sábado, 27 de junho de 2026.
  • Quem Somos
  • Fale Conosco
  • Política de Privacidade
  • Vídeos
  • Categorias
    • Agricultura e Pecuária
    • Brasil
    • Economia
    • Educação
    • Entretenimento
    • Esportes
    • Miracema
    • Palmas
    • Política
    • Saúde
    • Segurança
    • Tocantins
  • Quem Somos
  • Contato
PORTAL LJ
Sem resultados
Ver todos resultados
PORTAL LJ
Home Política

Disputa pelo Senado em SC expõe racha no PL e pressiona Carol de Toni

Deputada federal sinaliza que pode se filiar ao Novo para concorrer ao Senado por Santa Catarina nas eleições de outubro

por Metrópoles
06/02/2026
em Política
Tempo de leitura: 3 minutos
A A
Arte/Metrópoles

Arte/Metrópoles

CompartilharCompartilhar

A disputa pelas duas vagas do Senado Federal por Santa Catarina provocou um racha na direita catarinense e deve resultar na saída da deputada federal Caroline de Toni do Partido Liberal (PL).

Como Santa Catarina foi um dos estados mais bolsonarista do país nas eleições de 2022, a expectativa dos partidos de direita é que as duas cadeiras do Senado fiquem com políticos do campo. No entanto, ainda há mais candidatos do que vagas disponíveis, e o apoio do Partido Liberal e do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) tornaram-se centrais no pleito.

ARTIGOSRELACIONADOS

Luis Nova/Metrópoles @LuisGustavoNova

Flávio Bolsonaro lança pré-candidaturas majoritárias do PL em Goiás

27/06/2026
Breno Esaki/Metrópoles/Mario Agra/Câmara dos Deputados

Flávio faz queixa ao STF contra Janones por injúria e pede R$ 200 mil

27/06/2026

O imbróglio pelas cadeiras começou a partir do anúncio da pré-candidatura do ex-vereador Carlos Bolsonaro (PL) para o Senado por SC. A entrada do filho de Jair Bolsonaro na disputa colocou em risco um acordo do PL, que até então planejava lançar Caroline de Toni para uma das vagas e apoiar um nome do PP para a segunda cadeira.

O presidente do PL, Valdemar Costa Neto, fez uma proposta para que Caroline de Toni abandonasse à pré-candidatura ao Senado: concorrer como vice-governadora de Jorginho Mello (PL-SC), candidato à reeleição.

Antes disso, Jorginho já havia oficializado o convite ao prefeito de Joinville, Adriano Silva (Novo), para compor a chapa como vice na disputa pelo governo em 2026.

Segundo apurou o Metrópoles, De Toni teria se sentido “enrolada” tanto por Jorginho quanto por Valdemar. A deputada decidiu rejeitar a proposta e comunicou ao presidente do PL sobre a decisão de deixar a sigla.


Carlos Bolsonaro na disputa

  • O impasse começou após o ex-vereador Carlos Bolsonaro (PL-RJ) anunciar, no fim de 2025, que é pré-candidato a uma vaga no Senado por Santa Catarina, com o aval do pai.
  • O anúncio provocou reações entre lideranças locais. A deputada estadual Ana Campagnolo (PL-SC) foi uma das primeiras a se manifestar contra a iniciativa. Segundo ela, o apoio do PL às duas vagas ao Senado no estado já teria nomes previamente definidos.
  • Antes mesmo do anúncio de Carlos, Caroline de Toni já se colocava como pré-candidata ao Senado. Além dela, Jorginho Mello , responsável por articular os apoios da coligação, já havia sinalizado respaldo ao senador Esperidião Amin (PP-SC).
  • Com a entrada de Carlos na disputa, o cenário político se tornou mais instável e gerou desconforto entre aliados.

Vai para o Novo?

O partido Novo chegou a formalizar um convite para que a deputada dispute o Senado pela sigla. De Toni e o presidente do partido, Eduardo Ribeiro, se reuniram, mas as conversas não avançaram diante da indefinição da parlamentar.

O Metrópoles também apurou que o partido aguarda uma definição desde o fim de 2025. Ribeiro teria deixado “as portas abertas” para a deputada, que ainda não deu uma resposta definitiva.

Ainda assim, aliados afirmam que ela sinaliza a intenção de se filiar ao Novo para disputar o Senado por Santa Catarina nas eleições de outubro.

Resistência de prefeitos catarinenses

Um grupo relevante de prefeitos do estado tem se manifestado publicamente contra a possível candidatura de Carlos Bolsonaro ao Senado por Santa Catarina.

