O Agente Secreto entrou para a história do cinema nacional ao conquistar quatro indicações ao Oscar 2026. Antes do anúncio oficial dos concorrentes, nesta quinta-feira (22/1), o longa já havia acumulado prêmios importantes, como o Globo de Ouro e o Critics Choice. Atualmente em cartaz nos cinemas brasileiros, o filme ainda não foi disponibilizado em nenhuma plataforma de streaming, no país.
Com a campanha forte na temporada de premiações, cresce a expectativa do público pela estreia on-line. A tendência é que o lançamento no streaming ocorra apenas após a cerimônia do Oscar, marcada para 15 de março. Procurada pelo Metrópoles, a Primeiro Plano, agência responsável pela divulgação do filme, afirmou que ainda não há previsão para o lançamento digital.
O Agente Secreto, dirigido por Kleber Mendonça Filho, estreou nos cinemas brasileiros em 6 de novembro. Em geral, produções nacionais de prestígio permanecem cerca de 90 dias em exibição nas salas, mas indicações ao Oscar podem prolongar esse período, como ocorreu com Ainda Estou Aqui.
O longa de Walter Salles, vencedor do Oscar de Melhor Filme Internacional em 2025, ficou 21 semanas em cartaz antes de chegar ao streaming. Estreou nos cinemas dia 7 de novembro e só foi disponibilizado no Globoplay em 6 de março, quatro dias após a cerimônia do Oscar.
O Agente Secreto é distribuído pela Vitrine Filmes, que não possui plataforma própria de streaming, o que dificulta prever onde o longa será lançado. Obras anteriores da distribuidora chegaram a serviços distintos: O Último Azul (2025) foi para a Netflix, enquanto Baby (2024) estreou no Globoplay e na Apple TV, por exemplo.
Oscar
O Agente Secreto recebeu quatro indicações ao Oscar 2026: Melhor Filme, Melhor Filme Internacional, Melhor Ator, com Wagner Moura, e Melhor Elenco, com Gabriel Domingues. O feito iguala o recorde de Cidade de Deus, outro clássico do cinema brasileiro que também concorreu em quatro categorias.

Desde a estreia mundial no Festival de Cannes, em maio de 2025, o filme vem acumulando reconhecimento internacional. Na mostra francesa, venceu os prêmios de Melhor Direção, para Kleber Mendonça Filho; Melhor Ator, para Wagner Moura.
O desempenho na temporada de premiações ganhou ainda mais força no Globo de Ouro, no último dia 11, quando o longa venceu nas categorias Melhor Filme de Língua Não Inglesa e Melhor Ator em Filme de Drama.







