Meus Amigos e Minhas Amigas,
Confesso que já abordei esse tema aqui em nossa Coluna, entretanto, volto mais uma vez para ratificar meu posicionamento de não acreditar em pesquisas eleitorais devido aos inúmeros erros e interesses que estão por trás da grande maioria delas.
Quem não lembra das últimas eleições presidenciais e dos quase 100% de erros dos institutos?
POIS BEM…
Como pode em uma cidade do porte de Miracema do Tocantins com menos de dezoito mil habitantes cujo universo de votos válidos gira em torno de dez a onze mil e número de votantes um pouco acima mostre realidades tão diferentes?
Já tomei conhecimento de três delas (que foram divulgadas), as quais serviram apenas para ratificar minha impressão.
NÃO QUERO DIZER COM ISSO…
Que todas estão erradas, todavia, certamente não posso afirmar que todas estão certas, pode até ser que uma mostre verdadeiramente o atual momento eleitoral da primeira capital do Tocantins.
CONFORMIDADE
As três, entretanto, estão de acordo que a prefeita Camila Fernandes nesse começo do mês de junho, a quatro meses do pleito está à frente, quanto há isso não há o que contestar, a discordância são as diferenças e as facetas de cada uma fatores geradores do “princípio in dubio” , quer dizer “princípio da dúvida”.
O QUE É CERTO MESMO…
É a interrogação colocada na cabeça do eleitor que fica sem saber em quem confiar; é como se ele estivesse diante de três bonitos e deliciosos pratos de paçoca e quando fosse degustar alguém dissesse:
“Cuidado uma delas está envenenada”; você teria coragem de comer alguma?
Essas “sopas” de pesquisas destacam dados no mínimo “curiosos” , senão vejamos:
Duas mostram uma diferença rigorosamente igual, algo não tão estranho assim que poderia nos levar até dar créditos em função do resultadose não tivessem sido feitas com uma razoável diferença de dias entre elas o que suscita a pergunta:
Nesse intervalo nenhum fato novo foi capaz de movimentar o placar? O quadro de momento?
Algo a pensar!
Uma delas não identifica o número de indecisos, detalha sobre quem não respondeu e cita nulos e brancos me fazendo pensar com toda minha falta de conhecimento em amostras, que a quatro meses da eleição não há um eleitor sequer com dúvidas na primeira capital?
Todos já sabem em quem votar?
IMAGINO QUE …
Não responder e nulos/brancos não são indecisos! Até porque a primeira disse que o percentual deles era de 17%.
DITO ISSO…
A meu pensar cada um acredita naquela que estiver depositado o seu interesse, conveniência ou simpatia.
TROCANDO EM MIÚDOS…
O eleitor vai defender aquela que coloca “o seu candidato” em primeiro, as outras naturalmente serão consideradas inverídicas usando um termo mais suave.
É o tal do velho adágio popular, “Farinha pouca, meu Pirão primeiro”.
Essa é a Minha Opinião!
LEAL JUNIOR competência comprovada em fazer jornalismo sério, imparcial e com responsabilidade!
ANUNCIE NO PORTAL LJ E COLHA OS FRUTOS DE UMA PROPAGANDA VISTA POR MILHARES DE PESSOAS DIARIAMENTE. ENTRE EM CONTATO: (63) 98454.2348
COLUNA DO LEAL! Patrocínio J.Lima Imóveis, BRK, Prefeitura de Lajeado Guimarães Magazine, Drogaria Camargo, Ideal Construções, Câmara de Vereadores de Tocantínia, Central Mat. de Construções, Prefeitura de Tocantínia, ACIAM, Câmara de Vereadores de Lajeado, Supermercado Alô Alô São Paulo, Lelo Gás, Câmara de Vereadores de Miracema!
Comentários sobre este post