O lançamento do livro infantil “A menina com rodinhas nos pés” marca a estreia de Amanda Leite como autora e Aline Sampin como ilustradora pela editora Tempo tem Alma. A obra foi inspirada em lembranças da cidade natal da autora, interior do Mato Grosso, e a história acompanha uma menina que sonha em viajar e explorar o novo. A leitura é voltada para crianças a partir de 7 anos e pode ser lida por toda a família.
A pergunta “Onde será que dá para chegar?” atravessa a narrativa e também orientou a pesquisa visual do livro. Para criar as ilustrações, Amanda Leite e Aline Sampin revisitaram ateliês de costura que frequentaram na infância. O resultado são imagens construídas em camadas, com colagens que misturam técnicas e texturas, criando um relevo que o leitor possa interagir com o papel.
O livro conta a história de Amanda, uma menina muito esperta, aventureira e sonhadora. Amanda vive numa cidadezinha pequena no interior de Mato Grosso. Do seu quintal, ela carrega a curiosidade como motor, tem urgência de descobrir o mundo, não aceita limites impostos ao desejo de ir além e que sente o mundo grande demais para ficar parada. A obra acompanha a embarcação da Amanda numa série de aventuras com as suas rodinhas nos pés.
Sobre as criadoras
A autora Amanda M. P. Leite é multiartista, curadora, educadora, escritora, apaixonada por fotografia e infância. Ela nasceu em Mirassol D’ Oeste (MT), lugar que inspirou sua obra, e é PhD em Educação pela Unicamp e pesquisadora sobre Arte Contemporânea em apostas educativas. Amanda também é doutora e mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Catariana (UFSC). No momento, atua como docente do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Tocantins (UFT).
A ilustradora Aline Sampin é multiartista nascida e criada no subúrbio carioca, formada em Artes Cênicas pela UniRio, com mestrado em História do Teatro pela mesma instituição. Como artista visual e ilustradora autodidata, Aline participou de exposições coletivas em grandes centros culturais.
A escritora comentou sobre como sua experiência foi positiva para criar o livro e suas inspirações. “Trouxe para as ilustrações a cor da terra de chão batido do interior de Mato Grosso, a textura do cerrado para as colagens, referências que foram fundamentais para construir junto da ilustradora Aline Sampin toda a imagética da história”, disse.
Além disso, Amanda Leite contou que em março de 2026 pretende lançar, também pelo selo da Tempo tem Alma, o livro Perguntas Movem. O livro funcionará como um diário de criação e há uma série de perguntas que acompanham ilustrações feitas pela autora na tentativa de levar o leitor a responder da sua forma, com anotações, pinturas, colagens, desenhos e etc.
Os interessados podem acessar o site oficial da editora para adquirir esse e demais títulos.





