Este janeiro é um marco histórico para os agentes Comunitários de Saúde (ACSs) e agentes de Combate às Endemias (ACEs) de Palmas. Pela primeira vez, o Incentivo Financeiro Adicional (IFA) foi depositado diretamente na conta dos profissionais, agora com segurança jurídica, já que o benefício passa a ser assegurado pela Lei nº 3.317, de 29 de dezembro de 2025.
Agente de saúde há 23 anos, Maria de Jesus França atua na Unidade de Saúde da Família (USF) Jardim Aureny II e conta que o benefício dará mais motivação para desempenhar suas atividades. “Sou feliz porque sei que meu trabalho faz a diferença na comunidade. Esse benefício veio para motivar, agregar e que a gente continue entregando nosso melhor”, pontuou.
O mesmo sentimento é compartilhado pelo agente Thiago Pinheiro, que trabalha no território da USF Arno 41 (403 Norte). Atuando há cerca de um ano e meio, o agente reforça a importância do serviço prestado e vê o pagamento como uma forma de valorização. “O IFA chegou na melhor hora possível, todos já fizemos planos e estamos contando com esse recurso”, disse.
Incentivo financeiro
Após mais de dez anos de reivindicações, o pagamento do IFA representa um repasse de R$ 2.046.264,00 à categoria. Em Palmas, o valor corresponde a dois salários mínimos, totalizando R$ 3.036,00 por agente. Ao todo, 674 profissionais foram contemplados com o recurso, sendo 438 agentes comunitários e 236 de combate às endemias, seguindo os critérios definidos em lei.





