No último dia 24 de janeiro de 2024, o Comitê da Bacia Hidrográfica do Lago de Palmas (CBHLP) entregou sementes e mudas à Secretaria de Meio Ambiente e Saneamento de Lajeado, marcando um passo significativo para a restauração dos ecossistemas e melhoria da qualidade de vida na região.
As sementes, coletadas em 2023, incluem espécies como Ipê-caraíba, escorrega macaco, pau-ferro, cadeia, araçá, carvoeiro, copaíba, açoita-cavalo e Sucupira Branca, visando preservar a biodiversidade e fomentar a educação ambiental.
As mudas, cultivadas no CRAD Palmas com apoio da SEMARH e Unitins Agro, fortalecem o vínculo entre conservação e desenvolvimento sustentável.
Lenizia Costa, secretária de Meio Ambiente e Saneamento de Lajeado/TO, enfatizou a importância deste ato na criação de um viveiro municipal, destinado a ser um núcleo de produção de mudas para reflorestamento, recuperação de áreas e paisagismo, além de ser um espaço de aprendizado sobre a conservação ambiental.
“Essa colaboração exemplifica como a união de esforços pode conduzir ao progresso sustentável, integrando crescimento econômico e preservação ambiental.
O CBHLP reafirma seu comprometimento em promover práticas que beneficiem o meio ambiente e a sociedade, destacando a importância da gestão consciente dos recursos naturais”, disse.
Comentários sobre este post