Aproximadamente 280 búfalos podem ter sido perdidos após as chuvas no Rio Grande do Sul, estima a Associação Gaúcha de Criadores de Búfalos (Ascribu), que auxiliou no resgate de 40 animais após serem avistados em Porto Alegre.
Os animais pertenciam a dois criadores da Ilha do Lages, no arquipélago de Porto Alegre, onde havia cerca de 400 cabeças. Aproximadamente metade foi resgatada com barco boiadeiro, e os demais foram levados pela água. A Associação estima que os animais perdidos representam cerca de 85% desse rebanho.
“Nós pegamos animais próximo ao aeroporto, na Freeway, em Canoas, no Barra Shopping, no Centro de Treinamento do Grêmio, na Arena, no Beira Rio e no Gasômetro. A gente foi encontrando búfalos por tudo e aos pouquinhos estamos reunindo os animais de volta a sua casa, ao seu campo”, relata a presidente da Ascribu, Desirée Möller.
A dirigente, que também é médica veterinária e criadora, acolheu os bubalinos, na sua maioria terneiras e novilhos, até que as estradas de acesso fossem reabertas. Os animais, então, foram conduzidos em caminhões de volta à ilha.
Comentários sobre este post