quarta-feira, 4 de fevereiro de 2026.
  • Quem Somos
  • Fale Conosco
  • Política de Privacidade
  • Vídeos
  • Categorias
    • Agricultura e Pecuária
    • Brasil
    • Economia
    • Educação
    • Entretenimento
    • Esportes
    • Miracema
    • Palmas
    • Política
    • Saúde
    • Segurança
    • Tocantins
  • Quem Somos
  • Contato
PORTAL LJ
Sem resultados
Ver todos resultados
PORTAL LJ
Home Tocantins

Escola Estadual Floresta revoluciona ensino e aprendizagens e conquista quatro categorias no Prêmio Escola que Transforma

Escola apostou em iniciativas para melhorar a leitura e os estudos da Matemática; além de aumentar o desempenho estudantil, a escola ganhou projeção e prêmios

Ascom por Ascom
04/02/2026
em Tocantins
Tempo de leitura: 5 minutos
A A
Equipe de professores comprometidos no processo de transformação da escola. Foto: divulgação/Seduc/Governo do Tocantins

Equipe de professores comprometidos no processo de transformação da escola. Foto: divulgação/Seduc/Governo do Tocantins

CompartilharCompartilhar

A Escola Estadual Floresta, localizada no distrito de Campo Alegre, a 73 km de Paranã, alcançou o seu ápice no ano passado, sendo premiada em quatro categorias no Prêmio Escola que Transforma, na edição 2025. O prêmio é uma das ações do Programa de Fortalecimento da Educação (PROFE), desenvolvido pelo Governo do Tocantins com a finalidade de promover e fortalecer o trabalho realizado nas instituições de ensino.

A escola conquistou o 1º lugar, na modalidade educação do campo, parcial e integral, ensino fundamental, com o projeto “Floresta dos descritores: onde compreensão leitora e raciocínio matemático florescem”. E também o 1º lugar, com o projeto “Potencializando saberes: conexões que transformam”, na modalidade equipes multiprofissionais.

ARTIGOSRELACIONADOS

Requerimento de Jorge Frederico, assinado por vários deputados, solicita convocação urgente dos aprovados no concurso da Educação

04/02/2026
Serão distribuídas 500 mudas para comunidades nos municípios de Pium, Divinópolis, Marianópolis e Paraíso do Tocantins - Foto: Naturatins/ Governo do Tocantins

Naturatins realiza doação de 500 mudas para preservação e reflorestamento do Cerrado

04/02/2026

O prêmio de 2º lugar veio com o projeto “Saberes que florescem: gincana de Matemática na Escola Floresta”, na modalidade Escola do Campo, ensino parcial e integral, ensino médio. E o 3º lugar, com o projeto “Floresta literária onde a leitura floresce e a proficiência cresce”, na modalidade ações, da Superintendência Regional de Educação de Arraias.

A escola observou, ao longo do ano letivo, um baixo desempenho acadêmico em Matemática e em Língua Portuguesa, por uma parcela significativa de estudantes do 6º ao 9º ano do ensino fundamental e do ensino médio. E na intenção de reverter o diagnóstico, todos da escola se envolveram nas realizações de projetos com novas dinâmicas para melhorar a aprendizagem.

Os quatros projetos foram elaborados para ajudar os estudantes a desenvolverem mais conhecimentos sobre a Matemática e Língua Portuguesa.

E entre as ações propostas estão, desenvolver atividades que integram leitura de textos com problemas matemáticos e capacitar professores para aplicar as estratégias que estimulem a compreensão leitora e o raciocínio lógico.

E no decorrer do ano letivo, a escola promoveu leituras em grupo, gincanas, reuniões semanais com os pais e responsáveis, realização de simulados de Matemática e Língua Portuguesa, leituras e interpretação de textos de diversos gêneros literários e momentos de apresentações artísticas.

E a equipe de multiprofissionais também desenvolveu um projeto denominado “Potencializando saberes: conexões que transformam”, visando fortalecer as habilidades dos alunos nos estudos, na convivência social e emocional. E para isso, a equipe conversou com estudantes individualmente, incentivou a participação no programa Canta Tocantins, como forma de desenvolver vários aspectos da arte e promoveu a oficina de poesia e redação, com o escritor Osmar Casagrande.

A estudante Tatiele Torres Ribeiro, 13 anos, do 9º ano do ensino fundamental, disse que gostou muito dos projetos e está feliz com a premiação. “Na oficina de redação, o escritor Osmar Casagrande usou uma metodologia interessante, que eu passei a utilizar quando vou produzir as minhas redações”, contou a estudante.

