O Conselho Estadual de Educação do Tocantins (CEE-TO) empossou, nesta sexta-feira, 16, em Palmas, os novos conselheiros que atuarão no biênio 2026–2028. A solenidade marcou também a abertura da 473ª sessão plenária ordinária do colegiado e reuniu representantes de diversos segmentos do sistema educacional, além de autoridades ligadas à área.
Órgão colegiado com funções normativas, consultivas, deliberativas e fiscalizadoras, o CEE-TO desempenha papel estratégico na orientação e no acompanhamento das políticas públicas educacionais do Sistema Estadual de Ensino. O Conselho foi criado pela Medida Provisória nº 05, de 1º de janeiro de 1989, e regulamentado pela Lei Complementar nº 008, de 11 de dezembro de 1995, em conformidade com o § 2º do artigo 133 da Constituição Estadual.
A posse dos novos membros representa o início de um novo ciclo institucional, marcado pelo fortalecimento do trabalho coletivo, pelo diálogo permanente e pela consolidação das ações que impactam diretamente a educação pública e privada no Tocantins. Ao acolher os conselheiros, o CEE-TO reafirmou seu compromisso histórico com a legalidade, a participação democrática, a qualidade social da educação e o aprimoramento contínuo das políticas educacionais. Durante a cerimônia, o secretário de Estado da Educação, Fábio Vaz, destacou sua trajetória como educador e ressaltou a importância do Conselho no avanço das políticas da área.
“O Conselho Estadual de Educação avança a cada biênio. Estamos renovando nossas forças de trabalho pela educação e buscando ser cada vez melhores no cotidiano. Os desafios nos fazem crescer, e no serviço público buscamos tornar o trabalho mais humano e significativo”, afirmou.
A presidente do CEE-TO, Markes Cristiana Oliveira dos Santos, reforçou o caráter coletivo das decisões do colegiado. Segundo ela, o trabalho do conselheiro exige compromisso e construção conjunta. “As decisões do Conselho são tomadas de forma coletiva e impactam todas as unidades escolares e redes de ensino. É por meio do debate que conseguimos consolidar o nosso trabalho”, destacou.
Representando os pais de alunos, Regivane Martins Ambrózio Silva enfatizou o papel transformador da educação. “Estamos aqui para trabalhar por uma educação que transforma vidas, que é habilitante em todos os seus níveis. Nosso compromisso é garantir esse direito fundamental”, pontuou.
O deputado estadual Marcus Marcelo de Barros Araújo, representante do Poder Legislativo, também ressaltou sua atuação na área educacional. “A educação sempre foi a nossa pauta. Já atuei em diferentes funções e, hoje, como presidente da Comissão de Educação, seguimos trabalhando para transformar a realidade dos estudantes e das famílias tocantinenses”, afirmou.
Para o biênio 2026–2028, o Conselho Estadual de Educação do Tocantins passa a contar, entre seus membros, com representantes do ensino particular, Heliane Consesso Pereira Borges e Mariana Christina de Oliveira Barbosa Perillo; dos pais de alunos, Regivane Martins Ambrózio Silva e Leanro Alves Maia; da Secretaria de Estado da Educação, Markes Cristiana Oliveira dos Santos, que exerce a função de presidente, além de Rosirene Jorge da Silva e Souza; do corpo discente do nível superior, Rhoger Gomes Costa; do Sindicato dos Trabalhadores em Educação no Estado do Tocantins (Sintet), Helcio da Silva Coelho; da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Tocantins, Leodiane Morais Noleto; e do Poder Legislativo, Marcus Marcelo de Barros Araújo e Sandra Franklin Rocha Viana.
Edição: Ana Luíza Dias/Governo do Tocantins






