O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, discursa neste momento em Davos, na Suíça, para discursar no Fórum Econômico Mundial, nesta quarta-feira (21/1). O líder norte-americano vive uma tensão com a União Europeia após ameaças de anexar a Groenlândia aos EUA.
“Amo a Europa e quero ver a Europa se dando bem, mas ela não está na direção correta”, afirmou. “Alguns países da Europa podiam nos seguir nesse caminho (econômico), porque alguns lugares da Europa não são mais reconhecíveis”, acrescentou.
Segundo Trump, “nas décadas recentes, se tornou consenso em Washington que a única maneira de crescer a economia ocidental era através do gasto governamental para a migração em massa sem controle. Isso trouxe empregos sujos, a indústria pesada foi mandada para outro lugar, a energia com bom custo foi substituída por esse ‘golpe verde’, e os países passaram a importar populações de terras distantes. Esse foi o caminho que o dorminhoco do Biden fez”.Play Video
O discurso de Trump começou por volta das 10h30, no horário de Brasília. Ele chegou com atraso em Davos devido a uma pane elétrica no avião presidencial Air Force One.

Tensão pela Groenlândia
A tensão política com entre os EUA e a Europa aumentou após Trump ameaçar impor uma taxa a oito países europeus (Dinamarca, Finlândia, Noruega, Suécia, França, Alemanha, Holanda e Reino Unido), pressionando o bloco a aceitar os desejos dos EUA pela Groenlândia.
A Groenlândia é um território autônomo, porém pertencente ao reino da Dinamarca. O país faz parte da Otan, assim como os Estados Unidos. O premiê da ilha, Jens-Frederik Nielsen, já declarou que o território não será governado pelos Estados Unidos, ressaltando que faz parte da Dinamarca.
Na terça-feira (20/1), Jens afirmou que a população da Groenlândia deve se preparar para uma possível invasão dos EUA.
Em resposta, diversos países da Europa, que fazem parte da Otan, enviaram militares ao território da Groenlãndia. A União Europeia realizou uma reunião de emergência após as ameaças de tarifas adicionais, e prepara uma retaliação bilionária contra os EUA.
Trump x Macron
O Fórum Econômico Mundial também pode virar palco de uma disputa entre Trump e o presidente da França, Emmanuel Macron. Nessa terça-feira, o norte-americano expôs uma conversa particular entre os dois, na qual Macron dizia “não entender o que você (Trump) está fazendo na Groenlândia”.
Macron, durante discurso no Fórum na terça, defendeu a soberania dos países europeus e o multilaterismo. A fala foi interpretada como uma indireta aos Estados Unidos e à política externa de Trump.

Segundo o líder francês, “não é momento para imperialismos e colonialismos”, e a União Europeia não deve se curvar à “lei do mais forte”.







