quinta-feira, 18 de junho de 2026.
  • Quem Somos
  • Fale Conosco
  • Política de Privacidade
  • Vídeos
  • Categorias
    • Agricultura e Pecuária
    • Brasil
    • Economia
    • Educação
    • Entretenimento
    • Esportes
    • Miracema
    • Palmas
    • Política
    • Saúde
    • Segurança
    • Tocantins
  • Quem Somos
  • Contato
PORTAL LJ
Sem resultados
Ver todos resultados
PORTAL LJ
Home Brasil

Frente fria avança e deixa quase todo o Brasil sob alerta de chuva

De acordo com o Inmet, todas as regiões do país estão sob alertas paras chuvas intensas. Algumas localidades podem ter transtornos

por Metrópoles
09/03/2026
em Brasil
Tempo de leitura: 3 minutos
A A
Gilson Abreu/AEN

Gilson Abreu/AEN

CompartilharCompartilhar

A chegada de uma frente fria deve provocar chuva forte em quase todo o país nesta segunda-feira (9/3). O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), emitiu alertas de “perigo potencial” para chuvas intensas para todas as regiões do território nacional. Há ainda alertas de “perigo” para áreas do Centro-Oeste, Norte e Sudeste.

Conforme o órgão, o sistema meteorológico aumenta a instabilidade atmosférica e pode provocar temporais, com volumes elevados de precipitação e risco de transtornos, especialmente em áreas urbanas.

ARTIGOSRELACIONADOS

Vinícius Schmidt /Metrópoles @vinicius.foto

Clima: Brasil tem geadas no Sul, chuvas no Nordeste e calorão no Norte

18/06/2026
MPF/ reprodução

Estrangeira vive há seis meses em aeroporto de Belém

18/06/2026

De acordo com a previsão, estados como São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo devem registrar pancadas intensas ao longo da semana, algumas acompanhadas de trovoadas e acumulados significativos de chuva. A orientação é que a população acompanhe os alertas da Defesa Civil devido à possibilidade de alagamentos e outros impactos provocados pelas precipitações.

Aumento das chuvas

O aumento das chuvas está associado ao avanço de uma frente fria pela costa do Sudeste, que altera a circulação de ventos sobre o país e intensifica as áreas de instabilidade. Ao mesmo tempo, o ar quente e úmido predominante nessas regiões favorece a formação de nuvens carregadas, sobretudo durante a tarde e a noite.

Nas capitais da região, as temperaturas devem variar pouco ao longo desta segunda. Em Belo Horizonte, os termômetros devem oscilar entre 18°C e 24°C. No Rio de Janeiro, a mínima prevista é de 24°C, com máxima de 27°C. Já em São Paulo, a temperatura deve variar entre 19°C e 25°C.

Meteorologistas alertam que, na segunda semana de março, novos episódios de chuva volumosa podem ocorrer no Sudeste, com potencial para causar transtornos à população, incluindo enchentes e deslizamentos em áreas mais vulneráveis.

Além do Sudeste, áreas do Centro-Oeste também devem registrar pancadas frequentes nos próximos dias, estimuladas pela combinação entre a umidade elevada e a formação de áreas de baixa pressão no interior do país.

No Mato Grosso do Sul, os temporais devem atingir principalmente o leste e o nordeste do estado — em regiões próximas às divisas com São Paulo, Minas Gerais e Goiás — além da faixa centro-oeste, que inclui Campo Grande. Em Mato Grosso, a chuva deve se concentrar nas áreas oeste e sul, enquanto em Goiás a previsão aponta maior probabilidade de precipitação no sul do estado. Na capital, Goiânia as temperaturas ficarão entre 20°C e 28°C.

Na Região Norte, a previsão do Inmet aponta chuva frequente em praticamente todos os estados, com maior intensidade no Amazonas, Pará, Acre e Rondônia. As pancadas devem ocorrer principalmente à tarde e à noite, em um cenário típico do período chuvoso na região amazônica, favorecido pela elevada umidade e pelo calor.

No Nordeste, a situação é mais irregular. Enquanto áreas do interior e do norte da região têm previsão de pancadas de chuva isoladas, parte do leste nordestino deve registrar tempo mais estável, com menor volume de precipitação. O mapa também indica menor probabilidade de chuva em alguns trechos da faixa litorânea, onde o tempo tende a ficar parcialmente nublado.

Já a região sul está sob alerta laranja para fortes ventos costeiros, que podem causar movimentação em dunas de areia sobre construções na orla, desde este sábado. As condições se mantêm até esta segunda-feira nas regiões da Grande Florianópolis, Metropolitana de Porto Alegre, Metropolitana de Curitiba, Norte Catarinense, Sul Catarinense, Sudeste Rio-grandense, Vale do Itajaí, Litoral Sul Paulista e Nordeste Rio-grandense.

