sábado, 14 de março de 2026.
  • Quem Somos
  • Fale Conosco
  • Política de Privacidade
  • Vídeos
  • Categorias
    • Agricultura e Pecuária
    • Brasil
    • Economia
    • Educação
    • Entretenimento
    • Esportes
    • Miracema
    • Palmas
    • Política
    • Saúde
    • Segurança
    • Tocantins
  • Quem Somos
  • Contato
PORTAL LJ
Sem resultados
Ver todos resultados
PORTAL LJ
Home Tocantins

Governo do Tocantins encerra capacitação do Aepeti com simulações práticas de combate ao trabalho infantil

Encerramento reuniu técnicos municipais em grupos de trabalho para elaborar planos de ação baseados em casos reais, fortalecendo a rede de proteção em todo o Estado

Ascom por Ascom
14/03/2026
em Tocantins
Tempo de leitura: 4 minutos
A A
Técnica Juliana Moreira explicou que tudo que foi passado durante os primeiros dias da capacitação foi colocado em prática na Oficina. Foto – Luciano Dourado/Governo do Tocantins;

Técnica Juliana Moreira explicou que tudo que foi passado durante os primeiros dias da capacitação foi colocado em prática na Oficina. Foto – Luciano Dourado/Governo do Tocantins;

CompartilharCompartilhar

O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado do Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas), encerrou ao meio-dia desta quinta-feira, 12, a I Capacitação de Ações Estratégicas do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Aepeti). Após três dias de debates intensos no auditório do Comando Geral da Polícia Militar, em Palmas, o evento foi finalizado com uma oficina prática que colocou à prova o conhecimento técnico dos representantes dos 139 municípios tocantinenses.

O ponto alto do último dia foi a simulação de situações reais enfrentadas pelas equipes nos territórios. Os participantes foram divididos em grupos de dez componentes com o desafio de analisar cenários críticos e elaborar ações imediatas de enfrentamento.

ARTIGOSRELACIONADOS

Créditos da imagem: Lwann Araújo

Em Gurupi, Amélio Cayres dialoga com a imprensa regional e reafirma pré-candidatura a governador

14/03/2026
Foto: Freepik

Dengue registra aumento no Tocantins nas primeiras semanas de 2026

14/03/2026

A gerente de Proteção Social Especial da Setas, Ruth da Silva Sampaio, destacou que depois de dois dias de orientações e qualificações para as equipes, o último dia seria para validar os conhecimentos e as dúvidas que ainda restaram: “A metodologia prática é o que garante a efetividade do programa na ponta. A teoria ganha vida quando os técnicos se sentam para resolver problemas que eles encontram no dia a dia, como a exploração em feiras livres ou o trabalho doméstico invisível. Essa troca de experiências fortalece a segurança técnica para atuar nos municípios”.

A técnica da Média Complexidade da Gerência da Proteção Social Especial, Juliana Moreira, complementou a fala da gerente explicando que tudo que foi passado durante os primeiros dias da capacitação foi colocado em prática na Oficina: “Criamos dez exemplos práticos sobre trabalho infantil, cada grupo teve que estruturar um plano de ação que envolvesse desde a identificação do trabalho precoce até o acolhimento da família e a articulação com a rede de garantia de direitos”.

Resultados e Integração

O evento contou com a participação de mais de 500 representantes dos municípios nos três dias de eventos.

A secretária da Setas, Cleizenir dos Santos, avaliou positivamente o encontro ressaltando que o Estado cumpre seu papel de suporte técnico. “Finalizamos esta etapa com a certeza de que nossas equipes municipais voltam para suas cidades mais preparadas e integradas. O objetivo é único: assegurar que o lugar da criança seja na escola e brincando, nunca trabalhando”, afirmou.

Durante os três dias, o evento percorreu os cinco eixos estratégicos do Aepeti: Informação e Mobilização, Identificação, Proteção Social, Defesa e Responsabilização, e Monitoramento.

O coordenador do Fórum Estadual de Trabalhadores do Sistema Único de Assistência Social do Tocantins (Fetsuas/TO) e representante técnico do município de Colmeia, Emanuel Aires, disse que a capacitação foi fundamental e necessária para impactar os municípios para que todos se engajem contra o trabalho Infantil: “É dever de todos assegurar à criança e ao adolescente em seus direitos fundamentais e esse evento veio corroborar com o que já fazemos e nos provocar para que façamos mais e melhor”.

A capacitação também serviu para alinhar o uso do Sistema de Monitoramento do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Simpeti), ferramenta essencial para o registro qualificado e acompanhamento das ações.

A secretária de assistência social de Angico e vice-presidente do Colegiado Estadual de Gestores Municipais de Assistência Social do Tocantins (Coegemas/TO), Deusivan Sousa dos Santos, disse que sua equipe retorna consciente e cheia de vontade de fazer algo diferente e buscar mais resultados. “Parabenizo a Setas por estar à frente e trazer uma capacitação que era tão esperada e necessária. Após esses três dias de muita informação nossa equipe volta para o município com outro olhar diferente e cheia de vontade de fazer o nosso melhor”, pontuou.

