins
  • Coluna do Leal
  • Gol de Placa

© 2024 Portal LJ - Todos os direitos reservados.

Sem resultados
Ver todos resultados
  • Categorias
    • Agricultura e Pecuária
    • Brasil
    • Economia
    • Educação
    • Entretenimento
    • Esportes
    • Miracema
    • Política
    • Saúde
    • Palmas
    • Tocantins
  • Coluna do Leal
  • Gol de Placa

© 2024 Portal LJ - Todos os direitos reservados.

Esse website utiliza cookies. Ao continuar a utilizar este website está a dar consentimento à utilização de cookies. Visite nossa Política de Privacidade.