Pela primeira vez na história, o Brasil chega aos Jogos Olímpicos de Inverno com chances reais de conquistar uma medalha. Com a maior delegação da história do país no evento, o Time Brasil desembarcou na Itália com 14 atletas, além de um reserva, e compete em cinco modalidades diferentes.
Os Jogos de Milão-Cortina 2026 começaram oficialmente nesta sexta-feira (6/2), com a cerimônia de abertura dividida entre Milão e Cortina d’Ampezzo, às 16h (horário de Brasília). O Brasil terá Lucas Pinheiro Braathen, do esqui alpino, e Nicole Silveira, atleta do skeleton, como porta-bandeiras. Além disso, Rebeca Andrade foi selecionada para carregar a bandeira do COI.
Confira os principais nomes do Brasil com chances de medalha
• Lucas Pinheiro Braathen – esqui alpino: nascido em Oslo, na Noruega, mas filho de mãe brasileira, ele trocou de nacionalidade em 2025 e agora compete pelo Brasil. Lucas vive o melhor momento da carreira, com resultados de elite na Copa do Mundo.
Ele é apontado como a principal esperança de medalha do país, especialmente no slalom gigante (14/2) e no slalom (16/2). Muitos o consideram o favorito para fazer história e colocar a primeira medalha olímpica de inverno no peito de um atleta sul-americano.
• Nicole Silveira – skeleton: gaúcha de Rio Grande, mas radicada no Canadá, Nicole é uma das maiores forças do Brasil no gelo. Ela terminou a última temporada em 9º lugar no ranking mundial e já conquistou um bronze em etapa da Copa do Mundo, a primeira do Brasil na história dos esportes de inverno.
No Cortina Sliding Center, ela é forte candidata ao pódio nas descidas do skeleton feminino. Em Pequim 2022, foi a 13ª colocada, o segundo melhor resultado brasileiro em Jogos de Inverno.
• Patrick Burgener – snowboard halfpipe: outro atleta com dupla nacionalidade (suíço-brasileiro), Pat chega como um dos destaques do halfpipe masculino. Tem experiência internacional e aparece entre os nomes que podem surpreender em Livigno. Junto de Augustinho Teixeira, forma a dupla brasileira na modalidade.
Confira todos os convocados do Brasil:
Gelo
- Lucas Pinheiro – Ski Alpino
- Christian Oliveira – Ski Alpino
- Giovanni Ongaro – Ski Alpino
- Alice Padilha – Ski Alpino
- Eduarda Ribera – Ski Cross-Country
- Bruna Moura – Ski Cross-Country
- Manex Silva – Ski Cross-Country
- Pat Burgener – Snowboard Halfpipe
- Augustinho Teixeira – Snowboard Halfpipe
Neve
- Nicole Silveira – skeleton
- Edson Bindilatti, Davidson de Souza (Boka), Luís Bacca, Rafael Souza e Gustavo Ferreira – bobsled






