terça-feira, 24 de março de 2026.
  • Quem Somos
  • Fale Conosco
  • Política de Privacidade
  • Vídeos
  • Categorias
    • Agricultura e Pecuária
    • Brasil
    • Economia
    • Educação
    • Entretenimento
    • Esportes
    • Miracema
    • Palmas
    • Política
    • Saúde
    • Segurança
    • Tocantins
  • Quem Somos
  • Contato
PORTAL LJ
Sem resultados
Ver todos resultados
PORTAL LJ
Home Tocantins

Governador Wanderlei Barbosa recebe Selo Ouro que reconhece o Tocantins como único estado do Norte em alfabetização na idade certa

Ascom por Ascom
24/03/2026
em Tocantins
Tempo de leitura: 4 minutos
A A
Aluna Maria Angellyna, ao lado do governador Wanderlei Barbosa, do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e do ministro Camilo Santana, representando o protagonismo das crianças tocantinenses - Crédito foto: Vinícius Santa Rosa/Governo do Tocantins

Aluna Maria Angellyna, ao lado do governador Wanderlei Barbosa, do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e do ministro Camilo Santana, representando o protagonismo das crianças tocantinenses - Crédito foto: Vinícius Santa Rosa/Governo do Tocantins

CompartilharCompartilhar

O Governo do Tocantins participou, nesta segunda-feira, 23, no Ministério da Educação, em Brasília/DF, da cerimônia de entrega do Selo Nacional Compromisso com a Alfabetização, onde o estado foi reconhecido, pela segunda vez consecutiva, com a categoria ouro. O Tocantins se destaca como o único da região Norte a conquistar a certificação, concedida pelo Ministério da Educação (MEC).

Durante o evento, o governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, esteve presente acompanhado da primeira-dama, Karynne Sotero; do secretário de Estado da Educação, Fábio Vaz; do prefeito de Palmeirópolis, Wlisses Barros; e do prefeito de Paranã, Phabio Augustus, reforçando o compromisso da gestão com o fortalecimento da alfabetização e a melhoria dos índices educacionais em todo o estado.

ARTIGOSRELACIONADOS

Durante reunião no auditório do Palácio Araguaia, governador Wanderlei Barbosa anunciou por meio de videoconferência a autorização para a construção da proposta de reestruturação PCCR dos militares - Crédito: Márcio Vieira/Governo do Tocantins

Governador Wanderlei Barbosa autoriza reestruturação do PCCR dos Bombeiros e da PM

24/03/2026
O Naturatins finalizou a programação da abertura oficial da Agenda Ambiental 2026 do Parque Estadual do Lajeado - Foto: Vinicius Venâncio/Governo do Tocantins

Naturatins reúne ações educativas, culturais e esportivas na abertura da Agenda Ambiental do Parque Estadual do Lajeado

24/03/2026

O Selo é uma iniciativa do Governo Federal que reconhece os esforços de secretarias estaduais e municipais na promoção e na garantia da alfabetização de crianças até o final do 2º ano do ensino fundamental. O evento contou também com a participação do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva; do ministro da Educação, Camilo Santana, além de outras autoridades.

O governador Wanderlei Barbosa ressaltou o avanço histórico da alfabetização no Tocantins. “O Tocantins foi o estado que mais cresceu na educação e na alfabetização na idade certa. Saímos de 14% e, quatro anos depois, alcançamos 61% de crianças alfabetizadas no tempo adequado. O estado conquistou o Selo Ouro e eu fico muito feliz com o desempenho da Seduc [Secretaria de Estado da Educação], dos municípios e de toda a educação tocantinense. Parabéns à educação do nosso estado!”, afirmou.

Avanço consistente

De acordo com dados do Sistema de Avaliação da Educação do Estado do Tocantins (Saeto 2025), o estado alcançou o índice de 61% de crianças alfabetizadas na idade certa, superando a meta estabelecida de 55% para este ano. O resultado confirma uma trajetória consistente de crescimento: em 2021, o índice era de 14%; em 2023, chegou a 44%; em 2024, atingiu 50%; e, em 2025, alcançou 61%.

Ao todo, 134 municípios tocantinenses receberam certificação, sendo 60 com Selo Ouro, 46 com Selo Prata e 28 com Selo Bronze, evidenciando o compromisso conjunto entre estado e municípios com a alfabetização das crianças.

O secretário de Estado da Educação, Fábio Vaz, destacou os avanços na alfabetização e o compromisso do Governo do Tocantins com a qualidade do ensino. “Atualmente, já temos mais de 60 municípios unidos nesse compromisso com a educação pública, com o apoio e a prioridade do nosso governador Wanderlei Barbosa, que tem colocado a alfabetização como pauta central da nossa gestão. Acreditamos que alfabetizar na idade certa é garantir o futuro das nossas crianças e esse tem sido o foco do nosso trabalho. Os resultados mostram que estamos no caminho certo, com mais de 61% das crianças alfabetizadas ao final do 2º ano”, ressaltou.

Mantido o ritmo atual de crescimento, a projeção é que o Tocantins ultrapasse os 80% de desempenho educacional antes de 2030, prazo estabelecido pelo MEC. A conquista é resultado das políticas públicas implementadas pelo Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), que atua em regime de colaboração com os municípios, oferecendo suporte técnico, formação continuada e materiais pedagógicos às redes municipais.

Programa Alfabetiza Mais Tocantins

As ações são fortalecidas pelo programa Alfabetiza Mais Tocantins, instituído pela Lei nº 4.633/2025, que tem como objetivo garantir a alfabetização de todas as crianças até o 2º ano do ensino fundamental. O programa prevê formação continuada para profissionais da educação; concessão de bolsas para articuladores e formadores; distribuição de material estruturado; e premiação de boas práticas.

