Wagner Moura entrou para a história do cinema mundial. O ator baiano se tornou o primeiro brasileiro a conquistar uma indicação na categoria de Melhor Ator no Oscar. Antes dele, apenas Fernanda Montenegro e Fernanda Torres alcançaram o feito, mas na categoria de Melhor Atriz.
Indicado oficialmente, Wagner concorre em uma das principais categorias da noite, que celebrará o melhor do cinema mundial. A cerimônia será realizada em Los Angeles, no dia 15 de março.
Também foram citados na categoria de Melhor Ator: Timothée Chalamet (Marty Supreme), Leonardo DiCaprio (Uma Batalha Após a Outra), Ethan Hawke (Blue Moon) e Michael B. Jordan (Pecadores).
O Agente Secreto no Oscar
O filme O Agente Secreto foi indicado, em quatro categorias, ao Oscar 2026. Dirigido por Kleber Mendonça Filho, a produção brasileira concorre a Melhor Filme, Melhor Filme Internacional, Melhor Ator, com Wagner Moura, e Melhor Elenco, com Gabriel Domingues.
A produção de Mendonça Filho se iguala ao recorde de um dos clássicos do cinema nacional. Além de O Agente Secreto, Cidade de Deus recebeu o mesmo número de indicações ao Oscar.
O filme de Fernando Meirelles participou do Oscar de 2004 e concorreu nas categorias de Melhor Direção, Melhor Roteiro Adaptado, com Bráulio Mantovani, Melhor Fotografia, com César Charlone, e Melhor Montagem, com Daniel Rezende. Embora as indicações tenham sido um marco, o longa estrelada por Douglas Silva e Darlan Cunha não conquistou nenhuma estatueta.







