sábado, 4 de julho de 2026.
  • Quem Somos
  • Fale Conosco
  • Política de Privacidade
  • Vídeos
  • Categorias
    • Agricultura e Pecuária
    • Brasil
    • Economia
    • Educação
    • Entretenimento
    • Esportes
    • Miracema
    • Palmas
    • Política
    • Saúde
    • Segurança
    • Tocantins
  • Quem Somos
  • Contato
PORTAL LJ
Sem resultados
Ver todos resultados
PORTAL LJ
Home Brasil

Frente fria avança no Sul e provoca tempo instável no país; confira

por Metrópoles
11/02/2026
em Brasil
Tempo de leitura: 4 minutos
A A
Frente Fria Foto: William Gonçalves/ Metrópoles

Frente Fria Foto: William Gonçalves/ Metrópoles

CompartilharCompartilhar

De acordo com a Climatempo, a quarta-feira (11/2) será marcada por contrastes no clima em todo o Brasil. Enquanto o avanço de uma nova frente fria provoca chuva moderada a forte no Sul, a atuação de umidade, calor e sistemas como a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) mantém instabilidades em outras regiões.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alertas de chuvas intensas e tempestade para a maior parte do país.

ARTIGOSRELACIONADOS

Vinícius Schmidt/Metrópoles

Enem 2026 tem o maior número de incrições confirmadas desde 2020

04/07/2026
Igo Estrela/Metrópoles

Datafolha: 40% dos brasileiros associam pobreza à preguiça

04/07/2026

Confira a previsão do tempo por região:

Região Sul

A manhã começa com tempo mais firme na maior parte da Região Sul, com sol predominando e temperaturas em elevação. No norte do Paraná, há chance de chuva fraca desde cedo. Ainda pela manhã, áreas de instabilidade associadas ao avanço de uma nova frente fria provocam chuvas moderadas a fortes no sudoeste, oeste, sul e Campanha Gaúcha, com trovoadas.

Ao longo do dia, as pancadas se espalham por grande parte do Rio Grande do Sul, com risco de temporais na faixa sul, além do nordeste, Serra e litoral sul do estado. No interior catarinense e em áreas do norte, sul e sudeste do Paraná, a chuva também ocorre de forma mais intensa, enquanto em outras áreas o tempo segue firme. O calor predomina, e as rajadas de vento variam entre 40 e 50 km/h, podendo chegar a 70 km/h no oeste gaúcho.

Região Sudeste

Com a Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) desconfigurada, a umidade ainda mantém instabilidades no norte, nordeste, litoral norte, interior e leste de São Paulo, sul do Rio de Janeiro e em grande parte de Minas Gerais, com chuva fraca a moderada e pontos mais fortes, especialmente em áreas mineiras.

No Rio de Janeiro e sul do Espírito Santo, a chuva ocorre de forma mais intensa, com risco de temporais na Serra e sul fluminense.

As temperaturas ficam mais agradáveis em boa parte da Região, mas o calor aumenta no oeste e sul paulista, no Rio de Janeiro, nordeste mineiro e em grande parte do Espírito Santo. Rajadas de vento entre 40 e 50 km/h atingem São Paulo, Triângulo Mineiro, Região dos Lagos (RJ) e litoral sul capixaba.

Já em São Paulo chove de forma mais intensa desde cedo em áreas do norte, nordeste, leste, litoral norte e Vale do Paraíba. Pela manhã, a instabilidade persiste nessas regiões e também há chuva fraca no interior e litoral. Ao longo do dia, as pancadas se intensificam, com risco de temporais no norte e nordeste paulista e no Vale do Paraíba, enquanto no sul do estado a chuva ocorre de forma fraca.

Região Centro-Oeste

Mesmo com a ZCAS desconfigurada, há previsão de chuva fraca a moderada em áreas de Goiás e de Mato Grosso desde cedo, com intensidade moderada a forte em grande parte do estado mato-grossense. Em Mato Grosso do Sul, a manhã começa com tempo mais firme.

O tempo permanece abafado, com temperaturas elevadas e rajadas de vento entre 40 e 50 km/h no sul de Mato Grosso e Goiás e no norte e leste de Mato Grosso do Sul.

Região Nordeste

As pancadas de chuva ocorrem de forma mais intensa no oeste e interior da Bahia, na metade sul do Piauí e em grande parte do Maranhão, enquanto a ZCIT influencia o litoral norte da Região. Pela manhã, as condições melhoram, mas ainda chove de forma isolada nessas áreas e na faixa leste, onde a chuva pode ser mais forte.

Entre os litorais da Paraíba, Sergipe e Alagoas, a chuva ocorre com intensidade moderada a forte. Nas demais áreas, o tempo segue firme e o calor predomina. A umidade relativa do ar fica mais baixa no norte e interior da Bahia, podendo ficar abaixo dos 30%. Rajadas de vento entre 40 e 50 km/h atingem áreas litorâneas e o leste da Região.

