O setor de aves do Rio Grande do Sul já contabiliza mais de R$ 250 milhões em prejuízos financeiros em função das fortes chuvas ocorridas no Estado no início de maio, conforme dados da Organização Avícola do RS (OA/RS) e demais entidades gaúchas da indústria divulgados nesta sexta-feira (7/6). Até o dia 27 de maio, as perdas que incluem aves de corte e poedeiras, material genético, estruturas, entre outros, estavam estimadas em R$ 247,22 milhões.
Diante destes resultados, cerca de 70 representantes da avicultura gaúcha e do governo do Estado participaram de reunião virtual promovida pela organização avícola nesta sexta-feira.
“Estamos buscando crédito com garantia para indústrias, cooperativas e produtores, além de acompanhar as ações emergenciais que o BNDES [Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social] deve implementar”, disse em nota o presidente executivo da OA/RS, José Eduardo dos Santos.
De acordo com o comunicado, o secretário-chefe da Casa Civil, Arthur Lemos, respondeu as questões do setor e enfatizou que o Estado está trabalhando a fim de obter as melhores condições para os setores produtivos como a avicultura.
O secretário da Agricultura do Estado, Marcio Madalena, fala em reestruturação produtiva, da porteira para dentro, e para ele deve-se considerar esse elo agroindustrial como um fator fundamental para a garantia de toda a cadeia produtiva do Estado.
Segundo Santos, novas reuniões serão marcadas para alinhar as demandas, contextualizar cenários, e buscar soluções para uma retomada mais consolidada do setor.
Comentários sobre este post