Profissionais da Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (UNACON), anexa ao Hospital Regional de Araguaína (HRA), participaram, nesta quinta-feira, 5, do encontro com o tema “Atenção multidisciplinar em oncologia: compartilhando conhecimentos, experiências e aprendizado”. A roda de conversa promovida pela gestão da unidade teve o objetivo promover a troca de conhecimentos e destacar a contribuição das equipes de psicologia, assistência social, fisioterapia e odontologia no acompanhamento dos pacientes oncológicos.
Durante o evento, a psicóloga, Ivana de Moura, ressaltou a importância de abordar as dimensões emocionais no tratamento do câncer. “Hoje falamos sobre as dimensões emocionais, porque quando ocorre um processo de adoecimento e de tratamento, não é só a pessoa que é afetada. A gente sempre precisa considerar quem está em tratamento e todos que estão ao redor dela, pois todos serão impactados emocionalmente. O câncer não atinge apenas o corpo; ele atravessa nossos relacionamentos, nossos projetos de vida, nossa identidade e a forma como vivenciamos e expressamos nossas emoções”, destacou.
A psicóloga acrescentou ainda que o impacto da doença se estende às famílias, cuidadores e também aos profissionais de saúde. “Tudo o que vivenciamos junto ao paciente e à família faz parte dessa jornada do tratamento oncológico. Falar de câncer é falar de cuidado psicológico, escuta qualificada, acolhimento do sofrimento e promoção da dignidade em todas as fases da doença, desde o diagnóstico, passando pela sobrevida, até os cuidados paliativos”, completou.
“O trabalho em equipe é a colaboração integrada entre diferentes profissionais, médicos, enfermeiros, técnicos, fisioterapeutas, entre outros. A união de todos os multiprofissionais resulta em um cuidado completo e eficiente ao paciente. Além dos procedimentos relacionados à doença, é fundamental considerar o bem-estar emocional e a autoestima do paciente. Quando todos atuam com segurança e qualidade, o atendimento se torna mais ágil, reduz a perda de tempo e contribui para uma resposta mais precisa no processo de cura”, ressaltou o assistente social, Lafaete Paranhos Monteiro.
A odontóloga, Karla Mendonça e Silva, destacou a importância da roda de conversa para a compreensão do serviço prestado na unidade. “Como a equipe multidisciplinar faz a diferença no tratamento dos pacientes! Todos falando a mesma linguagem, cada um na sua função faz com que o paciente seja acolhido e tenha um atendimento humanizado”, reforçou a profissional.
A assistente administrativa Arlete Bernardo Ferreira também avaliou positivamente a iniciativa. “É muito bom participar desses eventos, pois eles ampliam nosso conhecimento em um ambiente onde, todos os dias, trabalhamos com pessoas em tratamento oncológico”, afirmou.




