A solenidade em comemoração aos 33 anos da Guarda Metropolitana de Palmas (GMP), realizada na tarde desta segunda-feira, 9, no quartel da corporação, foi marcada por anúncios administrativos, homenagens e premiações esportivas. Durante o evento, o prefeito Eduardo Siqueira Campos assinou autorização para que a Secretaria Municipal de Planejamento e Gestão elabore e encaminhe à Câmara Municipal um Projeto de Lei que propõe alterações na Lei nº 1.407/2005, com foco na valorização da carreira dos guardas metropolitanos.
Entre as mudanças previstas, conforme a disponibilidade orçamentária e financeira e em observância à Lei de Responsabilidade Fiscal, estão a concessão anual de progressões horizontais, manutenção da referência na progressão vertical, incorporação da gratificação de periculosidade na base de contribuição previdenciária, instituição de gratificação por titularidade, criação de novas referências e enquadramento funcional, além da definição de tabela com progressão horizontal de 5% e progressão vertical de 10%.
Na mesma ocasião, o chefe do Executivo também assinou o Projeto de Lei nº 01, de 9 de fevereiro de 2026, que estabelece, em caráter efetivo e permanente, a gratificação de periculosidade de 30% sobre o vencimento-base dos guardas metropolitanos. O benefício será incorporado aos proventos e passará a integrar a base de contribuição previdenciária da categoria.
Homenagens e reconhecimento
A cerimônia contou ainda com a entrega de placas de homenagem ao secretário-chefe do Gabinete do Prefeito, Carlos Antonio da Costa Júnior, e à primeira-dama do município, Polyanna Siqueira Campos. O prefeito Eduardo Siqueira Campos também recebeu uma estatueta em reconhecimento ao apoio institucional à corporação.
O Comandante da Guarda Metropolitana de Palmas, Gilmar Fernandes, expressou sua gratidão aos colegas e agradeceu ao prefeito pelas conquistas. “Hoje nós temos uma Guarda Metropolitana bem qualificada para atender a sociedade palmense”,disse.
O Prefeito de Palmas, Eduardo Siqueira Campos, enalteceu a importância da instituição, e a valorização de todos os guardas metropolitanos. “Estamos valorizando, cada vez mais, a nossa Guarda Metropolitana. É com esse sentimento de respeito, reconhecimento e gratidão que aqui deixo o meu abraço a todos os integrantes pelos 33 anos dessa corporação tão importante para a nossa cidade.”, disse.
Premiações esportivas
Como parte das comemorações, foram realizadas atividades esportivas entre as equipes participantes. No futebol society, o time Amigos do Prefeito ficou com a segunda colocação, enquanto o time administrativo da Guarda Metropolitana conquistou o primeiro lugar.
No campeonato de tiro, na categoria absoluto, o guarda metropolitano Alisson Mateus Costa conquistou o primeiro lugar. A segunda colocação ficou com o guarda Gustavo Carvalho Santos, e o terceiro lugar foi alcançado pelo GMP, Ryan Filho Melo.
Também foram entregues certificados aos participantes da tradicional Corrida em Pelotão de Integração das forças de segurança, que contou com a presença da Capitania Fluvial do Araguaia-Tocantins da Marinha do Brasil, do 1º e 6º Batalhões da Polícia Militar do Tocantins, da Academia de Formação do Corpo de Bombeiros Militar e da Secretaria Municipal de Mobilidade, Planejamento e Desenvolvimento Urbano.
A solenidade reuniu vereadores, secretários municipais, autoridades estaduais e federais, além de familiares dos guardas metropolitanos, marcando a data com reconhecimento institucional e integração entre as forças de segurança que atuam na capital.






