Os Jogos Olímpicos de Inverno Milano-Cortina de 2026 serão oficialmente abertos nesta sexta-feira (6/2), com uma cerimônia no San Siro, em Milão. Pela primeira vez na história, a festa inaugural aconteceu em um estádio de futebol.
A partir das 16h (de Brasília), o evento contará com um show que tem como tema central a palavra italiana “Armonia” (Harmonia), celebrando a união entre tradição, inovação, natureza e diversidade.
Um dos momentos mais aplaudidos será o desfile da bandeira olímpica, carregada por personalidades de diferentes partes do mundo.
Pela primeira vez, uma brasileira foi selecionada pelo COI (Comitê Olímpico Internacional) para ser porta-bandeira no evento. A escolhida foi a ginasta brasileira Rebeca Andrade, maior medalhista olímpica do Brasil na história. Ela estará ao lado de nomes como Eliud Kipchoge (maratonista queniano), Cindy Ngamba (boxeadora refugiada) e Pita Taufatofua (taekwondista de Tonga).
O espetáculo artístico ainda contará com apresentações de tirar o fôlego. Entre os grandes destaques:
• Mariah Carey, cantora americana, eleita a artista revelação em 1991
• Laura Pausini, vencedora do Globo de Ouro
• Andrea Bocelli, o tenor mais famoso do mundo, que retorna à cerimônia olímpica 20 anos após Turim 2006
Mais de 90 países participarão do tradicional desfile das nações, organizado em ordem alfabética italiana, diferente da ordem francesa ou inglesa usada em outras edições.






