Na última sexta-feira, 02 de fevereiro, o Cine Sesc do Centro de Atividades Sesc – Palmas exibiu o documentário “Servidão”, dirigido por Renato Barbieri, renomado cineasta do premiado filme “Pureza” (2022). A iniciativa, promovida pela Comissão Estadual para Erradicação do Trabalho Escravo (COETRAE), em parceria com a Secretaria da Cidadania e Justiça (Seciju), Comissão Pastoral da Terra (CPT) e Cine Sesc de Palmas, objetivando dar visibilidade sobre a dura realidade do trabalho escravo contemporâneo, especialmente no interior da Amazônia brasileira.
O documentário, que teve sua estreia oficial em todo o país no dia 25 de janeiro, também será exibido no Cine Cultura a partir de 08 de fevereiro. Com entrada franca, a sessão em Palmas, marcada para às 19h, contou com a ocupação total de todos os lugares, levando os organizadores a providenciarem uma segunda exibição para atender à demanda de público.
O diretor Renato Barbieri esteve presente no evento, participando de uma roda de conversa com o público após a exibição do filme. Diversos representantes das organizações envolvidas no combate ao trabalho escravo também marcaram presença, enriquecendo o debate sobre as questões abordadas na obra.
Para o superintendente de Direitos Humanos e Políticas sobre Drogas e presidente do Coetrae, Jessé Nascimento, é de grande importância continuar o diálogo e agir contra essa grave violação dos direitos humanos. “O evento foi maravilhoso e superou todas as expectativas. Conseguimos um grande engajamento dos movimentos sociais que atuam na área de direitos humanos. A presença do Barbieri engrandeceu demais o evento. O debate logo após a exibição foi muito produtivo e participativo”, completou.
Para quem não pôde comparecer, o trailer oficial de “Servidão” está disponível aqui, oferecendo uma prévia deste mergulho na complexidade do trabalho escravo contemporâneo na Amazônia.
Comentários sobre este post