Com a chegada de um novo ano letivo, as famílias brasileiras enfrentam uma sequência de despesas típicas do período, como impostos e contas sazonais, além de um item que pesa especialmente no orçamento de quem tem filhos em idade escolar: o material escolar. Cadernos, livros, mochilas e outros itens básicos costumam sofrer reajustes anuais, influenciados pela inflação e pelo aumento dos custos de produção, o que exige ainda mais planejamento financeiro.
Atento a esse cenário, o Grupo Sabin mantém, há 18 anos, um programa interno de compra coletiva de material escolar, iniciativa voltada a ajudar na gestão financeira dos colaboradores. Por meio de parcerias com papelarias, em diferentes regiões do país onde atua, a empresa negocia condições diferenciadas que tornam a compra mais acessível, prática e organizada.
“O bem-estar dos nossos colaboradores é uma das prioridades da empresa. Essa ação proporciona tranquilidade para que eles possam escolher os produtos com o melhor preço negociado, obter descontos e ainda parcelar o pagamento”, explica Marly Vidal, diretora administrativa e de Pessoas do Grupo Sabin.
Como funciona
Os colaboradores interessados encaminham a lista de material escolar ao setor de Gestão de Pessoas, que negocia diretamente com os fornecedores descontos que podem chegar a 30% em relação aos valores praticados no varejo. Outra facilidade é a possibilidade de parcelamento do valor total com desconto direto em folha.
A colaboradora do Sabin Diagnóstico e Saúde no Tocantins, Suyllane Rayane Soares, ressalta que a compra coletiva contribui diretamente para o planejamento familiar. “A iniciativa facilita a compra do material escolar com melhores condições de pagamento e mais qualidade, o que ajuda muito no orçamento e no cuidado com a educação dos filhos. É um apoio que faz diferença para as famílias e mostra a atenção do Sabin com seus colaboradores”, afirma.
Já Evelyn Aline Ferreira, outra colaboradora do Sabin Diagnóstico e Saúde no Tocantins contemplada pela ação, destaca a organização e a praticidade da iniciativa. “A compra coletiva trouxe mais tranquilidade no início do ano letivo. Todo o processo foi bem estruturado, com materiais a valores mais acessíveis e facilidade de pagamento, o que fez diferença no planejamento financeiro da minha família. Além disso, a possibilidade de resolver tudo de uma só vez poupou tempo e evitou o desgaste de pesquisar preços em diferentes lojas”, afirma.
Para a gestora do Sabin, Nayara Borba, o programa está diretamente alinhado ao propósito do Grupo Sabin de inspirar pessoas a cuidar de pessoas. “Em 2025, a iniciativa beneficiou 54 colaboradores, evidenciando um impacto que vai além do ambiente de trabalho. O programa contribui para o equilíbrio financeiro das famílias e reforça o cuidado com o bem-estar e a valorização dos profissionais, pilares fundamentais da nossa atuação”, ressalta.
Sobre o Sabin no Tocantins
Presente no Tocantins desde 2012, o Sabin conta com 16 unidades distribuídas nas cidades de Palmas, Araguaína, Porto Nacional, Paraíso do Tocantins, Gurupi, Guaraí e Colinas do Tocantins. Referência em exames laboratoriais, a empresa oferece serviços de saúde com excelência, inovação e responsabilidade socioambiental.
A vacinação está disponível exclusivamente na Unidade Matriz, em Palmas. O Sabin também integra o ecossistema de saúde por meio da Rita Saúde, plataforma que conecta farmácias, clínicas e profissionais, ampliando o acesso a serviços de qualidade.
Com 41 anos de atuação, o Grupo Sabin é reconhecido nacionalmente por sua excelência técnica, liderança feminina e compromisso com a sustentabilidade. Presente em 14 estados e no Distrito Federal, o grupo conta com cerca de 7 mil colaboradores e realiza 7 milhões de atendimentos por ano em 358 unidades distribuídas pelo país.