O coordenador do Creas de Gurupi, Ismael Nascimento Macedo, participou dos três dias de evento e ressaltou que após a capacitação a equipe do município está apta a identificar casos obscuros ou enraizados na cultura da sociedade como normalizados.

Com o encerramento da programação os municípios agora levam metas claras para a implementação de busca ativa e campanhas educativas permanentes, especialmente em períodos de festividades regionais, onde o risco de incidência de trabalho infantil costuma aumentar.

AEPETI

São Ações Estratégicas do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil. É um conjunto de iniciativas do Governo Federal, inserido no Sistema Único de Assistência Social (SUAS), focado em identificar, proteger e retirar crianças e adolescentes (menores de 16 anos) de atividades de trabalho, especialmente as insalubres ou degradantes.

Anterior

Prefeitura de Palmas realiza concretagem e estruturação de nova ponte, no Santa Bárbara

Próximo

Palmas conquista 1º lugar no Ranking Regional de Cidades Sustentáveis

Próximo

Palmas conquista 1º lugar no Ranking Regional de Cidades Sustentáveis

LEIA TAMBÉM

Agricultura e Pecuária

Preço do boi gordo encerra a primeira quinzena de março sem tendência definida

14/03/2026
Agricultura e Pecuária

Preço da soja se mantém em R$ 130 a saca em Paranaguá

14/03/2026
Saúde

Casos graves de infecções respiratórias crescem no Brasil, diz Fiocruz

14/03/2026
Saúde

Oncologistas alertam para 7 hábitos que aumentam o risco de câncer

14/03/2026
Saúde

100% brasileira: técnica com pele de tilápia vai além de queimaduras

14/03/2026

CATEGORIAS

  • Agricultura e Pecuária
  • Brasil
  • COLUNA DO LEAL
  • Economia
  • Educação
  • Entretenimento
  • Esportes
  • GOL DE PLACA
  • Lajeado
  • Miracema
  • Palmas
  • Papo de Skyna
  • Política
  • Saúde
  • Segurança
  • Tocantinia
  • Tocantinia
  • Tocantins

TÓPICOS

#Palmas #Tocantins #Lajeado 2° Farm Day Athletico COLUNA DO LEAL Copa do Nordeste Copão Tocantins Corinthians covid19 Dengue educação Entretenimento flamengo GOL DE PLACA Inter Lajeado Libertadores Miracema Palmas palmeiras Paris 2024 Política Seleção Brasileira São Paulo Tocantinia tocantins

POPULARES

Política

Após polêmica, Erika Hilton promete pauta de consenso em comissão

14/03/2026
Política

Morre, aos 58 anos, Professor Paulo Fernando, ex-deputado do DF

14/03/2026
Política

Com Lula, Haddad será anunciado pré-candidato ao governo de SP na 5ª

14/03/2026
Segurança

Corpo é encontrado boiando próximo à Praia da Graciosa, em Palmas

14/03/2026
Segurança

Mais de 500 habilitações vendidas ilegalmente no TO devem ser canceladas, diz polícia

14/03/2026
Logomarca Leal Junior

O site que busca sempre a notícia com credibilidade e transparência.

#SIGA-NOS:

MAIS RECENTES

  • Após polêmica, Erika Hilton promete pauta de consenso em comissão
  • Morre, aos 58 anos, Professor Paulo Fernando, ex-deputado do DF
  • Com Lula, Haddad será anunciado pré-candidato ao governo de SP na 5ª

CATEGORIAS

ÚLTIMAS

Deputada Erika Hilton (PSOL - SP). Imagem: Vinicius Loures/Câmara dos Deputados

Após polêmica, Erika Hilton promete pauta de consenso em comissão

14/03/2026

Morre, aos 58 anos, Professor Paulo Fernando, ex-deputado do DF

14/03/2026
  • Quem Somos
  • Fale Conosco
  • Política de Privacidade

© 2024 Portal LJ - Todos os direitos reservados.

Sem resultados
Ver todos resultados
  • Categorias
    • Agricultura e Pecuária
    • Brasil
    • Economia
    • Educação
    • Entretenimento
    • Esportes
    • Miracema
    • Política
    • Saúde
    • Palmas
    • Tocantins
  • Coluna do Leal
  • Gol de Placa

© 2024 Portal LJ - Todos os direitos reservados.

Sem resultados
Ver todos resultados
  • Categorias
    • Agricultura e Pecuária
    • Brasil
    • Economia
    • Educação
    • Entretenimento
    • Esportes
    • Miracema
    • Política
    • Saúde
    • Palmas
    • Tocantins
  • Coluna do Leal
  • Gol de Placa

© 2024 Portal LJ - Todos os direitos reservados.

Esse website utiliza cookies. Ao continuar a utilizar este website está a dar consentimento à utilização de cookies. Visite nossa Política de Privacidade.