Para evitar ataques de piranhas e ferroadas de arraias nas áreas de banho, as telas de proteção das praias de Palmas começaram a receber manutenção. Nesta semana, os trabalhos acontecem na Praia do Caju, que fica na região sul da capital.
No último fim de semana, uma menina de apenas sete anos estava tomando banho com a mãe nesta mesma praia quando teve o pré mordido por uma piranha. Houve muito sangramento da ferida de Nicolly dos Reis e a mãe dela, a empresária Judite Lorrane dos Reis, de 28 anos, reclamou da situação da estrutura que deveria isolar a área.
De acordo com a prefeitura, as equipes estão instalando aproximadamente 300 metros de telas, que devem atingir uma profundidade de três metros. A previsão é que a instalação seja concluída até a próxima sexta-feira (14).
Depois do Caju, as praias do Prata e Arnos também vão receber novas telas. Segundo a prefeitura, não será preciso trocar a da Graciosa, que já está com a tela instalada.
Além de evitar a entrada de piranhas e arraias, as telas delimitam uma área segura para banho, para evitar que os visitantes cheguem a locais de grande profundidade e corram risco de afogamento.
O que fazer em caso de ataques
Quando as piranhas atacam, geralmente costumam tirar um pedaço da pele da vítima. Isso porque provavelmente estão em busca de alimento. Nesses casos, a Secretaria Municipal da Saúde (Semus) orienta que a vítima busque atendimento em uma das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs).
Por se tratarem de atendimento de urgência, a Semus explicou que não tem contabilização específica para este tipo de acidente.
Comentários sobre este post