sábado, 14 de março de 2026.
  • Quem Somos
  • Fale Conosco
  • Política de Privacidade
  • Vídeos
  • Categorias
    • Agricultura e Pecuária
    • Brasil
    • Economia
    • Educação
    • Entretenimento
    • Esportes
    • Miracema
    • Palmas
    • Política
    • Saúde
    • Segurança
    • Tocantins
  • Quem Somos
  • Contato
PORTAL LJ
Sem resultados
Ver todos resultados
PORTAL LJ
Home Tocantins

A 60 dias da Agrotins 2026, Governo do Tocantins inicia preparativos para a maior feira de tecnologia agropecuária da Região Norte

Feira ocorre de 12 a 16 de maio, no Parque Agrotecnológico Engenheiro Agrônomo Mauro Mendanha, em Palmas

Ascom por Ascom
14/03/2026
em Tocantins
Tempo de leitura: 5 minutos
A A
Servidores fazem roçagem e limpeza do local, onde é será realizado a Agrotins 2026 – Crédito foto: Governo do Tocantins

Servidores fazem roçagem e limpeza do local, onde é será realizado a Agrotins 2026 – Crédito foto: Governo do Tocantins

CompartilharCompartilhar

O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária (Seagro), iniciou os preparativos para a 26ª Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins (Agrotins 2026), que ocorre em 60 dias. Os primeiros serviços incluem roçagem e limpeza no Parque Agrotecnológico Engenheiro Agrônomo Mauro Mendanha, em Palmas, onde o evento será realizado de 12 a 16 de maio.

Considerada a maior feira agrotecnológica da Região Norte e consolidada no calendário nacional do agronegócio, a Agrotins reúne produtores, empresas, instituições de pesquisa, estudantes e profissionais do setor em um ambiente voltado à inovação, à difusão de tecnologias e à geração de negócios no campo.

ARTIGOSRELACIONADOS

Créditos da imagem: Lwann Araújo

Em Gurupi, Amélio Cayres dialoga com a imprensa regional e reafirma pré-candidatura a governador

14/03/2026
Foto: Freepik

Dengue registra aumento no Tocantins nas primeiras semanas de 2026

14/03/2026

As próximas etapas envolvem a montagem dos galpões e dos estandes dos expositores. Durante os cinco dias de programação, a feira apresentará aos visitantes as principais inovações tecnológicas aplicadas às diversas cadeias produtivas do agronegócio tocantinense.

O governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, reforça que a Agrotins se consolidou como um dos principais eventos do agronegócio brasileiro e reafirma o protagonismo do Tocantins no desenvolvimento do setor produtivo. “A Agrotins representa a força do agro tocantinense e o compromisso do nosso governo com quem produz no campo. É um espaço de inovação, geração de negócios e troca de conhecimento, que fortalece a agricultura, a pecuária e impulsiona a economia do nosso estado. Mais uma vez, estamos mobilizando nossas equipes e parceiros para realizar uma grande edição dessa feira que já é referência em todo o país”, ressalta.

O secretário de Estado da Agricultura e Pecuária, Fred Sodré, pontua que a mobilização para a realização da feira envolve diversas instituições e reforça o compromisso do Governo do Tocantins com o desenvolvimento do setor produtivo. “A Agrotins é um dos eventos mais importantes do calendário do agronegócio brasileiro e representa um momento de integração entre produtores, empresas, instituições e a sociedade. Estamos trabalhando para realizar mais uma grande edição da feira, que mostra a força do agro tocantinense, estimula a inovação no campo e gera oportunidades de negócios e desenvolvimento para o nosso estado”, afirma.

O diretor de Agrotecnologia, Tecnologias Sociais e Sociobiodiversidade, da Seagro, Fernando Garcia, explica que os preparativos já avançam nos espaços destinados às empresas expositoras. “Os trabalhos já estão em andamento para garantir toda a estrutura necessária à montagem dos estandes das empresas de tecnologia, máquinas, implementos agrícolas e vitrines tecnológicas. A cada ano, buscamos aperfeiçoar a infraestrutura da Agrotins para receber pequenos, médios e grandes produtores e apresentar o que há de mais inovador no agro. Neste momento, já contamos com cerca de 90% dos estandes comercializados”, destaca.

