O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), se encontraram no Palácio da Alvorada às vésperas das comemorações de Natal, conforme apurou o Metrópoles.
Segundo interlocutores, os líderes não trataram diretamente sobre a indicação do ministro da Advocacia-Geral da União (AGU), Jorge Messias, ao Supremo Tribunal Federal (STF), mas afirmam que a relação dos dois está pacificada, o que pavimenta a indicação de Messias para ocupar uma cadeira na Suprema Corte.
As rusgas começaram quando Lula indicou Messias ao STF. Publicamente, Alcolumbre defendia o nome do senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG) para o cargo, e a indicação de Lula gerou forte frustração no chefe da Casa Alta.
Alcolumbre tentou marcar sessão para votar a indicação de Messias ainda em dezembro, com o intuito de derrotar a indicação, já que o AGU precisava articular votos para ser aprovado. Porém, o presidente do Senado se viu obrigado a adiar a sabatina e a votação porque o Planalto não enviou a mensagem da indicação.
No plenário, Messias precisa de maioria simples para ter o nome aprovado — pelo menos 41 dos 81 senadores.
O último contato que os dois tiveram foi depois da aprovação do Orçamento no Congresso, em 19 de dezembro.






