Começa na próxima semana a campanha nacional de vacinação contra a poliomielite. No Tocantins, o público-alvo que deve ser imunizado contra a doença é composto por 140.192 crianças de até quatro anos.
O número foi divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde (SES). A campanha vai de segunda-feira (27) até o dia 14 de junho. O Dia D contra a doença será no dia 8 de junho nos 139 municípios tocantinenses.
A doença também é conhecida como paralisia infantil e nos últimos quatro anos, de 2020 a 2024, foram registrados cinco casos suspeitos. Mas conforme a SES, não houve confirmação para poliomielite. Ela é causada pelo poliovírus, que paralisa os membros inferiores de pacientes diagnosticados.
Se trata de uma doença contagiosa por meio do contato com fezes ou secreções de pessoas contaminadas. Por isso, a vacinação é fundamental para prevenir a poliomielite.
Segundo a gerente de imunização da SES-TO, Diandra Sena, a meta é vacinar pelo menos 95% do público-alvo. “O principal objetivo dessa campanha é a gente reduzir os riscos de reintrodução do poliovírus no país, pois desde 1994 não temos casos confirmados da doença no Brasil e isso se deve boa parte aos bons índices de vacinação com as campanhas contra a poliomielite, que a gente vem alcançando há anos”, explicou.
Para dar início à campanha, os municípios passaram por capacitação. A orientação do Ministério da Saúde é que as unidades utilizem as doses que possuem nas centrais de refrigeração. Mas as novas doses já serão liberadas pela Saúde Estadual na segunda-feira.
Nos quatro primeiros meses, a cobertura de vacinação já alcançou 97,98%, número comemorado pela pasta. “Esses dados reforçam a importância do trabalho das áreas técnicas e de imunização em todo o Tocantins, mantendo as nossas crianças salvas e com a segurança de crescerem sem a presença do vírus”, disse a gerente de imunização.
Comentários sobre este post