quinta-feira, 14 de maio de 2026.
  • Quem Somos
  • Fale Conosco
  • Política de Privacidade
  • Vídeos
  • Categorias
    • Agricultura e Pecuária
    • Brasil
    • Economia
    • Educação
    • Entretenimento
    • Esportes
    • Miracema
    • Palmas
    • Política
    • Saúde
    • Segurança
    • Tocantins
  • Quem Somos
  • Contato
PORTAL LJ
Sem resultados
Ver todos resultados
PORTAL LJ
Home Política

Governistas veem decisão de Dino como chance de frear supersalários

Parlamentares avaliam que a medida pode ampliar pressão popular e criar ambiente favorável para análise de projetos contra “penduricalhos”

por Metrópoles
06/02/2026
em Política
Tempo de leitura: 5 minutos
A A
Ramiro Lucena/Camâra dos Deputados/Reprodução

Ramiro Lucena/Camâra dos Deputados/Reprodução

CompartilharCompartilhar

Parlamentares da base do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) avaliam que a decisão do ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF), pode abrir uma janela de oportunidade para o Congresso avançar no combate aos supersalários no funcionalismo público.

Dino determinou, na quinta-feira (5/2), que os Poderes Legislativo, Executivo e Judiciário reavaliem, em até 60 dias, as verbas indenizatórias — conhecidas como “penduricalhos” — pagas a servidores. Após esse prazo, segundo a decisão, apenas benefícios previstos em lei poderão ser mantidos.

ARTIGOSRELACIONADOS

Créditos - Assessoria de Comunicação

Vanderlei Luxemburgo prestigia posse de Nunes Marques na presidência do TSE

13/05/2026
LUIS NOVA/ESPECIAL METRÓPOLES @LuisGustavoNova

CEO da Genial/Quaest lista fatores que melhoraram desempenho de Lula

13/05/2026

Os “penduricalhos” são auxílios e benefícios que se somam ao salário fixo e ficam fora do teto do funcionalismo — hoje em torno de R$ 46 mil. A prática é adotada para inflar remunerações e permitir pagamentos acima do limite constitucional.

O combate aos supersalários é uma pauta recorrente na equipe econômica do governo Lula. Os ministérios da Fazenda e do Planejamento já tentaram avançar na revisão dessas verbas, mas enfrentaram resistência e falta de disposição do Congresso para levar o tema adiante — há dois anos, a ministra Simone Tebet (Planejamento) chegou a classificar os “penduricalhos” como “ilegais, inconstitucionais e imorais”.

Na decisão, Dino cobrou do Legislativo a aprovação de uma lei que defina, de forma clara, quais verbas podem ficar fora do teto. Para o ministro, a ausência dessa regulamentação provoca uma “violação massiva à Constituição”. Embora propostas tenham sido discutidas nos últimos anos, o texto mais avançado está parado no Senado desde 2021.

Aliados do governo acreditam que a ordem do STF pode destravar o debate. Em entrevista recente ao Metrópoles, o ministro Fernando Haddad voltou a defender o corte de regalias no funcionalismo.

O líder do PT na Câmara, Pedro Uczai (SC), classificou a decisão como uma “oportunidade” e disse que a medida cria um “ambiente favorável” para que o Congresso tome uma decisão definitiva sobre os supersalários.

Sob reserva, uma liderança governista na Câmara afirmou que há uma percepção entre parlamentares de que a pressão popular contra os “penduricalhos” tem crescido.

Segundo o parlamentar, assim como ocorreu com as cobranças pelo fim da escala 6×1, a mobilização externa pode empurrar o tema dentro do Congresso. “É um tema inevitável. Chegou a hora de discutir isso”, disse.


O vaivém dos supersalários no Congresso

  • Em 2024, o Congresso promulgou uma emenda à Constituição que estabelece que verbas indenizatórias têm de ser contabilizadas dentro do teto do funcionalismo. As exceções, segundo o texto, precisam ser definidas por uma lei.
  • A lei mencionada na emenda deve ser aprovada pelo Congresso e sancionada pelo presidente da República. Não há prazo para isso. O ministro do STF Flávio Dino cobrou a norma em decisão desta quinta-feira (5/2).
  • Em 2016, com a articulação do então presidente do Senado, Renan Calheiros (MDB-AL), senadores aprovaram um projeto para colocar dentro do teto do funcionalismo uma série de “penduricalhos”. O texto estabelecia algumas exceções, como ajuda para mudança, auxílio-alimentação e auxílio-fardamento.
  • Cinco anos depois, a Câmara aprovou a proposta, mas fez uma série de modificações. As mudanças flexibilizaram as regras chanceladas pelo Senado e ampliaram a lista de exceções ao teto, incluindo, por exemplo, gratificações pagas a servidores do Congresso.
  • O projeto, que é o mais avançado sobre o tema, está paralisado no Senado desde 2021. O texto aguarda análise da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).
  • Além dessa proposta, o combate aos supersalários tem sido discutido na reforma administrativa apresentada por um grupo de trabalho da Câmara.

Rusgas com o Congresso

A decisão de Dino foi tomada dois dias depois de a Câmara e o Senado aprovarem propostas que reajustam salários e criam um novo “penduricalho” para servidores do Congresso.

Embora o ministro não tenha citado diretamente esses projetos, parlamentares da base e da oposição avaliam que a repercussão negativa dos textos influenciou a medida.