A cerimônia também contou com a participação de estudantes tocantinenses, como Layara Vitória Palandrino Ferreira Carvalho, de 8 anos, moradora da Ilha de São Vicente, em Araguatins, que enfrenta diariamente o desafio do deslocamento por barco para estudar. Também participaram Maria Angellyna Amorim de Araújo e Louyse Carvalho Lima, ambas com 8 anos, representando o protagonismo das crianças atendidas pelas políticas públicas de alfabetização no estado.

A estudante de Araguatins, Maria Angelllyna, representou os alunos do município e agradeceu pela oportunidade. “Estamos muito felizes com a conquista do Selo Ouro de alfabetização. Aprendemos a ler livros, escrever diferentes tipos de textos e percebemos a importância da leitura, que nos faz sonhar e aprender. Agradecemos aos nossos professores, ao governador Wanderlei Barbosa pelos investimentos na educação e, especialmente, ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva e ao ministro da Educação, Camilo Santana, pelo apoio às ações que garantem a alfabetização de crianças em todo o Brasil”, destacou.

Educação como pilar do desenvolvimento

Com resultados expressivos e evolução contínua nos indicadores, o Tocantins consolida-se como referência na região Norte no avanço da alfabetização na idade certa, demonstrando a efetividade das ações integradas entre Estado e municípios e o impacto direto dessas políticas na vida das crianças tocantinenses.

Anterior

Prefeitura de Palmas realiza operação tapa-buracos com 11 equipes atuando simultaneamente

Próximo

Credenciados para seleção dos residenciais Parque dos Ipês podem acessar relação de documentos para contestação em site da Prefeitura de Palmas

Próximo
Foto: Júnior Suzuki

Credenciados para seleção dos residenciais Parque dos Ipês podem acessar relação de documentos para contestação em site da Prefeitura de Palmas

LEIA TAMBÉM

Agricultura e Pecuária

Preços do açúcar e do etanol sobem com fim da safra de cana e alta do petróleo

24/03/2026
Saúde

Excesso de estímulos e interações pode causar ressaca social. Entenda

24/03/2026
Saúde

Dor nos glúteos? Saiba quando o problema pode ser na coluna

24/03/2026
Saúde

Órgão pouco conhecido pode influenciar resposta do corpo contra câncer

24/03/2026
Entretenimento

Mari Gonzalez convoca mutirão para eliminar brother do BBB 26

24/03/2026

CATEGORIAS

  • Agricultura e Pecuária
  • Brasil
  • COLUNA DO LEAL
  • Economia
  • Educação
  • Entretenimento
  • Esportes
  • GOL DE PLACA
  • Lajeado
  • Miracema
  • Palmas
  • Papo de Skyna
  • Política
  • Saúde
  • Segurança
  • Tocantinia
  • Tocantinia
  • Tocantins

TÓPICOS

#Palmas #Tocantins #Lajeado 2° Farm Day Athletico COLUNA DO LEAL Copa do Nordeste Copão Tocantins Corinthians covid19 Dengue educação Entretenimento flamengo GOL DE PLACA Inter Lajeado Libertadores Miracema Palmas palmeiras Paris 2024 Política Seleção Brasileira São Paulo Tocantinia tocantins

POPULARES

Segurança

Foragido da justiça é preso pela PM por homicídio qualificado em Itacajá

24/03/2026
Segurança

Em Tocantinópolis: Polícia Militar recupera celular furtado

24/03/2026
Educação

Professor da UFT participa de seminário internacional sobre jornalismo e inteligência artificial

24/03/2026
Educação

Liga Acadêmica de Saúde Mental para Mulheres participa de acolhimento a calouros de Psicologia na UFT

24/03/2026
Agricultura e Pecuária

Preço da alface aumenta no atacado de São Paulo

24/03/2026
Logomarca Leal Junior

O site que busca sempre a notícia com credibilidade e transparência.

#SIGA-NOS:

MAIS RECENTES

  • Foragido da justiça é preso pela PM por homicídio qualificado em Itacajá
  • Em Tocantinópolis: Polícia Militar recupera celular furtado
  • Professor da UFT participa de seminário internacional sobre jornalismo e inteligência artificial

CATEGORIAS

ÚLTIMAS

edit post
Após a prisão, suspeito foi apresentado na Polícia Civil, em Pedro Afonso - Foto: Ascom 3º BPM

Foragido da justiça é preso pela PM por homicídio qualificado em Itacajá

24/03/2026
edit post
Design celular - Foto: 5ª CIPM

Em Tocantinópolis: Polícia Militar recupera celular furtado

24/03/2026
  • Quem Somos
  • Fale Conosco
  • Política de Privacidade

© 2024 Portal LJ - Todos os direitos reservados.

Sem resultados
Ver todos resultados
  • Categorias
    • Agricultura e Pecuária
    • Brasil
    • Economia
    • Educação
    • Entretenimento
    • Esportes
    • Miracema
    • Política
    • Saúde
    • Palmas
    • Tocantins
  • Coluna do Leal
  • Gol de Placa

© 2024 Portal LJ - Todos os direitos reservados.

Sem resultados
Ver todos resultados
  • Categorias
    • Agricultura e Pecuária
    • Brasil
    • Economia
    • Educação
    • Entretenimento
    • Esportes
    • Miracema
    • Política
    • Saúde
    • Palmas
    • Tocantins
  • Coluna do Leal
  • Gol de Placa

© 2024 Portal LJ - Todos os direitos reservados.

Esse website utiliza cookies. Ao continuar a utilizar este website está a dar consentimento à utilização de cookies. Visite nossa Política de Privacidade.