O Corinthians garantiu sua vaga na Supercopa Rei de 2026 graças ao título da Copa do Brasil de 2025, conquistado em dezembro, depois de vencer o Vasco na grande decisão. Agora, no dia 1º de fevereiro, às 16h, a equipe irá enfrentar o Flamengo, campeão do Campeonato Brasileiro, na Arena BRB Mané Garrincha. A partida é uma realização Metrópoles Sports.
E o Timão conseguiu a conquista da Copa do Brasil, depois de realizar algumas alterações em seu sistema.
O ano de 2025 começou com instabilidade. O técnico Ramón Díaz foi demitido após um início irregular, com destaque para problemas defensivos graves (33 gols sofridos em 29 jogos iniciais). Assim, em abril de 2025, Dorival Júnior, recém-saído de uma passagem frustrante pela Seleção Brasileira, assumiu o comando.
Dorival herdou um elenco enxuto, com poucas contratações e um “transfer ban” que limitava chegadas. Lesões recorrentes de peças como Rodrigo Garro e outros titulares complicaram ainda mais a montagem do time.
No Campeonato Brasileiro, o desempenho foi difícil: o Timão terminou na 13ª colocação, com oscilações e críticas pela falta de regularidade.
Na Copa Sul-Americana, a eliminação precoce na fase de grupos (incluindo derrota para reservas do Huracán) aumentou as dúvidas sobre Dorival. Apesar disso, o treinador começou a mostrar sua marca: melhorou a solidez defensiva (média de menos de um gol sofrido por jogo nos primeiros meses) e apostou na base, promovendo jovens como Breno Bidon (reposicionado como meia e destaque da temporada), Dieguinho, Luiz Gustavo Bahia e outros.
A virada veio na disputa da Copa do Brasil. O Corinthians eliminou Novorizontino, Athletico-PR, Palmeiras e Cruzeiro antes de enfrentar o Vasco na final. Após empate sem gols na Neo Química Arena, o Timão venceu por 2 x 1 fora de casa, no Maracanã, com gols de Yuri Alberto e Memphis Depay. Foi o quarto título da Copa do Brasil na história do clube e o primeiro desde 2009.
Veja principais diferenças
Ramon Díaz utilizava predominantemente o 4-3-1-2, com Rodrigo Garro como armador central e três volantes mais recuados, o que dava densidade ao setor, mas deixava o time por vezes truncado e excessivamente dependente de uma bola “fatal” para decidir os jogos.
Dorival Júnior, por sua vez, optou por um 4-4-2 clássico, buscando maior equilíbrio entre defesa e ataque. Nesse esquema, jogadores como Carrillo, Coronado ou até o próprio Bidon em alguns momentos, fechavam bastante pelo meio quando o time não tem a bola, funcionando na prática como dois armadores/meias internos, o que aumenta a proteção ao setor defensivo e dá mais compactação ao bloco.
A mudança trouxe maior protagonismo a Breno Bidon. Antes, sob Ramon, o jovem atuava quase sempre como segundo volante. Com Dorival, ele ganhou liberdade para jogar como um verdadeiro meia criativo, especialmente na ausência prolongada de Garro, ditando o ritmo, organizando as jogadas desde trás e dando dinâmica ao time.
O que trouxe
O título trouxe o prêmio de R$ 77 milhões só pela Copa do Brasil e um calendário cheio: Paulista, Supercopa, Brasileirão, Copa do Brasil e Libertadores. Mas o elenco sofreu baixas importantes; como Maycon, Romero, Talles Magno entre outras peças.
Dorival terá que lidar com um grupo curto no início da temporada, recorrendo novamente aos jogadores que estão atuando na Copinha e aguardando reforços na janela aberta. O clube quitou dívidas para derrubar o transfer ban e planeja contratações pontuais, com foco no mercado nacional.
A Supercopa contra o Flamengo, reeditando a final de 1991, vencida pelo Timão por 1 x 0, será o primeiro grande teste. O confronto abre a temporada e define o “supercampeão” brasileiro.
Biometria
O cadastro facial já pode ser feito no site da UGO e é obrigatório para todos os torcedores, inclusive acompanhantes e menores de idade. O processo é individual, seguro e leva menos de 30 segundos.
Veja o passo a passo:
- Acesse o link: onboarding.ugopass.com.br/bd
- Inicie o processo: Clique em “Iniciar Cadastro Facial” e siga as instruções na tela.
- O processo é seguro e leva menos de 30 segundos!
Importante:
- A foto deve ser da mesma pessoa dona dos dados cadastrados.
- O cadastro é individual. Todos (incluindo acompanhantes e menores) precisam garantir sua própria face cadastrada para entrar no jogo.
As vendas serão feitas exclusivamente pela Bilheteria Digital, para assegurar a segurança do torcedor e evitar fraudes.
Caso o cadastro facial seja negado, recomenda-se repetir a tentativa, mas seguindo algumas instruções. Para um bom registro durante a captura facial, evite utilizar boné, óculos ou qualquer item que gere sombra no rosto.
Além disso, esteja em um local claro e bem iluminado. O ideal é que seja feito em um fundo neutro, sem outras pessoas ou objetos ao fundo. Também é recomendada uma postura neutra, sem sorrisos ou olhos fechados.
No momento da captura, o site irá passar as instruções para encaixar o rosto na moldura aproximando e afastando da câmera.
Documentação
Para o cadastro da biometria facial, são aceitos os seguintes documentos:
- Passaporte: aceito apenas para estrangeiros. Os brasileiros devem utilizar documento oficial com CPF;
- Menores de idade sem CPF: caso o documento não possua CPF, é necessário entrar em contato com o suporte da UGO para realizar a validação manual por meio do e-mail: [email protected].
O Mané vai ferver
Esta será a quarta edição da Supercopa organizada pelo Metrópoles. O torneio já passou por Brasília, Belo Horizonte e Belém, sempre com grande presença de público e decisões marcantes.
Com elencos estrelados e tradição em finais, Flamengo e Corinthians prometem duelo de alto nível em um dos palcos mais emblemáticos do futebol brasileiro, reforçando o calendário de grandes eventos promovidos pelo Metrópoles Sports ao longo da temporada.