Entre os argumentos, está a avaliação de que o político não teria vínculo suficiente com o estado para defender as pautas locais com o mesmo engajamento. Também é citado o que classificam como “oportunismo eleitoral”, diante da força do sobrenome Bolsonaro entre parte do eleitorado catarinense.

Anterior

Cristiano Ronaldo joga? Saiba onde assistir a Al-Nassr x Al-Ittihad

Próximo

STF marca data para julgar decisão de Dino sobre “penduricalhos”

Próximo
BRENO ESAKI/ METRÓPOLES @BrenoEsakiFoto

STF marca data para julgar decisão de Dino sobre “penduricalhos”

LEIA TAMBÉM

Educação

Em parceria com a Embaixada da China, UFT abre vagas para curso de Língua Chinesa

27/06/2026
Brasil

Brasil envia 2º voo da FAB com ajuda humanitária à Venezuela

27/06/2026
Brasil

Clima: friozinho se mantém no Sul; temperaturas sobem no resto do país

27/06/2026
Entretenimento

Show celebra os 80 anos de Belchior com Marisa Orth em Brasília

27/06/2026
Entretenimento

Shakira é criticada por versão de Dai Dai com Léo Santana e Filipe Ret

27/06/2026

CATEGORIAS

  • Agricultura e Pecuária
  • Brasil
  • COLUNA DO LEAL
  • Economia
  • Educação
  • Entretenimento
  • Esportes
  • GOL DE PLACA
  • Lajeado
  • Miracema
  • Palmas
  • Papo de Skyna
  • Política
  • Saúde
  • Segurança
  • Tocantinia
  • Tocantinia
  • Tocantins

TÓPICOS

#Palmas #Tocantins #Lajeado 2° Farm Day Athletico COLUNA DO LEAL Copa do Nordeste Copão Tocantins Corinthians covid19 Dengue educação Entretenimento flamengo GOL DE PLACA Inter Lajeado Libertadores Miracema Palmas palmeiras Paris 2024 Política Seleção Brasileira São Paulo Tocantinia tocantins

POPULARES

Tocantins

CRMV-TO discute ações em Comissões Nacionais

27/06/2026
Tocantins

Iratã Abreu defende tecnologia e turismo em giros por municípios do Tocantins

27/06/2026
Tocantins

Cínthia Ribeiro participa da Caravana do PSDB Mulher com lideranças em Porto Nacional

27/06/2026
Tocantins

OAB-TO aprova medida contra lei que proíbe cirurgia de transição no Servir

27/06/2026
Segurança

Polícia Civil deflagra Operação Vital contra organização criminosa investigada por esquema milionário de sonegação fiscal no Tocantins

27/06/2026
Logomarca Leal Junior

O site que busca sempre a notícia com credibilidade e transparência.

#SIGA-NOS:

MAIS RECENTES

  • CRMV-TO discute ações em Comissões Nacionais
  • Iratã Abreu defende tecnologia e turismo em giros por municípios do Tocantins
  • Cínthia Ribeiro participa da Caravana do PSDB Mulher com lideranças em Porto Nacional

CATEGORIAS

ÚLTIMAS

Divulgação/CRMV-TO

CRMV-TO discute ações em Comissões Nacionais

27/06/2026
Crédito: Divulgação/Ascom Iratã Abreu

Iratã Abreu defende tecnologia e turismo em giros por municípios do Tocantins

27/06/2026
  • Quem Somos
  • Fale Conosco
  • Política de Privacidade

© 2024 Portal LJ - Todos os direitos reservados.

Sem resultados
Ver todos resultados
  • Categorias
    • Agricultura e Pecuária
    • Brasil
    • Economia
    • Educação
    • Entretenimento
    • Esportes
    • Miracema
    • Política
    • Saúde
    • Palmas
    • Tocantins
  • Coluna do Leal
  • Gol de Placa

© 2024 Portal LJ - Todos os direitos reservados.

Sem resultados
Ver todos resultados
  • Categorias
    • Agricultura e Pecuária
    • Brasil
    • Economia
    • Educação
    • Entretenimento
    • Esportes
    • Miracema
    • Política
    • Saúde
    • Palmas
    • Tocantins
  • Coluna do Leal
  • Gol de Placa

© 2024 Portal LJ - Todos os direitos reservados.

Esse website utiliza cookies. Ao continuar a utilizar este website está a dar consentimento à utilização de cookies. Visite nossa Política de Privacidade.