A derrota do Benfica para o Real Madrid por 1 x 0 na Champions League, em jogo realizado nessa terça-feira (17/2), ficou em segundo plano após Vini Jr. acusar Gianluca Prestianni, dos Encarnados, de racismo. O clube português afirma que o atleta está sendo alvo de “campanha de difamação“.
Em nota oficial, após a Uefa anunciar abertura de investigação sobre o caso, o Benfica saiu em defesa de Prestianni. Segundo o clube português, o atleta não teria chamado Vini Jr. de macaco, como alega o brasileiro.
“O Sport Lisboa e Benfica reitera ainda que apoia e acredita plenamente na versão apresentada pelo jogador Gianluca Prestianni, cuja conduta ao serviço do Clube sempre foi pautada pelo respeito pelos adversários, pelas instituições e pelos princípios que definem a identidade benfiquista. O Clube lamenta a campanha de difamação de que o jogador tem sido vítima”, diz trecho da nota (confira a íntegra do comunicado ao fim da matéria).
Entenda o caso
- Vini Jr. marcou o gol da vitória do Real Madrid por 1 x 0 sobre o Benfica, em jogo de ida dos playoffs da Champions League.
- Após o gol, Vini Jr. acusou o atacante argentino Gianluca Prestianni, do Benfica, de racismo.
- O brasileiro afirma que foi chamado de macaco pelo argentino.
- As ofensas contra Vini Jr. foram confirmadas por outros jogadores do Real Madrid, como Kylian Mbappé e Fede Valverde.
- O camisa 7 do Real Madrid denunciou o caso ao árbitro François Letexier, que ativou o protocolo antirracismo.
- Gianluca Prestianni negou que tenha cometido o crime de racismo contra Vini Jr.
- O jogador do Benfica alega que Vini Jr. “interpretou mal” e que ele nunca foi racista com ninguém.
- Prestianni afirma ter recebido ameaças de jogadores do Real Madrid.
Confira a íntegra da nota do Benfica
“O Sport Lisboa e Benfica encara com total espírito de colaboração, transparência, abertura e sentido de esclarecimento as diligências hoje anunciadas pela UEFA, na sequência do alegado caso de racismo ocorrido no jogo frente ao Real Madrid.
O Clube reafirma, de forma clara e inequívoca, o seu compromisso histórico e intransigente com a defesa dos valores da igualdade, do respeito e da inclusão, que vão ao encontro dos valores matriciais da sua fundação e que têm em Eusébio o seu símbolo maior.
O Sport Lisboa e Benfica reitera ainda que apoia e acredita plenamente na versão apresentada pelo jogador Gianluca Prestianni, cuja conduta ao serviço do Clube sempre foi pautada pelo respeito pelos adversários, pelas instituições e pelos princípios que definem a identidade benfiquista. O Clube lamenta a campanha de difamação de que o jogador tem sido vítima”.






