O governo do Tocantins, por meio da Secretaria dos Povos Originários e Tradicionais do Tocantins (Sepot) realizou, nesta quarta-feira (28), uma reunião de escuta e diálogo com representantes dos segmentos que integram o Instituto Estadual dos Povos e Comunidades Tradicionais do Tocantins. A Sepot recebeu a comitiva de segmentos integrantes do Instituto e neste encontro, o secretário executivo da Sepot, Leoni Jr, manteve o foco no fortalecimento do diálogo institucional com os segmentos e a construção coletiva de encaminhamentos.
Participaram da reunião representantes dos Povos Ciganos, Povos de Terreiros, Ribeirinhos, Pescadores Artesanais, Comunidade LGBT, Marinheiros Fluviais e Benzedeiros, reforçando a diversidade e a pluralidade dos povos e comunidades tradicionais presentes no estado.
Na ocasião, foram apresentadas demandas, sugestões e contribuições dos segmentos, em um ambiente marcado pela escuta ativa, pelo respeito e pelo compromisso com o diálogo permanente.
Segundo o secretário executivo Leoni Jr, a reunião representa um passo importante na consolidação da relação entre o Governo do Estado e os povos e comunidades tradicionais.
“Foi um encontro muito produtivo e harmonioso, no qual tratamos de pautas importantes relacionadas aos povos e comunidades tradicionais. A Secretaria está totalmente à disposição para acolher essas demandas e encaminhá-las ao Governo do Estado, que é parceiro desses povos. Ficamos muito satisfeitos com esse diálogo e, ao longo do tempo, vamos continuar estreitando esses laços, buscando atender as demandas e contribuir para a resolução dos desafios apresentados”, destacou.
O momento de escuta e construção coletiva contou também com a participação do presidente do Instituto Estadual dos Povos e Comunidades Tradicionais do Tocantins, Johny Kalon, reforçando o compromisso da instituição com a participação social e o fortalecimento das políticas públicas voltadas aos povos e comunidades tradicionais.






