O Brasil voltou a marcar presença de destaque no judô mundial. Os medalhistas olímpicos Rafaela Silva e Rafael Macedo estão entre os indicados ao Prêmio IJF de Judô, na categoria Ippon do Ano. A votação é aberta ao público e segue até o dia 15 de janeiro.
Rafaela foi indicada pelo ippon que garantiu sua vitória na primeira luta do Grand Slam de Astana, no Cazaquistão, aplicado contra a chinesa Han Liu. Já Rafael concorre com o golpe executado diante do holandês Mark Van Dijk, durante o Grand Slam de Tbilisi, na Geórgia. Os vencedores serão anunciados nos dias 7 e 8 de fevereiro de 2026, durante o Grand Slam de Paris.
Medalhista de ouro nos Jogos Olímpicos do Rio 2016, Rafaela passou por mudanças importantes em 2025. A judoca deixou a categoria até 57 kg e passou a competir no meio-médio, até 63 kg. Na temporada, conquistou três medalhas de bronze e encerrou o Campeonato Mundial na quinta colocação.
Rafael Macedo também teve um ano consistente no circuito internacional. Bronze nos Jogos Olímpicos de Paris 2024, o judoca brasileiro somou, em 2025, um bronze e dois ouros em competições como o Pan-Americano e o Grand Prix de Lima, reforçando seu protagonismo entre os principais nomes da modalidade.