Pecuária

Uma das atividades de grande expressão econômica no Tocantins, a pecuária terá destaque na 26ª edição da Agrotins. O Pavilhão da Pecuária está sendo preparado para receber animais de alto padrão produtivo de diversas raças de bovinos, ovinos, caprinos e equinos, reunindo cerca de 500 animais.

Uma das atividades de grande expressão econômica no Tocantins, a pecuária terá destaque na 26ª edição da Agrotins. O Pavilhão da Pecuária está sendo preparado para receber animais de alto padrão produtivo de diversas raças de bovinos, ovinos, caprinos e equinos, reunindo cerca de 500 animais.

Entre as raças que estarão em evidência está o gado Caracu, um taurino adaptado ao clima tropical brasileiro. A raça se destaca por sua rusticidade, resistência a parasitas e às altas temperaturas, além da elevada fertilidade – acima de 90% – e facilidade de manejo. De dupla aptidão, apresenta bom desempenho tanto na produção de carne quanto de leite, com excelente conversão alimentar a pasto e elevada habilidade materna.

Grãos

O segmento agrícola também terá espaço de destaque na Agrotins. Empresas de comercialização de sementes e insumos estarão preparando vitrines tecnológicas com variedades de culturas como milho, arroz, feijão, soja, sorgo e gergelim, entre outras, apresentando aos produtores as cultivares mais produtivas e adaptadas às condições da região.

Agricultura familiar

A agricultura familiar também terá participação expressiva na feira, com a mobilização de caravanas de agricultores de diversos municípios tocantinenses, totalizando cerca de 800 agricultores familiares, custeados pelo Governo do Tocantins.

Durante a visita à Agrotins, os produtores também participarão da Rota da Integração, iniciativa que promoverá a apresentação de tecnologias e soluções voltadas à agricultura familiar. Os agricultores serão conduzidos aos espaços de demonstração e capacitação voltados ao fortalecimento da produção.

Neste ano, o Pavilhão da Agricultura Familiar ficará localizado na área central da feira, em espaço exclusivo para exposição de produtos de agroextrativistas e agricultores familiares. Cerca de 40 agroextrativistas estarão expondo produtos naturais do Cerrado tocantinense, como biojoias, compotas de frutos regionais, licores, doces de buriti, caju, murici e mangaba, geleias, produtos derivados do pequi, bolos artesanais, além de peças de artesanato em capim-dourado e coco babaçu.

Outra novidade desta edição será a realização do Concurso do Queijo Frescal, criado com os objetivos de valorizar e dar visibilidade à produção das agroindústrias de laticínios do Tocantins. A avaliação dos produtos considerará critérios como aparência externa, textura, aroma e sabor.

Estrutura

Instalada em uma área de 700 mil m², a Agrotins conta com unidades demonstrativas de campo, dinâmicas de máquinas agrícolas, auditórios para palestras e capacitações, exposição de animais, comercialização de produtos regionais, implementos agrícolas, veículos leves, pesados e náuticos, além de ampla estrutura para circulação de visitantes e realização de negócios.

Agrotins 2026

A feira é uma realização do Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária (Seagro), da Secretaria de Estado da Indústria, Comércio e Serviços (Sics), da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec), do Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins), da Fundação de Amparo à Pesquisa do Tocantins (Fapt) e da Tocantins Parcerias, em conjunto com empresas do agro, órgãos públicos e instituições de pesquisas e educacionais.

