O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) acompanha neste domingo (15/2) o desfile da Acadêmicos de Niterói, escola de samba que fará uma homenagem ao petista, em um camarote da Prefeitura do Rio de Janeiro.
Segundo pessoas que acompanham Lula no evento, familiares, amigos e ministros estarão ao lado do presidente. Além deles, também estará presente o prefeito do Rio, Eduardo Paes (PSD).
Entre os ministros que marcaram presença, estão Gleisi Hoffmann (Relações Institucionais), Alexandre Padilha (Saúde), Alexandre Silveira (Minas e Energia), Frederico Siqueira (Comunicações), Macaé Evaristo (Direitos Humanos), Márcia Lopes (Mulheres) e Anielle Franco (Igualdade Racial). Ao longo das últimas semanas, ministros foram aconselhados a não desfilar neste domingo, a fim de evitar questionamentos jurídicos da apresentação.
O vice-presidente Geraldo Alckmin e a sua esposa, Lu Alckmin, também estão no camarote. Uma das maiores lideranças do PT, o ex-ministro da Casa Civil José Dirceu é outro nome que marcou presença no camarote.
Também acompanharão o desfile no camarote da Prefeitura do Rio os deputados federais Lindbergh Farias (PT-RJ), Taliria Petrone (PSol-RJ) e Tarcísio Motta (PSol-RJ).
Amigo da primeira-dama Rosângela Lula da Silva e secretário-executivo do Ministério da Cultura, Márcio Tavares chegou à Marquês de Sapucaí com o petista.
Primeira escola a entrar na Marquês de Sapucaí pelo grupo especial do Carnaval do Rio de Janeiro este ano, a Acadêmicos de Niterói contará a história de Lula em “Do alto do mulungu surge a esperança: Lula, o operário do Brasil“.
O samba-enredo da agremiação terá referências diretas ao universo do PT. A letra reproduzirá um dos gritos de guerra entoados pela militância (“Olê, olê, olê, olá, Lula, Lula”) e mencionará, em duas passagens, o número de urna do partido.
A primeira-dama Janja é aguardada como destaque do último carro alegórico da escola de Niterói. Familiares do petista também devem desfilar.






