Crianças de 10 e 11 anos que receberam a primeira dose da vacina contra a dengue vão poder completar o ciclo vacinal a partir de terça-feira (28). A segunda dose do imunizante Qdenga está disponível nas Unidades de Saúde da Família (USF) de Palmas.
O Tocantins recebeu doses da vacina em fevereiro deste ano e, na época, o público-alvo que poderia receber o imunizante eram crianças dessa faixa etária. No início de maio, o Ministério da Saúde ampliou a faixa etária que pode receber a vacina, para crianças a partir de seis anos, pessoas com comorbidades, de 15 a 59 anos, e população em situação de rua.
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (Semus), o período entre a aplicação da vacina é de pelo menos três meses. Por isso, os pais e responsáveis de crianças que se vacinaram em fevereiro já podem levar os filhos até as unidades, que atendem das 8h às 18h, de segunda a sexta-feira.
Pessoas que estão dentro do público-alvo também podem começar o ciclo vacinal e tomar a primeira dose. Basta apresentar o cartão de vacinação e no caso de pacientes com comorbidades, levar comprovante sobre a comorbidade, como um laudo médico ou ou consulta ao sistema de saúde, orientou a Semus.
Comentários sobre este post