Com a presença de 43 prefeitos, mais de 230 vereadores, além do governador Wanderlei Barbosa (Republicanos) e da primeira-dama Karynne Sotero, secretários municipais e lideranças políticas de todas as regiões do estado, o deputado federal Ricardo Ayres (Republicanos) realizou, nesta sexta-feira, 27, em Palmas, um almoço de prestação de contas do mandato.
O evento, realizado no Ivonete Banqueteria, reuniu mais de 670 pessoas, consolidando-se como um dos maiores encontros políticos recentes do Tocantins.
Também participaram da agenda a reitora da Universidade Federal do Tocantins, Maria Santana, e o vice-reitor Marcelo Leinecker, além de diversas autoridades que reforçaram a importância da atuação parlamentar voltada aos municípios.
Durante o encontro, Ricardo Ayres destacou a forte atuação do mandato no Congresso Nacional, com 100% de presença nas sessões de plenário e comissões, além de ser o deputado que mais apresentou projetos desde 2023 e o parlamentar que mais emitiu pareceres na história do Tocantins desde a criação do estado.
“Nosso mandato é de presença, de trabalho e de resultado. Nunca faltei a uma sessão, porque acredito que quem quer representar bem precisa estar onde as decisões são tomadas. E, mais do que presença, temos produzido muito e entregado resultados concretos para o nosso estado”, afirmou o deputado.
Ao todo, já são mais de R$ 380 milhões destinados aos municípios tocantinenses, com investimentos em saúde, infraestrutura, educação e desenvolvimento regional, alcançando todas as regiões do estado.
Na área da saúde, o deputado apresentou um balanço recente das ações, com mais de R$ 60 milhões liberados somente nos últimos três meses. Entre os resultados estão a entrega de 7 novas Unidades Básicas de Saúde, 96 kits de telemedicina, ampliação do atendimento com especialistas por meio das equipes eMulti, 124 kits de equipamentos para unidades de saúde, expansão do SAMU com 22 novas estruturas e a entrega de 9 Unidades Odontológicas Móveis.
“Estamos levando saúde para mais perto das pessoas, com estrutura, tecnologia e acesso a especialistas, principalmente nos municípios do interior”, destacou.
Trabalho eficiente
O governador Wanderlei Barbosa destacou a importância da atuação do parlamentar para o estado e ressaltou as conquistas na área de infraestrutura.
“O Ricardo Ayres é um deputado presente, atuante e que tem compromisso com o Tocantins. Ter um parlamentar com essa capacidade de articulação em Brasília faz toda a diferença para que os recursos cheguem e as obras aconteçam. Ele tem sido fundamental na articulação junto ao governo federal para a recuperação das estradas do Bico, na federalização de rodovias e na duplicação de importantes vias do nosso estado”, afirmou o governador.
A reitora da Universidade Federal do Tocantins, Maria Santana, ressaltou o apoio do deputado à educação e à universidade pública.
“O deputado Ricardo Ayres tem sido um parceiro importante da Universidade Federal do Tocantins, com atuação firme na defesa da educação pública e no fortalecimento das políticas voltadas ao ensino superior. Ele está engajado na construção do Hospital Universitário da UFT, que será um marco para a saúde e para a formação de profissionais no nosso estado”, destacou.
Representando as mulheres, a vereadora de Palmas, Karina Café, também reforçou o reconhecimento ao trabalho do parlamentar.
“O deputado Ricardo Ayres tem sido um grande parceiro na defesa das mulheres, com ações concretas e compromisso com políticas públicas que garantem mais proteção, mais oportunidades e mais respeito”, concluiu.
Voz dos gestores
Representando os prefeitos, falaram o prefeito de Taguatinga, Paulo Roberto, e o prefeito de Porto Nacional, Ronivon Maciel. Ambos agradeceram o trabalho do deputado ao longo dos últimos anos de mandato na Câmara dos Deputados, em Brasília, e reconheceram sua atuação no envio de emendas e na viabilização de investimentos para os municípios tocantinenses.