Região Norte

Chove forte desde as primeiras horas do dia em grande parte do Amazonas, Pará, Tocantins, Rondônia e Amapá, sob influência da ZCIT. Em outras áreas, a manhã começa mais firme. Ao longo do dia, a nebulosidade aumenta e as instabilidades se intensificam no Amazonas, Pará, Amapá, Tocantins, Rondônia e Acre.

No extremo sul de Roraima, há chance de pancadas de chuva, enquanto o restante do estado segue mais firme, com aberturas de sol, sensação de abafamento e umidade mais baixa.

Anterior

Vini Jr. agita a web com clique romântico ao lado de Virginia Fonseca

Próximo

Banco Master: FGC aprova plano emergencial para cobrir ressarcimentos

Próximo
Foto: Michael Melo/Metrópoles

Banco Master: FGC aprova plano emergencial para cobrir ressarcimentos

LEIA TAMBÉM

Agricultura e Pecuária

Colheita de milho avança, mas segue atrasada em relação à safra passada

04/07/2026
Agricultura e Pecuária

Preço do boi gordo recuou na semana e deve seguir pressionado em julho

04/07/2026
Economia

Estatais federais lucram R$ 169,4 bilhões em 2025, alta de 45%

04/07/2026
Economia

Balança comercial tem superávit de US$ 9,8 bilhões em junho

04/07/2026
Economia

Quina 7056: confira os números sorteados nesta sexta (3/7)

04/07/2026

CATEGORIAS

  • Agricultura e Pecuária
  • Brasil
  • COLUNA DO LEAL
  • Economia
  • Educação
  • Entretenimento
  • Esportes
  • GOL DE PLACA
  • Lajeado
  • Miracema
  • Palmas
  • Papo de Skyna
  • Política
  • Saúde
  • Segurança
  • Tocantinia
  • Tocantinia
  • Tocantins

TÓPICOS

#Palmas #Tocantins #Lajeado 2° Farm Day Athletico COLUNA DO LEAL Copa do Nordeste Copão Tocantins Corinthians covid19 Dengue educação Entretenimento flamengo GOL DE PLACA Inter Lajeado Libertadores Miracema Palmas palmeiras Paris 2024 Política Seleção Brasileira São Paulo Tocantinia tocantins

POPULARES

Tocantins

Em território indígena, Luxemburgo é recebido por caciques durante Festa do Peixe

04/07/2026
Tocantins

Miranorte: Dorinha acompanha recapeamento de vias e visita obras viabilizadas com recursos do mandato

04/07/2026
Palmas

Prefeitura de Palmas realiza ação educativa para fortalecer o Protocolo ‘Não é Não’ durante temporada de praias

04/07/2026
Segurança

Concurso da PMTO é homologado e aprovados já podem ser convocados

04/07/2026
Segurança

Motociclista de 20 anos morre após acidente com outra moto em Palmas

04/07/2026
Logomarca Leal Junior

O site que busca sempre a notícia com credibilidade e transparência.

#SIGA-NOS:

MAIS RECENTES

  • Em território indígena, Luxemburgo é recebido por caciques durante Festa do Peixe
  • Miranorte: Dorinha acompanha recapeamento de vias e visita obras viabilizadas com recursos do mandato
  • Prefeitura de Palmas realiza ação educativa para fortalecer o Protocolo ‘Não é Não’ durante temporada de praias

CATEGORIAS

ÚLTIMAS

Em território indígena, Luxemburgo é recebido por caciques durante Festa do Peixe

04/07/2026

Miranorte: Dorinha acompanha recapeamento de vias e visita obras viabilizadas com recursos do mandato

04/07/2026
  • Quem Somos
  • Fale Conosco
  • Política de Privacidade

© 2024 Portal LJ - Todos os direitos reservados.

Sem resultados
Ver todos resultados
  • Categorias
    • Agricultura e Pecuária
    • Brasil
    • Economia
    • Educação
    • Entretenimento
    • Esportes
    • Miracema
    • Política
    • Saúde
    • Palmas
    • Tocantins
  • Coluna do Leal
  • Gol de Placa

© 2024 Portal LJ - Todos os direitos reservados.

Sem resultados
Ver todos resultados
  • Categorias
    • Agricultura e Pecuária
    • Brasil
    • Economia
    • Educação
    • Entretenimento
    • Esportes
    • Miracema
    • Política
    • Saúde
    • Palmas
    • Tocantins
  • Coluna do Leal
  • Gol de Placa

© 2024 Portal LJ - Todos os direitos reservados.

Esse website utiliza cookies. Ao continuar a utilizar este website está a dar consentimento à utilização de cookies. Visite nossa Política de Privacidade.