Eliminado nas quartas de final do Campeonato Carioca após derrota por 2 x 1 para o Flamengo, o Botafogo agora vira a chave para a Taça Rio 2026. O torneio de consolação, disputado pelos perdedores das quartas de final, representa a última chance do Glorioso no Estadual: além do troféu, o campeão garante vaga na Copa do Brasil de 2027 e na Copa Sul-Sudeste de 2027.
O Fogão enfrenta o Boavista na semifinal, em duelo de ida e volta. O jogo de volta está marcado para sábado (21/2), às 21h.
Retrospecto favorável, mas momento delicado
O Botafogo tem amplo domínio histórico recente contra o Boavista: nove vitórias em 13 confrontos na última década. No entanto, o time vive uma sequência negativa recente contra o adversário, o que aumenta a pressão para reagir.
O Glorioso não sabe o que é vencer há seis jogos, pior sequência desde 2020. No período, foram quatro clássicos, sendo duas derrotas para o Fluminense, uma para o Flamengo e outra para o Vasco. O retrospecto ainda inclui o jogo contra o Grêmio pelo Brasileirão e o revés da última quinta-feira (19/2), contra o Nacional Potosí, da Bolívia.
No outro lado da chave, Volta Redonda e Bangu se enfrentam. O vencedor pega o ganhador de Botafogo x Boavista na final, em jogo único.