Anterior

Governo do Tocantins cria Núcleo de Inteligência e Resiliência de Tecnologia da Informação

Próximo

CRMV-TO marca presença na Câmara Nacional de Presidentes, em São Paulo

Próximo
FOTO: DIVULGAÇÃO/CRMV-TO

CRMV-TO marca presença na Câmara Nacional de Presidentes, em São Paulo

LEIA TAMBÉM

Saúde

Casos graves de infecções respiratórias crescem no Brasil, diz Fiocruz

14/03/2026
Saúde

Oncologistas alertam para 7 hábitos que aumentam o risco de câncer

14/03/2026
Saúde

100% brasileira: técnica com pele de tilápia vai além de queimaduras

14/03/2026
Educação

Lançado edital de seleção do Programa Auxílio Alimentação para pós-graduandos

14/03/2026
Educação

Seletivo para Monitoria em Acessibilidade e Inclusão Estudantil da UFT inscreve até dia 23 de março

14/03/2026

CATEGORIAS

  • Agricultura e Pecuária
  • Brasil
  • COLUNA DO LEAL
  • Economia
  • Educação
  • Entretenimento
  • Esportes
  • GOL DE PLACA
  • Lajeado
  • Miracema
  • Palmas
  • Papo de Skyna
  • Política
  • Saúde
  • Segurança
  • Tocantinia
  • Tocantinia
  • Tocantins

TÓPICOS

#Palmas #Tocantins #Lajeado 2° Farm Day Athletico COLUNA DO LEAL Copa do Nordeste Copão Tocantins Corinthians covid19 Dengue educação Entretenimento flamengo GOL DE PLACA Inter Lajeado Libertadores Miracema Palmas palmeiras Paris 2024 Política Seleção Brasileira São Paulo Tocantinia tocantins

POPULARES

Política

Com Lula, Haddad será anunciado pré-candidato ao governo de SP na 5ª

14/03/2026
Segurança

Corpo é encontrado boiando próximo à Praia da Graciosa, em Palmas

14/03/2026
Segurança

Mais de 500 habilitações vendidas ilegalmente no TO devem ser canceladas, diz polícia

14/03/2026
Segurança

Investigação aponta que marido matou merendeira após marcar falso encontro por aplicativo de mensagem

14/03/2026
Agricultura e Pecuária

Preço do boi gordo encerra a primeira quinzena de março sem tendência definida

14/03/2026
Logomarca Leal Junior

O site que busca sempre a notícia com credibilidade e transparência.

#SIGA-NOS:

MAIS RECENTES

  • Com Lula, Haddad será anunciado pré-candidato ao governo de SP na 5ª
  • Corpo é encontrado boiando próximo à Praia da Graciosa, em Palmas
  • Mais de 500 habilitações vendidas ilegalmente no TO devem ser canceladas, diz polícia

CATEGORIAS

ÚLTIMAS

Lula e Haddad conversam no Congresso • 20/12/2023REUTERS/Adriano Machado

Com Lula, Haddad será anunciado pré-candidato ao governo de SP na 5ª

14/03/2026
Corpo foi encontrado no Lago de Palmas — Foto: Allessandro Ferreira/Agência Tocantins

Corpo é encontrado boiando próximo à Praia da Graciosa, em Palmas

14/03/2026
  • Quem Somos
  • Fale Conosco
  • Política de Privacidade

© 2024 Portal LJ - Todos os direitos reservados.

Sem resultados
Ver todos resultados
  • Categorias
    • Agricultura e Pecuária
    • Brasil
    • Economia
    • Educação
    • Entretenimento
    • Esportes
    • Miracema
    • Política
    • Saúde
    • Palmas
    • Tocantins
  • Coluna do Leal
  • Gol de Placa

© 2024 Portal LJ - Todos os direitos reservados.

Sem resultados
Ver todos resultados
  • Categorias
    • Agricultura e Pecuária
    • Brasil
    • Economia
    • Educação
    • Entretenimento
    • Esportes
    • Miracema
    • Política
    • Saúde
    • Palmas
    • Tocantins
  • Coluna do Leal
  • Gol de Placa

© 2024 Portal LJ - Todos os direitos reservados.

Esse website utiliza cookies. Ao continuar a utilizar este website está a dar consentimento à utilização de cookies. Visite nossa Política de Privacidade.