O deputado estadual Léo Barbosa (Republicanos) participou na tarde desta quinta-feira, 05, da abertura das atividades para 2026 do Centro Especializado em Transtorno do Espectro Autista do Tocantins (Cetea-TO), que contou com a presença do governador Wanderlei Barbosa, servidores, familiares, crianças e adolescentes atendidos no espaço.
Na ocasião, Léo destacou o processo para que o sonho da implantação do Cetea se tornasse realidade no Estado. “A gente que, às vezes, brigava por um cordão de identificação, hoje tem aqui um lugar extraordinário. Isso mostra o tamanho do avanço que nós tivemos nessa área, em função de um governo que não ignorou a causa das famílias atípicas e das famílias com pessoas com deficiência. É uma semente que nós plantamos, que o governador e o governo Wanderlei Barbosa deixam e que ninguém jamais vai apagar. Enquanto tivermos força, vamos lutar para que este espaço esteja sempre à disposição das famílias do Tocantins”, disse.
Ainda em seu discurso, o parlamentar reafirmou o compromisso de continuar trabalhando pela implantação de Núcleos de Atendimento ao Transtorno do Espectro Autista (Natea) no interior do estado. “Este ano já coloquei como meta e vamos trabalhar muito pela ampliação do atendimento, com a implantação de Nateas em vários municípios. O objetivo é regionalizar o cuidado e facilitar o acesso das famílias ao diagnóstico, acompanhamento terapêutico e suporte multidisciplinar”, destacou Léo.
Criado para oferecer diagnóstico precoce, tratamento contínuo e acompanhamento multidisciplinar às pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), além de promover formação continuada para profissionais das áreas da saúde e educação, o centro conta com salas amplas e climatizadas, jardim sensorial, áreas de convivência, espaços para atividades esportivas, terapias e estímulos sensoriais. Nesta fase inicial, o Cetea atenderá 250 crianças, com estrutura preparada para expandir o atendimento a até 500 pessoas, oferecendo suporte completo às famílias.
Desde 2022, o deputado Léo Barbosa vinha trabalhando na articulação do projeto, realizando visitas técnicas a unidades no Pará, instituição reconhecida pela excelência no atendimento a pessoas com autismo.