No estado, as temperaturas devem ficar mais amenas. Em Curitiba, a previsão indica mínima de 17°C e máxima de 22°C ao longo do dia, enquanto em Florianópolis os termômetros devem variar entre 21°C e 23°C.

Anterior

Indústria, varejo e turismo: entenda como a guerra no Irã está transformando os negócios globais

Próximo

Prefeitura vai apurar caso de pai que buscou bebê errado em creche

Próximo
Reprodução/Correio 24 Horas

Prefeitura vai apurar caso de pai que buscou bebê errado em creche

LEIA TAMBÉM

Segurança

Homem é preso suspeito de agredir a própria mãe com golpes de capacete

18/06/2026
Segurança

Suspeito de matar ex-companheira foi preso a quase 900 km do local do crime

18/06/2026
Segurança

Homem é preso pela PM por porte ilegal de arma de fogo em Gurupi

18/06/2026
Agricultura e Pecuária

Preço do boi gordo cai em diversas regiões com a demanda mais fraca

18/06/2026
Agricultura e Pecuária

Preços dos suínos vivos registram as primeiras altas desde o Dia das Mães

18/06/2026

CATEGORIAS

  • Agricultura e Pecuária
  • Brasil
  • COLUNA DO LEAL
  • Economia
  • Educação
  • Entretenimento
  • Esportes
  • GOL DE PLACA
  • Lajeado
  • Miracema
  • Palmas
  • Papo de Skyna
  • Política
  • Saúde
  • Segurança
  • Tocantinia
  • Tocantinia
  • Tocantins

TÓPICOS

#Palmas #Tocantins #Lajeado 2° Farm Day Athletico COLUNA DO LEAL Copa do Nordeste Copão Tocantins Corinthians covid19 Dengue educação Entretenimento flamengo GOL DE PLACA Inter Lajeado Libertadores Miracema Palmas palmeiras Paris 2024 Política Seleção Brasileira São Paulo Tocantinia tocantins

POPULARES

Esportes

Messi lidera ranking da Fifa na Copa e Vini Jr. se destaca. Veja lista

18/06/2026
Tocantins

Governo do Tocantins divulga edital para participação na 8ª Feira Nacional de Artesanato e Cultura do Ceará (Fenacce)

18/06/2026
Palmas

HGP promove encontro especial entre paciente e cachorro de estimação

18/06/2026
Palmas

Palmas marca presença em encontro nacional de gestores de políticas para pessoas com deficiência em São Paulo

18/06/2026
Educação

Professora da ETI Margarida Lemos utiliza Inteligência Artificial para despertar criatividade dos estudantes em grandes produções de arte

18/06/2026
Logomarca Leal Junior

O site que busca sempre a notícia com credibilidade e transparência.

#SIGA-NOS:

MAIS RECENTES

  • Messi lidera ranking da Fifa na Copa e Vini Jr. se destaca. Veja lista
  • Governo do Tocantins divulga edital para participação na 8ª Feira Nacional de Artesanato e Cultura do Ceará (Fenacce)
  • HGP promove encontro especial entre paciente e cachorro de estimação

CATEGORIAS

ÚLTIMAS

Tom Weller/picture alliance via Getty Images

Messi lidera ranking da Fifa na Copa e Vini Jr. se destaca. Veja lista

18/06/2026
Foto: Marcelo Rodrigues/Governo do Tocantins

Governo do Tocantins divulga edital para participação na 8ª Feira Nacional de Artesanato e Cultura do Ceará (Fenacce)

18/06/2026
  • Quem Somos
  • Fale Conosco
  • Política de Privacidade

© 2024 Portal LJ - Todos os direitos reservados.

Sem resultados
Ver todos resultados
  • Categorias
    • Agricultura e Pecuária
    • Brasil
    • Economia
    • Educação
    • Entretenimento
    • Esportes
    • Miracema
    • Política
    • Saúde
    • Palmas
    • Tocantins
  • Coluna do Leal
  • Gol de Placa

© 2024 Portal LJ - Todos os direitos reservados.

Sem resultados
Ver todos resultados
  • Categorias
    • Agricultura e Pecuária
    • Brasil
    • Economia
    • Educação
    • Entretenimento
    • Esportes
    • Miracema
    • Política
    • Saúde
    • Palmas
    • Tocantins
  • Coluna do Leal
  • Gol de Placa

© 2024 Portal LJ - Todos os direitos reservados.

Esse website utiliza cookies. Ao continuar a utilizar este website está a dar consentimento à utilização de cookies. Visite nossa Política de Privacidade.