O MDB do Rio de Janeiro deve anunciar nesta quinta-feira (19/2) apoio à candidatura do prefeito Eduardo Paes (PSD) ao governo do estado.
O anúncio deve ocorrer durante a cerimônia que confirmará a reeleição do ex-prefeito de Duque de Caxias Washington Reis ao comando do MDB fluminense.
Reis afirmou ao Metrópoles que, no evento, também será anunciado que a sigla indicará um candidato a vice-governador na chapa de Paes.
Duas opções estão na mesa: a advogada Jane Reis, irmã do ex-prefeito e ligada à Assembleia de Deus; e o deputado estadual Rosenverg Reis, também irmão de Washington.
Segundo o ex-prefeito de Duque de Caxias, Eduardo Paes teria sinalizado preferência por um nome feminino — o que levaria Jane a ser confirmada na indicação.
“Provavelmente será um dos dois”, adiantou.
A construção do apoio do MDB a Eduardo Paes passou por conversas entre as lideranças nacionais e estaduais das siglas. Também pesou a demora na análise de um recurso, no Supremo Tribunal Federal (STF), que pode tornar Reis inelegível.
Há alguns meses, Washington Reis vinha se posicionando como pré-candidato ao governo do Rio. Segundo ele, a indefinição levou a sigla a realinhar os planos.
“Retirei minha candidatura por causa do processo, e estamos apertados no tempo para construir a nossa nominata no estado”, explicou. “Eduardo me procurou e nós temos uma relação muito boa. Se não formos concorrentes, o melhor era nos apoiarmos. Foi um caminho fácil”, justificou.
Ao Metrópoles, o presidente do PSD no Rio, deputado Pedro Paulo, afirmou que toda a construção e a indicação da vice pelo MDB está “completamente” validada no partido.
Washington Reis disse que o acordo também foi discutido com o presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab.
A expectativa é de que, no evento do MDB nesta quinta, lideranças da sigla e da prefeitura do Rio também estejam presentes.