 “Participar do Canta Tocantins nos fez soltar a voz e eu me senti mais animada e com vontade de aprender”, frisou a estudante Gizelle Ribeiro, do 8º ano do ensino fundamental. Ela foi finalista do V Canta Tocantins.

A aluna Ana Júlia Souza Brito, que está cursando a 1ª série do ensino médio, falou da importância dos projetos. “Percebemos que melhorou a fluência na leitura, habilidades em Matemática e o ambiente escolar”, disse.

O diagnóstico que a escola obteve do desempenho acadêmico aconteceu por meio do Sistema de Avaliação da Educação do Tocantins (Saeto). “A baixa proficiência evidenciou a necessidade urgente de intervenções pedagógicas direcionadas e eficazes. E após três meses de realização dos projetos, houve um crescimento de 160% no percentual de desempenho estudantil”, explicou o professor Eliezer Carlos Carvalho, um dos responsáveis pelo projeto “Floresta dos descritores”.

Até a diretora da escola, Edileuza Araújo de Souza, foi responsável por um dos projetos, que transformaram os ambientes da escola em espaços de leituras. E para aproximar os livros dos estudantes, a equipe da escola distribuiu livros em mesas e árvores, no pátio da escola. Todos os alunos, familiares, professores e servidores da escola foram convidados para participar da jornada de leituras.

De acordo com a diretora Edileuza, a cada semana, o interesse dos estudantes pela leitura aumentava consideravelmente, bem como a participação dos familiares. “O momento de escolha dos livros passou a ser satisfatório, pois os estudantes sabiam o que queriam ler e por que desejavam conhecer tal obra. As produções eram enriquecidas a cada leitura realizada, com novos vocabulários e leitores cada vez mais fluentes e críticos”, comentou.

Com essas experiências realizadas em 2025, a equipe da escola está mais animada, mais alinhada para tecer outras iniciativas que ajude a ampliar a qualidade do ensino e da aprendizagem.

A escola vive um novo momento pedagógico

A diretora Edileuza explicou como a realização dos projetos promoveram uma mudança no fazer da escola. “Os projetos desenvolvidos na Escola Estadual Floresta marcaram um novo momento no fazer pedagógico, trazendo inovação, engajamento e intencionalidade às práticas educativas. Ao integrar dados, ludicidade, interdisciplinaridade e foco nas aprendizagens essenciais, essas ações deram um novo impulso ao trabalho escolar, fortalecendo o protagonismo, o ensino-aprendizagem e promovendo uma educação mais significativa e transformadora”, esclareceu.

A escola também desenvolveu o projeto “Dados que inspiram mudança, resultados que transformam”, que fortaleceu a cultura de análise e reflexão, permitindo que a escola utilizasse dados educacionais como base para decisões pedagógicas mais conscientes. A partir deles, foi possível identificar desafios, redefinir estratégias e acompanhar avanços, tornando o trabalho mais organizado, eficaz e focado nos resultados reais dos estudantes.

O projeto “Saberes que florescem: gincana da Matemática na Escola Floresta” deu um novo dinamismo às aulas ao transformar o aprendizado matemático em uma experiência lúdica e colaborativa. A gincana despertou o interesse dos alunos, promoveu o trabalho em equipe e mostrou que a matemática pode ser acessível, prazerosa e conectada ao cotidiano, contribuindo significativamente para o engajamento e a autoestima dos estudantes.

O projeto “Potencializando saberes” ampliou o olhar sobre a aprendizagem, incentivando a interdisciplinaridade e o diálogo entre diferentes áreas do conhecimento. Essa iniciativa fortaleceu o vínculo entre professores e alunos e promoveu práticas mais contextualizadas e valorizou os saberes prévios dos estudantes, tornando o ensino mais significativo.

Por fim, “Floresta dos descritores” impulsionou o trabalho pedagógico ao focar diretamente no desenvolvimento de competências essenciais. Ao trabalhar descritores de forma planejada e contínua, o projeto contribuiu para avanços concretos na leitura, interpretação de textos e resolução de problemas, refletindo positivamente no desempenho escolar.

“Em conjunto, esses projetos renovaram as práticas pedagógicas, fortaleceram o compromisso coletivo da comunidade escolar e consolidaram uma escola mais participativa, reflexiva e comprometida com a aprendizagem de todos”, finalizou a diretora Edileuza.

A Escola Estadual Floresta conta atualmente com 100 estudantes e oferta o ensino fundamental do 6⁰ ao 9⁰ ano, ensino médio e Educação de Jovens e Adultos (EJA), 2⁰ e 3⁰ segmentos.

