A secretária de Estado da Educação, Celestina Souza, encerrou, nessa terça-feira, 28, a participação do Tocantins na II Reunião Extraordinária de 2026 do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), realizada em Brasília (DF). A agenda de dois dias foi marcada por debates estratégicos entre gestores estaduais e representantes do Ministério da Educação, do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).
Durante o encontro, foram discutidos temas prioritários para as redes públicas de ensino, como financiamento da educação, avaliação educacional, inovação tecnológica, proteção e tratamento de dados educacionais, além do fortalecimento da gestão das redes estaduais. A programação incluiu ainda uma agenda dedicada ao aprofundamento sobre o Programa de Apoio à Gestão dos Sistemas de Ensino (Propag), com apresentação de desafios e propostas de implementação voltados ao aprimoramento da gestão educacional nos estados.
A participação marcou a primeira agenda nacional de Celestina Souza à frente da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), reafirmando o compromisso do Governo do Tocantins com a articulação federativa e com o alinhamento das políticas educacionais às diretrizes nacionais.
Para a secretária, o encontro fortalece o planejamento estratégico da rede estadual e amplia o intercâmbio de experiências entre os estados. “Este é um espaço essencial de construção coletiva, onde os estados compartilham desafios e soluções, alinham estratégias e avançam na consolidação de políticas educacionais mais eficientes. O Tocantins retorna com importantes referências para fortalecer nossa gestão, ampliar resultados educacionais e garantir melhores oportunidades de aprendizagem aos estudantes tocantinenses”, destacou.
Celestina Souza também evidenciou a experiência do Tocantins com o Programa de Fortalecimento da Educação (PROFE), iniciativa do Governo do Estado voltada à melhoria dos indicadores educacionais, por meio do acompanhamento pedagógico, da formação continuada e do monitoramento permanente dos resultados de aprendizagem. Segundo ela, o programa tem contribuído para a organização da rede estadual, fortalecendo o apoio direto às unidades escolares e a tomada de decisões baseada em evidências educacionais.