Um líder do Centrão na Câmara disse que a decisão cria uma rusga entre o Judiciário e o Legislativo, mas ponderou que ainda é cedo para medir a reação dos parlamentares. Ao longo dos últimos anos, o Supremo e o Congresso acumularam episódios de tensão e de distanciamento com o avanço da Corte em ações contra regras opacas para o pagamento de emendas parlamentares.

Deputados afirmam que a decisão de Flávio Dino deve entrar na pauta da próxima reunião de líderes, marcada para segunda-feira (9/2). Entre parlamentares, predomina a avaliação, porém, de que a decisão não afeta os servidores do Congresso. Segundo eles, os benefícios pagos a funcionários da Câmara e do Senado estão previstos em lei e, portanto, poderão ser mantidos.

No Senado, uma liderança da oposição avaliou que, embora a ordem de Dino reavive o debate sobre os supersalários, o tema é impopular no funcionalismo.

“O Judiciário é quem mais tem ‘penduricalhos’. Mexer nas verbas indenizatórias dessa gente é terreno pantanoso. O que percebo é um Parlamento, neste momento, tentando baixar a temperatura. Provavelmente nada se fará até o Carnaval”, disse.

Anterior

Pré-candidato, Flávio Bolsonaro aposta em “campanha” internacional

Próximo

Master: BRB tem até esta 6ª para apresentar plano de capital ao BC

Próximo
Divulgação/BRB

Master: BRB tem até esta 6ª para apresentar plano de capital ao BC

LEIA TAMBÉM

Tocantins

Senador Eduardo Gomes defende Tocantins como polo mundial de produção e logística e destaca investimentos no agro durante abertura da Agrotins 2026

13/05/2026
Tocantins

Governo do Tocantins mobiliza força-tarefa para ouvir população na Agrotins 2026

13/05/2026
Tocantins

Saúde e Estrutura encabeçam matérias de parlamentares em Lajeado

13/05/2026
Tocantins

Governador Wanderlei Barbosa assina projeto para federalização da TO-080 e amplia integração logística do Tocantins

13/05/2026
Tocantins

Na Agrotins 2026, CRMV Tocantins empossa nova concursada

13/05/2026

CATEGORIAS

  • Agricultura e Pecuária
  • Brasil
  • COLUNA DO LEAL
  • Economia
  • Educação
  • Entretenimento
  • Esportes
  • GOL DE PLACA
  • Lajeado
  • Miracema
  • Palmas
  • Papo de Skyna
  • Política
  • Saúde
  • Segurança
  • Tocantinia
  • Tocantinia
  • Tocantins

TÓPICOS

#Palmas #Tocantins #Lajeado 2° Farm Day Athletico COLUNA DO LEAL Copa do Nordeste Copão Tocantins Corinthians covid19 Dengue educação Entretenimento flamengo GOL DE PLACA Inter Lajeado Libertadores Miracema Palmas palmeiras Paris 2024 Política Seleção Brasileira São Paulo Tocantinia tocantins

POPULARES

COLUNA DO LEAL

Parte II: Primeiro os de casa, o outro lado da moeda

13/05/2026
Segurança

SSP/TO reforça compromisso com a segurança no campo durante abertura da Agrotins 2026

13/05/2026
Tocantins

Governador Wanderlei Barbosa abre Agrotins 2026 com anúncio de medidas para impulsionar o setor produtivo e entrega de títulos definitivos

13/05/2026
Tocantins

Decreto que regulamenta o Passaporte Equestre é assinado pelo governador Wanderlei Barbosa na Agrotins

13/05/2026
Agricultura e Pecuária

Governo do Tocantins institui programa de rastreabilidade animal e regulamenta Passaporte Equestre na Agrotins 2026

13/05/2026
Logomarca Leal Junior

O site que busca sempre a notícia com credibilidade e transparência.

#SIGA-NOS:

MAIS RECENTES

  • Parte II: Primeiro os de casa, o outro lado da moeda
  • SSP/TO reforça compromisso com a segurança no campo durante abertura da Agrotins 2026
  • Governador Wanderlei Barbosa abre Agrotins 2026 com anúncio de medidas para impulsionar o setor produtivo e entrega de títulos definitivos

CATEGORIAS

ÚLTIMAS

Parte II: Primeiro os de casa, o outro lado da moeda

13/05/2026
Foto: Hiago Muniz/Governo do Tocantins

SSP/TO reforça compromisso com a segurança no campo durante abertura da Agrotins 2026

13/05/2026
  • Quem Somos
  • Fale Conosco
  • Política de Privacidade

© 2024 Portal LJ - Todos os direitos reservados.

Sem resultados
Ver todos resultados
  • Categorias
    • Agricultura e Pecuária
    • Brasil
    • Economia
    • Educação
    • Entretenimento
    • Esportes
    • Miracema
    • Política
    • Saúde
    • Palmas
    • Tocantins
  • Coluna do Leal
  • Gol de Placa

© 2024 Portal LJ - Todos os direitos reservados.

Sem resultados
Ver todos resultados
  • Categorias
    • Agricultura e Pecuária
    • Brasil
    • Economia
    • Educação
    • Entretenimento
    • Esportes
    • Miracema
    • Política
    • Saúde
    • Palmas
    • Tocantins
  • Coluna do Leal
  • Gol de Placa

© 2024 Portal LJ - Todos os direitos reservados.

Esse website utiliza cookies. Ao continuar a utilizar este website está a dar consentimento à utilização de cookies. Visite nossa Política de Privacidade.