Anterior

Jucetins completa 37 anos de fundação com bons resultados

Próximo

Requerimento de Jorge Frederico, assinado por vários deputados, solicita convocação urgente dos aprovados no concurso da Educação

Próximo

Requerimento de Jorge Frederico, assinado por vários deputados, solicita convocação urgente dos aprovados no concurso da Educação

LEIA TAMBÉM

Tocantinia

Jucetins completa 37 anos de fundação com bons resultados

04/02/2026
Tocantins

Naturatins realiza doação de 500 mudas para preservação e reflorestamento do Cerrado

04/02/2026
Tocantins

Senador Eduardo Gomes consolida base política no Bico do Papagaio e recebe apoio de lideranças do Tocantins

04/02/2026
Tocantins

Governador Wanderlei Barbosa reúne equipe de governo para definir ações e diretrizes de 2026

04/02/2026
Agricultura e Pecuária

Adapec promove treinamento sobre novo Sidato 2.0 para responsáveis técnicos de eventos pecuários

04/02/2026

CATEGORIAS

  • Agricultura e Pecuária
  • Brasil
  • COLUNA DO LEAL
  • Economia
  • Educação
  • Entretenimento
  • Esportes
  • GOL DE PLACA
  • Lajeado
  • Miracema
  • Palmas
  • Papo de Skyna
  • Política
  • Saúde
  • Segurança
  • Tocantinia
  • Tocantinia
  • Tocantins

TÓPICOS

#Palmas #Tocantins #Lajeado 2° Farm Day Athletico COLUNA DO LEAL Copa do Nordeste Copão Tocantins Corinthians covid19 Dengue educação Entretenimento flamengo GOL DE PLACA Inter Lajeado Libertadores Miracema Palmas palmeiras Paris 2024 Política Seleção Brasileira São Paulo Tocantinia tocantins

POPULARES

Segurança

Em Colméia: PM prende homem por ameaça, embriaguez ao volante e posse de drogas

04/02/2026
Palmas

Prefeito Eduardo Siqueira acompanha obra da praça da Arne 53

04/02/2026
Palmas

Rede municipal de Palmas inicia aulas da EJA e mobiliza equipes para atrair novos estudantes

04/02/2026
Palmas

Prefeito Eduardo Siqueira Campos participa da 1ª reunião do Compede em 2026 e reforça compromisso com políticas inclusivas em Palmas

04/02/2026
Tocantins

Requerimento de Jorge Frederico, assinado por vários deputados, solicita convocação urgente dos aprovados no concurso da Educação

04/02/2026
Logomarca Leal Junior

O site que busca sempre a notícia com credibilidade e transparência.

#SIGA-NOS:

MAIS RECENTES

  • Em Colméia: PM prende homem por ameaça, embriaguez ao volante e posse de drogas
  • Prefeito Eduardo Siqueira acompanha obra da praça da Arne 53
  • Rede municipal de Palmas inicia aulas da EJA e mobiliza equipes para atrair novos estudantes

CATEGORIAS

ÚLTIMAS

A PMTO localizou um simulacro de arma de fogo (tipo Airsoft) e uma porção de substância análoga à cocaína pesando cerca de 8 gramas. - Foto: Ascom 7°BPM

Em Colméia: PM prende homem por ameaça, embriaguez ao volante e posse de drogas

04/02/2026

Prefeito Eduardo Siqueira acompanha obra da praça da Arne 53

04/02/2026
  • Quem Somos
  • Fale Conosco
  • Política de Privacidade

© 2024 Portal LJ - Todos os direitos reservados.

Sem resultados
Ver todos resultados
  • Categorias
    • Agricultura e Pecuária
    • Brasil
    • Economia
    • Educação
    • Entretenimento
    • Esportes
    • Miracema
    • Política
    • Saúde
    • Palmas
    • Tocantins
  • Coluna do Leal
  • Gol de Placa

© 2024 Portal LJ - Todos os direitos reservados.

Sem resultados
Ver todos resultados
  • Categorias
    • Agricultura e Pecuária
    • Brasil
    • Economia
    • Educação
    • Entretenimento
    • Esportes
    • Miracema
    • Política
    • Saúde
    • Palmas
    • Tocantins
  • Coluna do Leal
  • Gol de Placa

© 2024 Portal LJ - Todos os direitos reservados.

Esse website utiliza cookies. Ao continuar a utilizar este website está a dar consentimento à utilização de cookies. Visite nossa Política de Privacidade.