A Polícia Militar do Tocantins (PMTO) deflagrou, na segunda-feira, 12, em Araguaína, a Operação Cidade Blindada I, com o objetivo de reforçar a segurança pública e reduzir os índices de criminalidade no município. A ação se estendeu por dois dias, com atuação intensiva na área de circunscrição do 2º Batalhão da Polícia Militar (2º BPM).
Ao todo, 89 policiais militares foram empregados na operação, reunindo efetivo do serviço ordinário e extraordinário. O reforço contou com equipes da Força Tática, Patrulha Rural e unidades do Comando de Policiamento Especializado (CPE), incluindo o Batalhão de Polícia de Choque (BPCHOQUE/GIRO), Batalhão de Operações Especiais (BOPE) e o Regimento de Polícia Montada (RPMON).
Também participaram da ação integrada o Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA) e o Batalhão de Polícia Militar Rodoviário e Divisas (BPMRED), atuando de forma coordenada sob a supervisão do Comando Regional de Policiamento 2 (CRP-2).
As atividades operacionais envolveram bloqueios veiculares inteligentes e georreferenciados, além de abordagens estratégicas a pessoas e veículos em pontos previamente mapeados a partir de dados estatísticos e informações de inteligência policial.
Durante os dois dias de atuação, a PMTO obteve resultados expressivos: 117 pessoas abordadas; 45 motocicletas e 33 veículos abordados; 14 veículos autuados; 3 veículos apreendidos e 2 recuperados; 3 prisões em flagrante; 7 pessoas conduzidas à delegacia; 3 maiores presos e 4 menores apreendidos; 2 mandados de prisão cumpridos; Apreensão de 45 kg de drogas.
Além disso, 15 ocorrências foram registradas, envolvendo crimes como tráfico de drogas, furtos, estelionato, ameaças, lesão corporal, cumprimento de mandados judiciais e sinistros de trânsito.
Segundo o Comandante-Geral da PMTO, Coronel QOPM Márcio Antônio Barbosa de Mendonça, “a Operação Cidade Blindada I reforça o compromisso da corporação com a preservação da ordem pública, o combate qualificado à criminalidade e o aumento da sensação de segurança da população araguainense, por meio de ações planejadas, integradas e baseadas em inteligência policial.”






