O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado do Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas), garante acolhimento humanizado, na Casa de Apoio Vera Lúcia, a pacientes em tratamento nos hospitais públicos estaduais, em Palmas. O serviço beneficia pessoas oriundas dos 139 municípios tocantinenses, e de outros estados, que realizam tratamento nos hospitais públicos estaduais da capital, e a triagem desses pacientes é realizada pelos profissionais da Secretaria da Saúde (SES) que atuam diretamente nas unidades hospitalares.
A secretária do Trabalho e Desenvolvimento Social, Cleizenir dos Santos, ressalta que o trabalho integrado entre as diferentes pastas do Governo do Tocantins é fundamental para a efetividade das políticas públicas: “A atuação em parceria fortalece as ações do Estado, amplia o alcance dos serviços oferecidos à população e garante respostas mais ágeis e eficientes às demandas sociais, promovendo desenvolvimento, inclusão e melhoria da qualidade de vida dos tocantinenses”.
Parceria com a Saúde
Os assistentes sociais da área da Saúde, avaliam a situação socioeconômica dos pacientes e acompanhantes, considerando critérios como vulnerabilidade social, distância do município de origem, tempo estimado de tratamento e ausência de rede de apoio na capital. Após a avaliação, os usuários que se enquadram nos critérios são encaminhados para a Casa de Apoio Vera Lúcia Pagani.
Segundo a gerente da Casa de Apoio, Joaquina de Sousa, o trabalho articulado entre assistência social e saúde é fundamental para garantir dignidade durante o tratamento: “A Casa de Apoio cumpre um papel essencial ao acolher pessoas que vêm do interior e que, muitas vezes, não têm condições de se manter em Palmas durante o tratamento. A triagem feita pelos assistentes sociais nos hospitais assegura que esse atendimento chegue a quem realmente precisa, com responsabilidade e sensibilidade social”.
A supervisora assistencial do Hospital e Maternidade Dona Regina, Ivaneide Batista, explica que o processo é criterioso e humanizado. “Nos hospitais, realizamos uma escuta qualificada, analisando não apenas a condição de saúde do paciente, mas também sua realidade social e familiar. A partir dessa avaliação, encaminhamos para a Casa de Apoio aqueles que necessitam de acolhimento temporário, garantindo segurança e continuidade ao tratamento”, ressaltou.
Casa de Apoio
Mantida com recursos do Governo do Tocantins, a Casa de Apoio Vera Lúcia Pagani oferece gratuitamente alimentação completa, hospedagem, acolhimento humanizado e condições adequadas de permanência. A instituição conta ainda com o apoio de parceiros e voluntários, que contribuem com doações de itens de higiene e limpeza, além de serviços como fisioterapia, palestras, atividades recreativas, cursos de artesanato e apoio religioso e espiritual.
Com capacidade para atender diariamente mais de 120 pessoas, a Casa de Apoio dispõe de leitos climatizados, cozinha, brinquedoteca, sala interdisciplinar, parquinho, área de convivência social e capela. Localizada a apenas 200 metros do Hospital Geral de Palmas, a instituição facilita o deslocamento dos pacientes e acompanhantes, fortalecendo a rede de cuidado e proteção social no Tocantins.
Nos anos de 2024 e 2025, foram realizados 35.385 atendimentos. Desde sua inauguração, em abril de 2006, a Casa de Apoio já ultrapassou a marca de 370 mil atendimentos, consolidando-se como um importante equipamento da política de assistência social e de apoio à saúde no Estado.






