O cinema brasileiro garantiu presença em quatro categorias do Bafta 2026, considerado o “Oscar britânico” e uma das principais premiações do audiovisual mundial. A lista oficial de indicados foi divulgada pela Academia Britânica de Cinema na manhã desta terça-feira (27/1) e confirmou todas as pré-indicações anunciadas no início do mês.
O longa O Agente Secreto, de Kleber Mendonça Filho, aparece duas vezes na disputa, concorrendo a Melhor Filme de Língua Estrangeira e Melhor Roteiro Original. Outra produção nacional na lista é Apocalipse nos Trópicos, dirigida por Petra Costa; a obra foi indicada à categoria de Melhor Documentário.
A quarta indicação do país ocorre em uma área técnica: Adolpho Veloso concorre ao Bafta de Melhor Fotografia pelo trabalho em Sonhos de Trem. Com isso, o Brasil marca presença tanto em categorias principais quanto no segmento técnico da premiação.
Com o anúncio dos indicados, começa agora a etapa final de votação do Bafta 2026. Mais de 8 mil membros globais da Academia Britânica de Cinema participam do processo, que ocorre entre os dias 28 de janeiro e 17 de fevereiro. A cerimônia de entrega dos prêmios está marcada para 22 de fevereiro, em Londres.






