Por meio de emenda parlamentar no valor de R$ 150 mil, o deputado estadual Marcus Marcelo (PL) garantiu a chegada de novos equipamentos oftalmológicos ao Hospital Regional de Araguaína (HRA). Os aparelhos já estão fortalecendo os atendimentos na unidade e contribuindo diretamente para a redução do tempo de espera de pacientes que necessitam de exames complementares para detectar e tratar doenças nos olhos.
“Nosso compromisso é garantir que o recurso entregue resultados positivos para a população e estamos falando de mais agilidade, mais precisão nos diagnósticos e, principalmente, mais dignidade para quem precisa. O Hospital Regional de Araguaína atende toda uma região e por meio de uma visita fiquei sabendo dessa prioridade”, destacou o parlamentar.
A unidade adquiriu nove colunas oftalmológicas; duas cadeiras oftalmológicas; um tonômetro de aplanação e dois refratores de greens. Aparelhos que permitem medir a pressão ocular e a avaliação do grau visual, diagnóstico e tratamento de diversas doenças oculares, detecção de corpos estranhos nos olhos, sangramentos internos, descolamento de retina, tumores e outras patologias que exigem avaliação especializada.
Tempo de espera menor
A diretora-geral do HRA, Cristiane Uchoa, ressaltou a importância da parceria institucional para a ampliação dos serviços. “Agradeço ao governador e ao secretário de Saúde pela sensibilidade em ampliar os atendimentos e ao deputado Marcus Marcelo pela destinação da emenda que possibilitou a compra desses equipamentos. Eles vão beneficiar diretamente os usuários, reduzindo o tempo de espera e garantindo mais segurança e qualidade nos procedimentos realizados no HRA”, afirmou.
A oftalmologista do HRA, Dra. Rita Silveira, também destacou o impacto regional do investimento. “É um grande avanço para Araguaína e para toda a região, já que o HRA é responsável pelo atendimento de pacientes que vêm desde Guaraí até o Bico do Papagaio”, pontuou.
Além dos equipamentos já entregues, o Hospital Regional de Araguaína deve receber, em breve, novos aparelhos cirúrgicos para procedimentos oftalmológicos, como microscópio cirúrgico, equipamentos para cirurgia de catarata e laser ocular, além de novos instrumentais, o que permitirá a ampliação da quantidade de procedimentos realizados na unidade.






